fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Câmara Municipal realizou a 17° sessão ordinária

Publicado

em

DSC_0180

DSC_0187

Vereador Bill

Vereador Bill

Vereador Bil PMDB

Iniciou parabenizando o governo do estado pelo lançamento do programa ramais do povo. Parabenizou o trabalho da polícia junto com o detram. Agradeceu a presença das pessoas no campeonato na localidade do Sr. Antônio Moreira e o time Ressaca pela vitória. Falou ainda da falta de resposta das Indicações e da não realização dos serviços pedidos. Falou sobre as possíveis demissões de cargos do Executivo e que espera uma solução positiva para esses problema.

Indicações:

  1. Um uso a tribuna o vereador solicitou que Prefeitura Instale uma rampa no Mercado municipal para os cadeirantes.
  2. Pediu que a Secretaria De Obras realize limpeza e capina na rua São Pedro, Bairro Eldorado.
  3. Indicou que a Secretaria De Obras realize limpeza na rua Edson Cadaxo, Bairro Alberto Castro.
  4. Solicitou que Secretaria De Obras instale lâmpadas na Rua Maria José dos Santos, Bairro José Moreira.
  5. Concluiu pedindo que a Secretaria De Obras realize limpeza na Rua João Reis, Bairro Leonardo Barbosa.

 

Vereador Carlinho

Vereador Carlinho

Carlinhos PSB:

Cumprimentou a todos. Falou sobre os CORREIOS, que a Agência está prestes a fechar por falta de segurança. Falou sobre a quantidade de haitianos nas Agências do Banco do Brasil, se reportou ainda sobre o espaço da Agência da Caixa Econômica e do Bradesco.

  1. Em sua primeira indicação solicitou que o DERACRE faça a manutenção da camada asfáltica que foi colocada na ponte metálica José Augusto de Araújo. Já é possível notar que há buracos no local.
  2. Pediu que a Secretaria de Obras faça recuperação da cerca da feira Maria flores do município, a mesma está caindo.
  3. Pediu que a Prefeitura tome providências com relação as tampas de esgoto que estão abertas nas ruas do município, em especial na Rua Oscar Meia, no bairro Eldorado, próximo Ao Sr. Spielman e na Rua Jose Joaquim de Lima as mesma estão causando transtornos aos transeuntes.
  4. Indicou que a Prefeitura Tome providências com relação a rua Oscar Meia.
  5. Encerrou pedindo que a Prefeitura Construa uma rampa em frente à Igreja Católica, do asfalto para a calçada.

 

Vereadora Erizete

Vereadora Erizete

Erizete LIMA PT:

Cumprimentou a todos, falou sobre a Audiência pública realizada pela Câmara e da importância da mesma para a população. Falou ainda sobre o assunto do Sr. Alemão e de outro servidor da Secretaria de Obras que também invadiu uma casa habitacional. Se reportou sobre a problemática da Cooperativa que ganhou licitação e foi impossibilitada de atuar.

Indicações:

  1. Na ocasião o vereador solicitou que a Prefeitura Identifique com placa o perímetro urbano do município de Brasileia;
  2. Indicou que a Prefeitura Mantenha contato com a Secretaria Estadual de Educação no sentido de agilizar a entrega da escola Os Pastorinhos.
  3. Pediu que a Prefeitura Agilize a entrega da quadra e da grama sintética do BAIRRO Eldorado.
  4. Solicitou que a Prefeitura Agilize a obra da construção da orla do Rio Acre.
  5. Solicitou que a Prefeitura Tome providências com relação ao preço dos terrenos que estão sendo vendidos.
  6. Concluiu pedindo que a Prefeitura Tome providências com relação as demissões sem justificativas.

