Por Dyeckson Silva

Bombeiro militar foi o primeiro caso confirmado de COVID 19 do município de Brasiléia. Morador do bairro Ferreira Silva, trabalha na cidade de Rio Branco, realizou sua coleta de ‘swab’ no dia 1 de maio de 2020, recebendo o resultado alguns dias depois.

A partir da orientação que deveria ficar em isolamento domiciliar o mesmo iniciou todas as medidas de precaução. Os coordenadores de Atenção Básica e vigilância epidemiológica de Brasiléia logo entraram em contato, para iniciar o monitoramento dos contactantes. Além de iniciar o monitoramento foram realizadas coletas de amostras das pessoas que tiveram contato com o Bombeiro e que apresentavam sintomas.

O monitoramento foi muito eficaz, visto que nenhum contactantes apresentou exame positivo, pois todas as medidas foram tomadas conforme o manejo da doença e dos contatos. E o paciente agiu de forma sempre consciente, obedecendo às orientações dadas pela equipe de saúde,  o bombeiro é um exemplo a ser seguido, afirma o coordenador de atenção básica de Brasiléia.

Quero que frizar a questão dos cuidados que todos devem ter ao sentir pelo menos um dos sintomas desse maldito vírus. onde Sou de uma família grande e graças a Deus, e aos cuidados que tivemos em manter o isolamento social e domiciliar, nem mesmo minha esposa foi infectada. Acho viável frizar porque vejo que as pessoas aqui não estão se preocupando com a situação, diz o bombeiro curado.

Comentários