fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Câmara de Brasiléia retorna com os trabalhos legislativos após o recesso parlamentar

Publicado

em

A Câmara Municipal de Brasiléia retornou às suas atividades nesta segunda-feira (2), após o recesso legislativo, com a realização da 19ª Sessão ordinária de 2021, na sala das sessões José Cordeiro Barbosa.

Estiveram presentes os vereadores Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (PT), Leonir Castro (PP) e Jurandir Queiroz (PROS), Neiva Badotti (PSB), Marquinhos Tibúrcio (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e a Presidente, Arlete Amaral (SD).

Em uso a Tribuna os vereadores solicitaram:

Vereador Elenilson Cruz (PT)

: O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início as suas palavras relatando sobre uma visita que o mesmo fez ao parque centenário, juntamente com a vereadora Arlete Amaral e o secretário de planejamento, Emerson Leão. Expressou sua felicidade pelo retorno das obras que irá trazer grandes benefícios para os munícipes de Brasiléia, principalmente para as pessoas que residem no centro da cidade. Dando segmento a sua fala, o parlamentar parabenizou o executivo pelo grande evento realizado no ramal do KM 59, onde foram ofertados diversos serviços para a comunidade. Continuando sua fala o vereador reconhece o trabalho realizado pela prefeita Fernanda Hassem e sua equipe, que foi realizado no ramal do Pega Fogo. O Edil, solicita que melhorias sejam realizadas com urgência na rua Pedro Pereira, bairro Centro, rua que fica atrás da Unopar, tendo em vista que o local está com a trafegabilidade comprometida.

Vereador Leomar Barbosa (PSD)

Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a sua fala relatando o grande problema de infraestrutura que Brasiléia tem, o vereador esteve visitando várias ruas da cidade, Rua Ernestinho Amaral, Rua Angelina Gostem, Rua Marida Costa e Rua Rubro Negro. Pode constatar sérios problemas relacionados a infraestrutura principalmente nos lugares mais distantes. O parlamentar pede a secretaria de obras que medidas sejam tomadas com celeridade para que em um futuro próximo a população não sofra as consequências. Prosseguindo a sua fala solicita junto ao secretário de saúde, que seja resolvido o problema da van do município de Brasiléia que transporta pessoas enfermas para rio branco, tendo em vista que em quase todas as viagens a mesma vem apresentando problemas. O Edil repudia os fatos que vem acontecendo nos finais de semana na praça Hugo Polly, com muita bebedeira e deixando o local com muitas garrafas quebradas e que medidas devem ser tomadas para resolver a problemática.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, parabeniza a grande ação realizada pelo executivo através de uma ação conjunta de diversas secretarias, no ramal do km 59, o vereador destaca a ousadia e a acessibilidade do executivo pela realização da atividade na comunidade. O vereador na oportunidade recordou sobre o aniversário de Brasiléia, onde aconteceram vários eventos na cidade, aproveitou também para parabenizar o executivo através de suas secretarias, que fizeram com que acontecesse os grandes eventos em alusão ao aniversário da cidade. O nobre edil solicita que seja enviado um oficio ao comitê organizador do programa luz para todos, para que o comitê gestor responda qual o motivo da demora, para ligar a energia de algumas famílias que residem no ramal do km 10. Solicita que seja analisada a possibilidade de ampliar a coleta de lixo no ramal do Nazaré, solicita também que a secretaria de obras providencie lixeiras maiores para evitar que os lixos sejam jogados no ramal.

Leonir Castro (PP)

Leonir Castro (PP): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a sua fala parabenizando os vereadores pelo trabalho que os mesmos vêm desempenhando. Expressa sua gratidão em relação ao ramal do Pega Fogo, pois os serviços de melhorias estão chegando até a comunidade, o vereador faz questão de agradecer o secretário de obras Lima e toda sua equipe que cumpriu com o prazo estabelecido para iniciar as obras. O Edil agradece a prefeita e toda sua equipe pela mesma ter atendido o pedido do parlamentar e consequentemente ter levado um grande evento para o km 59, levando assim vários benefícios para a comunidade alguns que só seriam possíveis caso os moradores se deslocassem até a cidade. O parlamentar enfatiza a sua gratidão a todo secretariado do executivo, na pessoa da prefeita Fernanda Hassem. O vereador solicita melhorias no ramal pão de açúcar, tendo em vista que o mesmo se encontra comprometido em vários setores.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições, relata a dificuldade que encontra com alguns secretários. A vereadora aproveitou a oportunidade para reforçar alguns pedidos que a mesma tinha realizado em sessões anteriores e até o presente momento não foi atendida. Como é o caso do residencial jatobá, lugar onde as ruas precisam urgentemente de melhorias e até o momento a demanda não foi atendida, a edil solicita respostas em relação aos moradores do bairro Alberto Castro que sofrem no período invernoso, pois a mesma já fez indicações a respeito e não obteve nenhuma resposta, e o que mais preocupa é a proximidade ao período invernoso. Solicita também respostas para as famílias que residem ao longo da rua Olegário França, pois a qualquer momento alguma tragédia pode acontecer no local, tendo em vista a situação crítica que a maior parte da extensão da rua se encontra pelo fato de esta sendo consumida pela erosão.