 

Vereador Naldo

Vereador Naldo

Naldo PRP:

Cumprimentou a todos, falou sobre a Audiência pública realizada pela Câmara e da importância da mesma para a população. Parabenizou o Governo pelo lançamento do programa Ramais do Povo. Parabenizou o DETRAN pela operação realizado no fim de semana. Falou ainda sobre a problemática do Banco do Brasil com a grande quantidade de haitianos. Disse que também se preocupa com a questão do espaço da Caixa Econômica. Ao se referir aos Correios, falou que também recebe suas correspondências com atraso.

Indicações:

  1. Sugeriu que o DEPASA informe quais as ruas contempladas com o Programa ruas do povo no bairro José Peixoto.
  2.  Solicitou que a Eletrobrás instale postes nas ruas do bairro José Peixoto que ainda não disponibilizam, desse benefício, há rabichos no local.
  3. Pediu que a Secretaria de obras De Obras veja a questão da iluminação pública no Bairro José Peixoto.
  4. Solicitou que a Gerência do Banco do Brasil disponibilize um caixa para atender os haitianos e os demais atendam a população local.
  5. Concluiu pedindo que o Comando da Polícia Militar disponibiliza um policial para atuar em frente aos Correios.

 

Vereador Joelso

Vereador Joelso

Joelso PP:

Cumprimentou a todos, falou sobre o lançamento do programa Ramais do Povo. falou sobre a Audiência pública realizada pela Câmara e da importância da mesma para a população que muito aguarda o seu título definitivo. Se reportou também à problemática dos Bancos do município, falou da importância de uma reunião com os gerentes desses bancos e dos Correios para se discutir esse assunto. Se referiu ao caso Alemão e a cobrança de um posicionamento do Executivo. Falou da problemática dos boxes da galeria comercial que estão fechados e da resistência de alguns comerciantes em ocupar os boxes de venda. Falou que participou de uma reunião sobre a liberação de recursos do Deputado Gladson Cameli.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que a SEAPROF Encaminhe lista das comunidades que serão contempladas com a construção de tanques.
  2. Pediu que a Prefeitura Insira em seu planejamento a instalação de sinalização na Rodoviária.
  3. Indicou que a Secretaria De Saúde analise a possibilidade de as Unidades de Saúde do km 26 e 68 funcionarem os dois turnos.
  4. Solicitou que a Prefeitura Elabore um projeto para a aquisição de uma ambulância para o município.
  5. Concluiu pedindo para Superintendência do INCRA que agilize a entrega dos títulos definitivos da zona rural e a CDRU.

 

Vereador Marquinho

Vereador Marquinho

Marquinhos PSDB:

Cumprimentou a todos, falou também sobre o lançamento do programa Ramais do Povo. falou sobre a Audiência pública realizada pela Câmara e da importância da mesma para a população que muito aguarda o seu título definitivo. Falou também sobre a problemática dos Correios. Se referiu também a questão do alto valor cobrado dos terrenos. Parabenizou o Prefeito pelo esforço em realizar as ações reivindicadas pela comunidade rural do km 52;

Indicações:

  1. Sugeriu que a Secretaria De Obras realize coleta de lixo no Bairro Marcos Galvão.
  2. Solicitou que que a Prefeitura Através da Secretaria De Obras realize manutenção nos banheiros da feira do município.
  3. Pediu que a Prefeitura Através do programa Luz para todos veja a questão da iluminação do Ramal do Porto Carlos, km 67, os postes foram colocados e o serviço não foi concluído.
  4. Solicitou que Prefeitura E DETRAN sinalize a rua Pedro Alexandrino Neto, Bairro Sumaúma, nas margens do rio não há sinalização.
  5. Finalizou pedindo que a Prefeitura E DETRAN sinalize com placas o peso máximo para o tráfego de caminhões pelo local.

 

Vereador Marivaldo

Vereador Marivaldo

Marivaldo PMDB:

Cumprimentou a todos, Se reportou também à problemática dos Bancos do município e dos Correios, dizendo que é importante investir na segurança da referida Agência. Falou sobre a questão da ponte metálica e da necessidade de um trabalho de boa qualidade no local. Se referiu também sobre o aumento no preço dos terrenos. Falou também sobre o caso Alemão, dizendo que as pessoas devem se responsabilizar por seus atos.

