Alexandre Lima, com Marcus José

A prefeitura do Munícipio de Brasiléia, localizado na fronteira do Acre, iniciou nesta semana, um trabalho junto a vários órgãos e sociedade civil organizada, um planejamento direcionado ao saneamento básico visando as próximas décadas.

Como é planejado em todo o Brasil junto com o Governo Federal, os municípios tem que elaborar seus projetos até dezembro deste ano, caso não, correm o risco de não receberem ajuda nos próximos 20 anos, sendo que o prazo final para a entrega seria em 2014, mas, foi estendido para o final de 2016.

PLANEJAMENTO SANEAMENTO_18Entendendo que muitos Municípios não tem mão de obra especializada para elaboração dos projetos, foi dado mais dois anos de prazo para conclusão. Nesta feita, Brasiléia vem realizando trabalhos para que seja concluído o mais rápido possível.

As enchentes de 2012 e 2015 são o que chamam de “grande mancha” que atrapalharam a elaboração, além de problemas administrativos e políticos. Somente agora foi possível montar uma grande equipe para que esses projetos sejam finalizados.

Segundo o engenheiro civil Reginei de Souza, “essa mancha deixada pelas enchentes, deixou dificuldades para o Município de Brasiléia receber financiamentos e consequentemente, a realização de trabalhos no saneamento. O prefeito em exercício, Jorge da Fazenda, vem se preocupando com esse problema que é o principal ‘gargalo’ em maioria dos municípios e vem dando todo o apoio que o Plano necessita”, disse.

Veja vídeo reportagem.

PLANEJAMENTO SANEAMENTO_21

Comentários