Vereador Marquinhos (MDB)

Vereador Marquinhos (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, solicita junto ao DERACRE respostas em relação as maquinas que estiveram presentes no aniversário de Brasiléia, tendo em vista que a população necessita de melhorias principalmente nos ramais e essas maquinas seriam de suma importância caso ainda se encontrem na cidade. Solicita também melhorias nas ruas do bairro Alberto Castro principalmente na que o parlamentar mora, tendo em vista que é uma das ruas que tem a situação mais crítica. Destaca a importância do poder legislativo, os mais de 14 projetos aprovados pelo parlamento mirim. Dando continuidade as suas indicações o vereador, solicita ao Depasa que possa estar instalando a rede de água, no bairro Nazaré e também no loteamento José Rabelo, pois o mesmo foi procurado pelos moradores da região que relataram dificuldade a ter acesso a água.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, inicia sua fala agradecendo ao prefeito de Epitaciolândia Sergio Lopes, por tudo que tem feito em prol dos portadores de hepatite, do hemonuclêo de Brasiléia, e do programa da igreja adventista vida por vida. Parabeniza também o prefeito pela parceria que o mesmo celebrou com o IFAC, e o resultado será a implantação do núcleo do IFAC no município. Iniciando suas indicações a parlamentar solicita melhorias no ramal da Eletra, levando em conta que o mesmo está em situação precária, e a comunidade precisa escoar sua produção. Solicita também melhorias no ramal do km 47 e em todos os ramais do Pão de Açúcar, tendo em vista que melhorias precisam acontecer nas localidades. A parlamentar solicita melhorias em um trecho da rua Rubro Negro, pois uma erosão está colocando em risco quem trafega no local. Por fim solicita da Sesacre que seja implantado um aparelho de endoscopia no município de Brasiléia, levando em conta a necessidade da população.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, solicita ao governador Gladson Cameli que providencias sejam tomadas em relação ao antigo hospital Raimundo Chaar, pois o parlamentar foi procurado por moradores que relataram que o local está sendo utilizado para uso de entorpecentes. E que o governador possa está analisando a possibilidade da criação de uma UPA no lugar do antigo hospital ou também a doação do prédio para a prefeitura, que serviria para abrigar alguma secretaria. Continuando sua fala, pede ao senador Marcio Bittar que seja viabilizado uma emenda parlamentar de alocação de recursos para construção da ponte sobre o igarapé riozinho, situada no Km 19, BR317. Visto que é um sonho antigo da comunidade e algo necessário, pois a que se encontra atualmente no local vem causando sérios transtornos para a comunidade.

Vereador Lessando Jorge (PT)

Vereador Lessando Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a sua fala agradecendo a Deus, a sua família e a todos os presentes. Se solidariza com os familiares de Raissandro Borges, pela imensa perda que tiveram, se solidariza também com a família do José Márcio, que nesse momento de dor Deus possa estar confortando a todos. Continuando sua fala, o parlamentar comentou sobre a devolução dos projetos dos vereadores Marquinhos Tibúrcio e Neiva Badotti, e segundo ele é uma falta de respeito imensa o ocorrido. Disse também que esse tipo de atitude enfraquece o poder legislativo, expressa sua tristeza pela devolutiva dos projetos. Diante mão o vereador solicita que seja encaminhado um requerimento para a procuradoria jurídica do município, para que dia na próxima sessão, dia 10 estejam presentes os procuradores jurídicos do município. Solicita melhorias na rua José Joaquim Alves, que fica localizada ao lado do mercantil Paraíba, se possível que seja feita uma camada asfáltica no local.

