Flash
Bebê indígena de 1 ano morre vítima de síndrome respiratória grave e sobe para 12 o nº de mortes de crianças com a doença no Acre
Menino morreu na noite de quarta-feira (29)no Hospital do Juruá. Na unidade, há seis crianças internadas com síndrome respiratória grave.

Raio-X mostra como estava o pulmão do menino que morreu com síndrome respiratória grave — Foto: Arquivo pessoal
Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, registrou nessa quarta-feira (29) a primeira morte de criança por síndrome respiratória grave. A vítima se trata de um menino indígena de 1 ano identificado como Rauani Kaxinawá. Agora, o estado já contabiliza 12 mortes de crianças com doenças respiratórias. Na UTI do Hospital do Juruá, a criança foi entubada pelo médico pediatra, mas sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu.
Segundo a Saúde, ele morava na zona rural de Feijó e deu entrada na unidade com síndrome respiratória grave, evoluindo para a chamada síndrome da angústia respiratória aguda (Sara), que é uma lesão grave no pulmão que impede que o oxigênio chegue aos órgãos.
O menino fez uso de antibióticos, corticoides e antivirais. Foi realizado teste para Covid, com resultado negativo, segundo a Secretaria de Saúde (Sesacre).
O pediatra do Hospital do Juruá, Rondney Brito, explica que a criança foi atendida da forma correta, mas que o quadro evoluiu muito rápido. Ele diz que outras seis crianças estão internadas na unidade com síndromes respiratórias e que estão com o quadro clínico controlado. O menino deu entrada no hospital no último dia 24.
“Tinha o diagnóstico de bronquiolite e já entrou no hospital relativamente grave, o estado foi agravando até o dia de ontem [29], quando teve uma complicação respiratória grave. Não conseguimos estabilizar devido à gravidade do pulmão. Ao todo, temos seis crianças internadas com síndrome respiratória, inclusive, entraram grave, mas estão estáveis, estamos obtendo sucesso”, explica.
Ele destaca ainda que a incidência de casos tem diminuído, mas a chegada do chamado “verão amazônico”, com seca e queimadas, é uma preocupação, porque deve agravar os casos dessas doenças.
“Um alerta é que nesse período aumenta bastante a questão das queimadas porque a gente tem crianças com problemas pulmonares. Quanto a questão da elaboração do plano de contingência hospitalar, está em execução. Não faltou nada, a criança teve o leito de UTI, a gente abriu vagas de enfermaria de semi-intensiva para as crianças que precisam de cuidado intensivo maior. A gente está tendo apoio do governo do estado, inclusive, com aditivo de contrato, que se sensibilizou com as causas de crianças para não repetir o que aconteceu em Rio Branco”, explica.
O Hospital do Juruá não tem UTI pediátrica homologada, mas o médico disse que estão sendo usados leitos de UTI adultos para dar suporte a crianças. Em todo o estado, somente Rio Branco tem leitos pediátricos de UTI.
“A gente tem dois leitos específicos para pediatria e vamos abrir mais três para ficarmos com cinco leitos de retaguarda para a realização de procedimentos mais invasivos, se preciso for”, destaca.
12 crianças mortas
Com a morte do pequeno Heitor Rafael de Oliveira, de 1 ano, no domingo (26), e mais essa morte em Cruzeiro do Sul, o estado já registra 12 mortes de crianças por síndromes gripais. O Ministério Público Estadual (MP-AC) informou que está apurando a caso, além das outras 10 mortes já confirmadas.
Além disso, uma equipe do Ministério da Saúde (MS) está no Acre para ajudar na apuração epidemiológica das síndromes respiratórias graves. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que os técnicos do MS se reuniram com as divisões e núcleos de vigilância e, na segunda-feira (27) pela manhã, realizaram uma conversa com a Secretaria de Saúde de Rio Branco.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/3/4/0eocTdS2GVznSZtsP8FA/ms.png?w=740&ssl=1)
Equipe do Ministério da Saúde está no Acre e apura casos de Srag — Foto: Reprodução/Secom
Investigação
O MP-AC informou, na manhã desta segunda, que serão apuradas as circunstâncias em que a criança morreu. E que já foi feito contato com a família para dar início às investigações.
Além da apuração, o Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e Núcleo de Atendimento Psicossocial (Natera) estão à disposição para auxiliar no que for necessário, informou.
“Para dar celeridade às investigações, bem como aos demais procedimentos instaurados na 1ª Promotoria de Justiça Defesa da Saúde, foi instalada, na última sexta-feira, 24, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Rio Branco, que aguarda concurso de remoção interna para entrar em funcionamento com a titularização de um segundo promotor de Justiça para atuar na área especializada da saúde”, diz o órgão.
Chegada de equipe do MS
Após o registro das mortes, o governo do Acre instaurou uma sindicância para apurar os casos. Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Acre (OAB-AC) também criou um grupo de trabalho com a finalidade de levantar informações.
Agora, com a chegada da equipe do Ministério da Saúde, eles devem ficar o tempo necessário para fazer as averiguações que precisam. Serão feitas visitas à Secretaria Municipal de Saúde, às unidades de saúde onde são feitos atendimentos de síndromes respiratórias, afim de investigar e apontar uma resposta do que está acontecendo.
“A gente solicitou na segunda-feira passada [dia 20], o apoio do Episus [Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado Aos Serviços do SUS ], que é um programa de epidemiologia voltado para as ações do SUS, ele é avançado e tem como papel fazer as investigações das emergências públicas e com o aumento de Srag, principalmente pacientes pediátricos, a gente solicitou esse apoio para que eles pudessem nos auxiliar nesta investigação”, disse o Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Gabriel Mesquita.
Colaborou Bruno Vinicius, da Rede Amazônica Acre.
Comentários