Indicações:

  1. Sugeriu que Secretaria De Obras tome providências com relação ao corte da água do bairro São João e dê suporte com água aqueles moradores.

 

Vereador Rosildo

Vereador Rosildo

Rosildo PT:

Cumprimentou a todos, falou sobre o desenvolvimento da agricultura familiar através do lançamento do programa safra pela Presidente Dilma, destacou e parabenizou pela realização da audiência pública agradeceu o governo pelo lançamento do programa Ramais do Povo. Falou sobre o Encontro dos seringueiros e das ações positivas que ali foram discutidas.

Indicações:

  1. Solicitou que a Prefeitura Coloque em funcionamento programa asinhas da florestania as Comunidades reclamam do não funcionamento do programa asinhas da florestania na zona rural.
  2. Pediu que o Programa Ramais do Povo construa uma ponte prox. Ao Sr. Raimundo Fogo e da Sr.ª Neide, km 59, para facilitar o escoamento e mais três bueiros que necessitam ser instalados no local.
  3. Sugeriu que o Programa luz para todos contemple as famílias do ramal do Sr. Raimundo Fogo, km 59.
  4. Finalizou pedindo que a Prefeitura Realize a reforma nas escolas da zona rural

 

Vereador Tereza

Vereador Tereza

Tereza PT:

Cumprimentou a todos, falou sobre a realização da Audiência pública. Falou sobre as demissões que estão sendo feitas no município e que está preocupa com os pais de família. Falou sobre o caso que aconteceu com o funcionário alemão e destacou que o mesmo afirmou que foi mandado pelo secretário de obras.

Indicações:

  1. Indicou que Prefeitura Informe como está acontecendo a negociação referente a galeria do Seu Melinho.
  2. Pediu que Prefeitura e Secretaria De Agricultura informe quais associações foram contempladas com calcário e a quantidade que cada uma ganhou.
  3. Pref. Como está o investimento e funcionamento na área de destoca. OF
  4. Pref. Sec. De Agricultura informa qual investimento está sendo feito nas hortas do município. OF

 

Destaque;

Na ordem do dia Foi apresentado o Projeto de Lei oriundo do Executivo nº 03/2013 de 10 de junho de 2013, Crédito Adicional Suplementar, e dá outras providências. O referido Projeto será despachado para as comissões permanentes e votado antes do recesso dos vereadores.

Assessoria C.M.B.

Comentários

Continue lendo

Acre

Asfalta Rio Branco inicia os serviços de pavimentação na regional da Floresta

Publicado

em

Comentários

Continue lendo

Acre

Procuradoria-Geral realiza processo seletivo para estagiários de Direito

Publicado

em

Por

A Procuradoria-Geral do Acre (PGE/AC) torna público o 21º Processo Seletivo para estágio na área de Direito, para a formação de cadastro de reserva. O edital está disponível no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 12.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 de abril a 10 de maio, exclusivamente pelo site www.estagio.pge.ac.gov.br, o link estará disponível a partir de segunda-feira.

A jornada de estágio é de 4 horas diárias e 20 horas semanais. A bolsa de estágio é no valor de R$ 800, mais auxílio-transporte no valor de R$ 200.

O processo seletivo será composto de uma prova de caráter classificatório e eliminatório, a ser realizada no dia 17 de maio, no auditório do Instituto de Educação Lourenço Filho (Ielf), na Av. Getúlio Vargas, 2855, Vila Ivonete, em Rio Branco.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Educação Indígena recebe investimentos do governo do Estado

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realiza investimentos na construção de pelo menos 30 escolas indígenas em diversos municípios acreanos, como Sena Madureira, Feijó, Assis Brasil, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo. O montante investido chega a R$ 7,8 milhões.