Vereador Rogerio Pontes (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, começa parabenizando a prefeitura em nome da prefeita Fernanda Hassem e o vereador Leonir que foi o baluarte do grande evento realizado no Km 59. Parabeniza também todos que estiveram presentes no evento, secretário de obras, assistência social, Joãozinho, todos os secretários que levaram diversos serviços para a comunidades, o parlamentar salienta a importância do evento tendo em vista o local ser de difícil acesso, e expressa seu desejo para que o mesmo aconteça novamente em outras ocasiões. Destaca o belo trabalho que o executivo vem fazendo, a cada dia se dedicando cada vez mais para ver Brasiléia se desenvolver. Finaliza sua fala agradecendo aos presentes.

Vereadora Arlete Amaral (SDD)

Vereadora Arlete Amaral (SDD): A parlamentar no uso de suas atribuições, começa sua fala fazendo uma alusão ao agosto lilás que é o mês dedicado ao combate a violência doméstica e familiar contra a mulher, a vereadora demonstra seu apoio a causa. A edil agradece ao prefeito de Epitaciolândia Sérgio Lopes, ao secretário de saúde Sérgio Mesquita, pelo suporte dado a mesma para ela levar uma senhora para Cobija. A vereadora se solidariza com os familiares do Raissandro, que Deus possa confortar os familiares nesse momento difícil, também se solidariza com todas as famílias que tiveram perdas relacionadas ao COVID-19 nos últimos dias. Dando continuidade a parlamentar argumenta que vai continuar fazendo suas indicações mesmo muita das vezes não sendo atendida pelos secretários.

As sessões ordinárias voltarão a ocorrer normalmente, com transmissão ao vivo pelo Faceboock e Youtube, na página oficial da Casa Legislativa (@camaradebrasileiaoficial)

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 003/2024

OBJETO: Registro de Preços para Aquisição de Material de Expediente e Suprimentos de Informática, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia.

Data da Abertura: 12 de junho de 2024, às 08h30min.

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 23/05/2024 nos seguintes endereços eletrônicos: http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e e-mail [email protected].

Brasiléia/AC, 22 de maio de 2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira


ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 005/2024

OBJETO: Registro de preços para eventual e futura Contratação de Pessoa Jurídica para o fornecimento de gêneros alimentícios e materiais de limpeza, destinados a atender as necessidades das 36 (trinta e seis) unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, e Secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC.

Data da Abertura: 06 de junho de 2024, às 08h30min.

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 23/05/2024 nos seguintes endereços eletrônicos:

Brasiléia/AC, 22 de maio de 2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Com o apoio do governo, Acre sedia pela primeira vez o Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil

Publicado

em

O auditório do Sebrae em Rio Branco, na manhã desta quarta-feira, 22, foi palco de um evento memorável: a cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil.

Organizado pela Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), em parceria com a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), e com a presença do governador Gladson Cameli, o encontro reuniu líderes das 27 juntas comerciais do país para debater a modernização e simplificação do registro empresarial no Brasil. Este evento marcou a primeira vez, em 60 anos, que o Acre sedia o encontro, colocando o estado em destaque no cenário nacional por sua modernização na área nos últimos anos.

Encontro celebra práticas e discute modernização da área. Foto: Diego Gurgel/Secom

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, empresários e representantes do setor comercial de todo o país. Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega da comenda de honra ao governador do Acre, Gladson Cameli. A homenagem, que incluiu uma medalha e um certificado, reconheceu o apoio inestimável do governador às políticas públicas que beneficiam os empreendedores locais.

“Este Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais é um marco histórico para o Acre e para o Brasil. Reunir líderes de todo o país aqui, para discutir a modernização e simplificação do registro empresarial, fortalece nosso compromisso com um ambiente de negócios mais ágil e eficiente. Agradeço a todos pela presença e contribuição para o desenvolvimento econômico do nosso estado e do nosso país”, destacou o governador Gladson Cameli.

Governador Gladson Cameli reforçou a necessidade de um ambiente de negócios mais fortalecido. Foto: Diego Gurgel/Secom

Discussões e debates

Durante o evento, foram abordados temas cruciais para o futuro do registro empresarial no Brasil. Os presidentes das juntas comerciais debateram sobre a desburocratização e modernização dos processos, visando tornar os sistemas estaduais mais eficientes e atrativos.

Nayara Honorato, presidente da Juceac, exaltou o evento que ocorre pela primeira vez no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Nayara Honorato, presidente da Juceac, destacou a importância do evento: “Este encontro foi um marco histórico que colocou o Acre no centro das discussões sobre o futuro do registro empresarial no país. É um grande passo para a modernização e simplificação dos nossos processos, além daquilo que já conquistamos nos últimos anos, como a completa digitalização do sistema de abertura de empresas no Acre”.

A modernização do registro empresarial tem uma relação direta com a geração de emprego e renda. Empresas constituídas com mais rapidez impulsionam a economia em todos os setores. O Acre, com sua vocação empreendedora, foi especialmente beneficiado por um ambiente de negócios mais ágil e eficiente, atraindo novos investimentos e fortalecendo a economia local.

Homenagem ao governador Gladson Cameli

A Comenda do Registro Mercantil concedida ao governador Gladson Cameli foi um reconhecimento de seu papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas que apoiam os empreendedores do Acre.

Governador foi agraciado com a Comenda do Registro Mercantil. Foto: Diego Gurgel/Secom

No discurso de agradecimento, o governador Gladson Cameli expressou sua honra e alegria em receber a comenda do registro mercantil. Ele destacou a importância das juntas comerciais para a transparência e o desenvolvimento econômico do Brasil.

“Graças a esse trabalho, os nossos empresários podem ter a certeza de estarem atuando na legalidade”, afirmou Cameli. Ele também ressaltou o impacto positivo que a modernização do registro empresarial trará para o Acre e para o Brasil, mencionando que “o fortalecimento do setor privado é fundamental para gerar os empregos necessários para os nossos trabalhadores”.

Perspectivas Futuras

Gregória Benário, presidente da Fenaju, elogiou a organização e a relevância do encontro: “O evento colocou o Acre no centro das discussões sobre o futuro do registro empresarial no Brasil. Foi uma excelente oportunidade para aprender com as melhores práticas de outros estados e apresentar nossas próprias soluções inovadoras”.

Gregória Benário, presidente da Fenaju, elogiou a organização e a relevância do encontro. Foto: Diego Gurgel/Secom

O Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais tende a contribuir significativamente para a modernização do registro empresarial e o desenvolvimento da economia brasileira. Com o Acre na vanguarda desse processo, o evento reafirmou o compromisso do Estado com a eficiência, a transparência e o desenvolvimento econômico. A presença de líderes e especialistas de todo o país proporcionou uma oportunidade única para troca de conhecimentos, networking e aprendizado, fortalecendo o ambiente de negócios no Brasil.

A Juceac e a Fenaju expressam seu agradecimento a todos os participantes, pela presença e pelo compartilhamento de seus conhecimentos e experiências, que certamente trarão benefícios duradouros para o sistema comercial do Acre e do Brasil.

Também estiveram presentes no evento o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; o superintendente do Sebrae Acre, Marcos Lameira; o presidente da Associação Comercial do Acre, Marcelo Moura; e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga.

Comentários

Continue lendo

Extra

Agricultura Familiar: Prefeitura de Brasileia apoia o produtor rural, entrega beneficiadora de arroz e inicia colheita de 500 hectares de milho

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia vem cada vez mais incentivando, valorizando e apoiando agricultura familiar ao longo da gestão da Prefeita Fernanda Hasse, são investimentos em várias áreas com apoio, mecanização, plantio, colheita, transporte (escoação da produção), implementos agrícolas e sessão de uso dos tratores para associações rurais.

Mais de 60 famílias só este ano foram beneficiadas com entrega de beneficiadora de arroz nas comunidades rurais do KM 52 ( Campo Verde), e KM 59 ( Reserva Extrativista Chico Mendes – Seringal Pinda).

E a Secretaria de Agricultura já celebra o início da colheita de 500 hectares de milho nessa primeira safra de 2024, fomentando o desenvolvimento rural e a geração de renda para os agricultores locais.

Para a Prefeita Fernanda Hassem essas ações demonstram o compromisso da gestão municipal em apoiar e valorizar a produção agrícola do município, promovendo a sustentabilidade e o crescimento econômico. Com iniciativas como essa, a comunidade rural de Brasileia só cresce, se fortalece e prospera a cada ano.

“Eu agradeço à prefeita Fernanda Hassem por ter contemplado a nossa comunidade com uma peladeira de arroz. Era um sonho da comunidade, estamos muito felizes”
Manoel Martins, presidente da Associação Pinda

Manoel Martins, presidente da Associação Pinda, agradeceu o benefício em nome da comunidade. “Eu agradeço à prefeita Fernanda Hassem por ter contemplado a nossa comunidade com uma peladeira de arroz. Era um sonho da comunidade, estamos muito felizes”, ressaltou.

A secretária municipal de Agricultura, Ana Kelly, destaca o compromisso da gestão com a comunidade. “Estamos aqui no km 59, ramal Pinda, fazendo a entrega de uma beneficiadeira de arroz. A prefeita Fernanda Hassem assumiu esse compromisso e hoje estamos fazendo essa entrega que é de grande importância para a comunidade”, destacou a secretária.

Comentários

Continue lendo