Flash
Polícia Civil, Policia Nacional Boliviana e Bombeiros localizam cadáver de brasileiro na Bolívia
As instituições policiais do Brasil e da Bolívia, com apoio do Corpo de Bombeiros, localizaram corpo de brasileiro, vítima de homicídio, em território boliviano
A investigação da Polícia Civil acreana iniciou quando uma criança brasileira de 4 meses foi atendida no hospital de Xapuri com marcas de maus-tratos, trazida por populares que residem na Bolívia.
Durante os trabalhos investigativos foi identificado que o autor do delito, além de ter praticado maus-tratos contra a criança e manter a namorada em cárcere, foi posteriormente morto por desavenças em território boliviano.
O então autor, agora vítima de homicídio, era foragido do presídio Francisco de Oliveira Conde, acusado de assassinatos de diversas pessoas da organização criminosa rival.
Depois de intenso trabalho investigativo e representação da Delegada de Polícia Civil do município de Xapuri, a justiça acreana decretou a prisão temporária do responsável pelo homicídio ocorrido em terras bolivianas.
A competência para investigar e julgar o crime decorre do fato da vítima e do autor serem brasileiros, embora o crime tenha ocorrido no país vizinho.
A Polícia Civil do município de Xapuri logrou êxito em prender um dos autores, o qual, na manhã desta quinta-feira, dia 28, apontou para investigadores brasileiros e bolivianos o local em que foi enterrado o corpo.
O corpo localizado na Bolívia foi encaminhado para o IML em Rio Branco, a fim de constatar se é da vítima do homicídio.
As diligências da Polícia Civil de Xapuri para localizar o corpo, além de contar com o apoio da Policia Boliviana e do Corpo de Bombeiros de Xapuri, teve a participação dos policiais civis de Brasiléia e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais – CORE.
“A cooperação entre o Poder Judiciário acreano, a Polícia Civil e a Policia Boliviana, com o apoio do Corpo de Bombeiros, foi essencial para a localização do corpo da vítima”, pontuou a Dra. Michelle Boscaro, Delegada de Polícia Civil de Xapuri.
Comentários
Flash
Prefeito prestigia sessão solene de aniversário de 60 anos da Câmara Municipal de Rio Branco
Em comemoração aos 60 anos da Câmara Municipal de Rio Branco, foi realizada sessão solene bastante prestigiada na manhã dessa quinta-feira (28), no salão do buffet Afa Jardim.
Entre as autoridades, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se fez presente e compôs a mesa de honra ao lado do presidente do Poder Legislativo Municipal, o vereador Raimundo Neném, dos demais membros da mesa diretora da Casa e vereadores.
Em discurso, o chefe do Poder Executivo de Rio Branco destacou a importância da Câmara e enalteceu a relação de respeito e independência entre os poderes.
“Eu fico muito feliz de poder participar dessa comemoração dos 60 anos da nossa Câmara Municipal de Rio Branco. Prova maior do meu respeito pelo Legislativo é que quando eu assumi a Prefeitura de Rio Branco todo mundo viu que eu não intervi na eleição da mesa diretora, ou seja, a independência dos poderes para mim é fundamental assim como não intervir na eleição da segunda mesa diretora. Eu gosto da verdade, da transparência e gosto de trabalhar de forma correta então é isso que os nossos vereadores daqui do Rio Branco devem estar sentindo na nossa gestão. Então essa relação do Executivo de Rio Branco com Legislativo de Rio Branco tem sido boa por causa do respeito mútuo que existe.”, ressaltou o prefeito.