Em Sena Madureira, cinco escolas já estão com as obras concluídas. Feijó recebeu o maior número de instituições contempladas, 11. Desse total, quatro já estão com as obras em fase de conclusão e outras sete em andamento.

Ao todo, 30 escolas indígenas serão construídas para fortalecer educação indígena. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já no município de Tarauacá, quatro escolas estão fase de contratação, bem como em Assis Brasil e Rodrigues Alves. Em Marechal Thaumaturgo, duas escolas estão com obras em andamento.

As escolas indígenas irão garantir mais qualidade no ensino para as comunidades. Cada uma possui uma sala de aula, uma sala administrativa, construídas em madeira, além de um refeitório e de um banheiro, de alvenaria.

Entre as escolas com obras concluídas está a Francisco Barbosa, localizada na Aldeia São Francisco, do Povo Huni-Kui.  Rubens Barbosa é o cacique da comunidade e informa que é a primeira vez que recebem uma escola desse porte.

Cacique Rubens Barbosa: “Já melhorou 85%”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Agora já melhorou 85%, porque vai dar para suprir as necessidades dos nossos alunos; a escola que tinha foi construída pela própria comunidade. A gente agradece primeiro a Deus e depois ao governo do Estado”, diz. A nova escola, segundo ele, será suficiente para atender os 39 alunos da aldeia.

Quem lembra como era a antiga escola da aldeia é Roberto Barbosa, que tem três filhos em idade escolar: “Era uma escola no barro, não tinha material, era coberta com folha de alumínio e quando chovia não dava para as crianças estudarem”.

Aldeia São Francisco é uma das beneficiadas com escola indígena. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor responsável pela escola é Alberto Barbosa. “A gente fica feliz por estar recebendo uma escola nova, com mais conforto para os alunos”, destaca.

Honrou a palavra

O ex-professor e ex-coordenador da antiga escola, Isaka Rui Huni-kui, relata que a comunidade teve um encontro com o secretário Aberson Carvalho e que ele honrou sua palavra, ao levar uma nova estrutura escolar para a comunidade.

Isaka Rui Huni-Kui: “Secretário Aberson Carvalho honrou sua palavra”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A comunidade tem 22 famílias e 113 moradores. Isaka Rui Huni-Kui tem três filhos em idade escolar, um deles no ensino médio. “Estamos satisfeitos com a escola, isso fortalece a comunidade e os alunos estão felizes”, aprova.

Também está contente com a nova escola o morador Ediberto Barbosa. “Quero agradecer a Deus e às pessoas, porque a gente não tinha nenhuma escola e, quando a gente estudava, era sentado no chão. Agora a gente vê a diferença”, avalia.

Elisonea Barbosa Kaxinawá: escola mais segura. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Outra moradora que agradece ao governo do Estado pelos investimentos é Elisonea Kaxinawá. “Essa escola é importante, porque tirou a dificuldade dos nossos filhos e, como mãe, fico feliz porque agora vão ter mais segurança”, recorda.

Nova estrutura

Outra comunidade em Feijó beneficiada com a construção de uma escola indígena é a Aldeia Nova Esperança. O cacique local, Essinildo da Silva, relata que a antiga escola caiu e não tinha mais como atender a demanda dos alunos. “A gente estava precisando de outra estrutura”, diz.

Escola da Aldeia Nova Esperança caiu, mas governo construiu outra nova. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A nova escola, construída pelo governo do Estado, é a Huni-Kui Buse e a Aldeia Nova Esperança forma com outras duas aldeias, a Txanayá e a Yskuyá, a Terra Indígena Henebarianamakiá, também da etnia Huni-Kui.

“Essa escola fortalece as crianças, está todo mundo animado. Agora os alunos vão aprender, porque antes eles estudavam debaixo de uma mangueira, mas agora vai melhorar muito, e a gente se sente contemplado porque as aulas irão começar ainda nesse mês”, destaca Essinildo.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo