Conecte-se conosco

Cotidiano

Avião com vacinas de Oxford para o Brasil decola da Índia

Publicado

em

O avião que transportará da Índia para o Brasil as vacinas da Astrazeneca/Oxford decolou por volta das 20h desta quinta-feira (21) do país asiático com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Daniel Fernandes da CNN

O voo traz para o país lotes com 2 milhões de doses que foram fabricadas pelo laboratório indiano Serum.

As doses serão enviadas em um voo comercial da companhia aérea Emirates. A previsão é que a carga chegue ao Rio de Janeiro no fim da tarde dessa sexta-feira (22).

O voo primeiro pousará no aeroporto internacional de Guarulhos, e em seguida a carga será embarcada em outro avião que segue para o aeroporto internacional do Galeão.

Governo negociou liberação

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra Covid-19, com as primeiras remessas sendo enviadas para o Brasil e Marrocos na noite desta quinta-feira (21), disse o secretário de Relações Exteriores da Índia. A informação de que a autorização seria dada foi antecipada na quarta-feira (20) pelo colunista Igor Gadelha, em Brasília, e pelo jornalista Mathias Brotero, enviado especial da CNN à Índia.

As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Serum Institute of India, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo. Um incêndio atingiu o instituto nesta quinta-feira (21), mas não danificou o setor que produz as vacinas contra o coronavirus.

_________________________

O governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização no fim de semana passado. No início desta semana, ela enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

__________________________

O ministro das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que as capacidades de produção da Índia seriam usadas por toda a humanidade para combater a pandemia.

“Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos”, disse ele, referindo-se ao fornecimento gratuito. “O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos da África do Sul e Arábia Saudita”, acrescentou.

O Brasil, que tem o segundo maior número de mortes de Covid-19 depois dos Estados Unidos, tem instado a Índia a enviar a vacina AstraZeneca. Ela concordou em adquirir 2 milhões de doses de Serum e estava pronta para enviar um avião na semana passada para buscá-las.

Veja imagens exclusivas do transporte da vacina na Índia:

Remessa de vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca sendo transportadas da Índia para o Brasil Foto: CNN Brasil

Comentários

Cotidiano

Alex Sandro aumenta lista de desfalques do Brasil

Publicado

em

OGol

Danilo e Neymar seguem fora e agora Tite terá de lidar com novo problema no elenco. Alex Sandro, com lesão muscular no quadril esquerdo, está fora do jogo contra Camarões.

A ausência contra Camarões não seria um problema para Tite. O planejamento da comissão técnica já era gerir o desgaste do elenco, com o Brasil classificado para as oitavas de final. No entanto, o lateral esquerdo pode ser desfalque por mais tempo. O substituto natural do atleta é Alex Telles, que jogou os minutos finais da vitória sobre a Suíça.

No lado direito, Danilo segue sendo desfalque. A opção de Tite contra os suíços foi improvisar Éder Militão. Contra Camarões o substituto não está ainda definido, com a possibilidade de Dani Alves ganhar uma oportunidade para provar que ainda tem condições de atuar pela seleção.

Neymar, que chegou a partilhar imagens preocupantes do seu tornozelo inchado, segue também em tratamento e sem previsão de retorno. Fred foi quem ocupou sua vaga no último jogo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Copa do Mundo tem primeiros confrontos das oitavas definidos

Publicado

em

OGol

No primeiro dia de jogos da terceira rodada da Copa do Mundo, os grupos A e B foram encerreados, confirmando assim as equipes classificadas e os primeiros confrontos das oitavas de final. Além disso, quatro equipes se despediram do mundial com os jogos desta terça.

Nessa rodada, as partidas de um mesmo grupo acontecem de forma simultânea. No Grupo A, a Holanda enfrentou o já eliminado Catar e venceu com tranquilidade, mesmo que longe de mostrar o futebol esperado antes da Copa do Mundo. Os gols foram marcados por Gakpo e De Jong (saiba como foi).

A emoção desse grupo ficou por conta do outro duelo, em que Senegal, que precisava a todo custo da vitória venceu o Equador por 2 a 1. Os sul-americanos poderiam se classificar com o empate, mas não conseguiram segurar o resultado. Com isso, Senegal voltou a avançar para as oitavas pela primeira vez desde 2002 (saiba como foi).

Nos jogos seguintes, a Inglaterra foi confirmar a sua classificação em um jogo dominante contra País de Gales. No primeiro tempo, os ingleses foram pouco criativos diante da retranca adversária, mas na segunda etapa marcaram três vezes (e teve chances para mais). Rashford foi o grande destaque, com duas bolas na rede (saiba como foi).

Em um duelo direto pela segunda vaga, a seleção dos Estados Unidos precisou superar o Irã e conseguiu pelo placar mínimo, com gol de Pulisic no primeiro tempo. A segunda etapa foi de pura pressão do time asiático, que precisava do empate e quase conseguiu nos acréscimos. No final, a vaga ficou com os norte-americanos (saiba como foi).

As oitavas de final

Com as definições dos dois grupos, foram definidos os dois primeiros jogos das oitavas de final. Abrindo a fase, Holanda e Estados Unidos se enfrentam no próximo sábado, 13, às 12h (horário de Brasília). No dia seguinte, o domingo, 14, Inglaterra e Senegal jogarão às 16h.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com pouco tempo de descanso, Brasil deve ter time reserva contra Camarões

Publicado

em

Com o primeiro lugar do Grupo G praticamente garantido, o Brasil já pensa nas oitavas de final e por isso deve escalar um time completamente reserva para o jogo da próxima sexta-feira contra Camarões, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. De acordo com o ge, a comissão já avisou aos jogadores da intenção no treino de hoje.

Se avançar em primeiro lugar, o Brasil enfrenta o segundo colocado do Grupo H, em jogo que deve acontecer na segunda-feira. Ou seja, menos de 72 horas do duelo contra Camarões.

Tite já não tem à disposição Neymar, Danilo, ambos com problema no tornozelo, e Alex Sandro, com uma lesão muscular no quadril, e ainda há outros jogadores que passaram por quadro febril ou de mal-estar na última semana. Com isso, o time que vai a campo contra Camarões deve começar a ser montado no treino de quarta-feira.

Com isso, um provável time teria: Ederson, Daniel Alves, Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho e Bruno Guimarães; Antony, Rodrygo, Gabriel Jesus e Martinelli.

Se essa escalação for a campo, os únicos jogadores a não terem entrado em campo serão o goleiro Weverton, o meia Everton Ribeiro e o atacante Pedro, todos que atuam no futebol brasileiro.

Fonte: OGol

Comentários

Continue lendo

Em alta