Alguns dos mais recentes ex-presidentes do Poder Legislativo Municipal foram homenageados (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Também estiverem entre os presentes, representantes do Governo do Estado, parlamentares estaduais e federais, a corregedora da Defensoria Pública, Roberta Caminha e o presidente da OAB-AC, Rodrigo Aiache, além de líderes comunitários e servidores da Câmara.
Alguns dos mais recentes ex-presidentes do Poder Legislativo Municipal foram homenageados, tais como o já falecido vereador Jessé Santiago, além de Artêmio Costa e Juracy Nogueira, presentes na solenidade.
É na Câmara Municipal que as ações da prefeitura são analisadas e precisam de aprovação para serem executadas. Na atual legislatura, que é composta por 17 vereadores, a base de apoio do prefeito conta com 15 deles, o que tem garantido à atual gestão importante apoio da ampla maioria dos representantes do povo no Parlamento Mirim de Rio Branco na aprovação de projetos de autoria do Poder Executivo Municipal que são de interesse da população rio-branquense e que promovem melhorias na cidade.

(Foto: Val Fernandes/Assecom)
“A gente tem uma parceria muito forte como Executivo Municipal, o nosso prefeito tem dado suporte a essa nova estrutura. O prefeito tem uma base muito sólida junto aos vereadores e estamos nessa parceria que não pode parar e a população de Rio Branco só tem a ganhar”, destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Neném.
O líder do prefeito na Câmara, vereador João Marcos Luz, salientou a boa relação entre o prefeito e sua base.
“O prefeito Tião Bocalom tem muito carinho pela sua base. A missão é ouvir a todos, é trabalhar sempre em união, em conjunto, para buscar a solução para os problemas de Rio Branco.”
Comentários
Flash
Governo participa de solenidade de comemoração dos 60 anos da Câmara Municipal de Rio Branco
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Governo, participou na manhã desta quinta-feira, 28, da sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Rio Branco para comemorar os 60 da instituição. A solenidade aconteceu no Afa Jardim e reuniu, além de servidores do Poder Legislativo Municipal, deputados estaduais e secretários da prefeitura e do Estado.

Durante a solenidade o secretário de Governo, Alysson Bestene, esteve representando o governador Gladson Cameli. Foto: Yago Ayache/Segov
O secretário de Governo, Alysson Bestene, representou o governador Gladson Cameli na cerimônia e ressaltou a importância do parlamento na vida das pessoas. É na Câmara Municipal onde passam as propostas que impactarão diretamente na vida dos moradores da cidade. Além disso, ele destacou que são os vereadores os primeiros a sentirem os anseios da população.
“Quero parabenizar por essa sessão solene todos os vereadores e, em especial, a todos os servidores desta casa. Em nome do governador Gladson Cameli e de todo o governo, nós sabemos a importância de o Legislativo andar lado a lado com o Executivo. São projetos importantes que dia a dia envolvem as pessoas que vivem na cidade. Aqui, na Câmara Municipal, já passaram vários projetos que impactaram a vida das pessoas. Foi aqui que iniciei a minha vida pública. Fui vereador de 2009 a 2012. Então, fico feliz com essa homenagem e por estar representando o governador Gladson Cameli”, disse o secretário.

Presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Neném, ao lado do secretário de Governo, Alysson Bestene. Foto: Yago Ayache/Segov
O vereador Samir Bestene ressaltou que hoje é um dia de festa para o Legislativo Municipal. “São 60 anos desse órgão tão importante, onde estamos para fiscalizar a prefeitura e ajudar o nosso povo rio-branquense”.

Evento contou com a presença de diversas autoridades. Foto: Yago Ayache/Segov
Já o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném, pontuou que “a população de Rio Branco só tem a ganhar com todo o esforço que cada vereador desempenha”. E acrescentou: “Neste momento, devemos comemorar esses bons resultados. Agora teremos sede própria e, graças aos nossos antecessores, vamos conseguir realizar este sonho”.

Equipe de governo prestigiando o evento. Foto: Yago Ayache/Segov
Além dos vereadores, também estiveram presentes no evento o senador Márcio Bittar; o presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache; o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; o deputado federal Roberto Duarte; os deputados estaduais Michelle Melo e Pedro Longo; o procurador de Justiça, Carlos Roberto Maia, e demais autoridades.
Comentários
-
Extra1 dia atrás
Giro e Gefron identifica e prende dupla que arrombaram no prédio do Ibama em Brasiléia
-
Extra2 dias atrás
Derrubada faz mais uma vítima fatal em seringal no interior de Brasiléia
-
Flash10 horas atrás
Polícia Civil, Policia Nacional Boliviana e Bombeiros localizam cadáver de brasileiro na Bolívia
-
Extra13 horas atrás
‘Sanguinário’ é preso após onda de arrombamentos na fronteira
-
Acre14 horas atrás
Pai denuncia vizinho policial penal por agressão a filho autista no interior do Acre
-
Geral2 dias atrás
Segurança transfere 14 presos e atua para evitar possível retaliação no Acre; não há policial penal afastado
-
Acre18 horas atrás
Falta de chuva ameaça abastecimento de água em Epitáciolandia: Saneacre pede compreensão
-
Acre1 dia atrás
Banho de Floresta e Vivência no Parque Nacional Serra do Divisor na virada do Ano