Acre
Após furtos, escola da capital anuncia que não vai iniciar aulas presenciais na segunda (4)
Escola Estadual Dr. Mário de Oliveira informou que último furto ocorreu na quarta-feira (29) quando criminoso levou fiação de energia e de ares-condicionados.
A Escola Estadual Dr. Mário de Oliveira, no bairro Cerâmica, em Rio Branco, divulgou um comunicado anunciando que não terá condições de retomar as aulas presenciais na próxima segunda-feira (4) como estava previsto.
Entre os motivos está que a instituição foi alvo de furtos por duas vezes somente no mês de setembro. O último deles, inclusive, ocorreu na quarta-feira (29), quando o criminoso levou a fiação da energia e de ares-condicionados.
“Quebrou toda nossa logística de retorno, já que as salas já estavam preparadas, com a quantidade certa de carteiras e com tudo preparado para manter o distanciamento. A empresa que a Secretaria de Educação contratou para realizar os serviços não conseguiu finalizar em tempo hábil para que pudéssemos ter esse espaço”, informou.
Outro ponto que atrapalhou retomada foi que obras não foram concluídas — Foto: Arquivo
Outro ponto que atrapalhou os planos de retomada da escola é que a mesma empresa não teria conseguido entregar as tampas das caixas d’água e nem conseguiu tampar as fiações.
O documento diz ainda que materiais ou equipamentos de proteção individual disponibilizados aos trabalhadores da escola não são suficientes para finalizar o ano. Além disso, a instituição afirma que está com poucos funcionários para seguir os protocolos exigidos no plano de retomada.
“Portanto, decidimos que as aulas não iniciam na próxima segunda-feira [4] e que iremos em breve divulgar uma nova data quando estivermos melhor preparados para o retorno, já que estamos apresentando todas essas dificuldades para a Secretaria e esperamos que eles nos atendam para que tudo esteja pronto e possamos finalmente oferecer um ambiente melhor aos nossos alunos”, finalizou a nota.
Retorno das aulas presenciais
Os alunos de ao menos 480 escolas da rede estadual de ensino do Acre voltam às aulas presenciais, na próxima segunda (4), de forma gradual e híbrida, seguindo orientações sanitárias. Porém, conforme a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), cerca de 126 escolas não terão condições receber alunos por conta de obras inacabadas.
Não há previsão para quando as aulas presenciais vão ser retomadas nessas instituições. O ano letivo 2021 começou com um atraso de mais de um mês na maioria das escolas da rede pública do Acre, devido à greve dos trabalhadores da Educação.
O segundo semestre nas escolas públicas começou no último dia 8 de setembro, ainda de forma remota. Nas escolas particulares, que já tinham adotado o esquema de aulas presenciais e on-line, o segundo semestre começou no dia 2 de agosto.
Para o retorno presencial, o estado diz que as salas de aulas devem ser organizadas respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro entre as carteiras.
Em turmas com mais de 25 alunos, as unidades escolares devem organizar grupos com 50% dos estudantes, que deverão se alternar entre as atividades presenciais e remotas. A alternância entre os grupos, nas séries iniciais do Ensino Fundamental será diária, e nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio será semanal.
As datas de retorno presencial, por séries e modalidades de ensino, serão as seguintes:
4 de Outubro
Educação Básica
- 1º, 5º, 6º, e 9º anos do Ensino Fundamental
- 1ª e 3ª séries do Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos – EJA
- Último Módulo de cada etapa (EJA I, II e III)
Educação do Campo (Escolas seriadas)
- Todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Educação Indígena
- Todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio
3 de Novembro
Educação Básica
- 2º, 3º, 4º 7°e 8º anos do Ensino Fundamental
- 2ª série do Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos – EJA
- Demais Módulos de todas as etapas (EJA I, II e III)
Educação do Campo
- Todas as séries das demais escolas (não seriadas)
Processo seletivo aberto para professor
No último dia 22, o governo do Acre publicou a abertura de processos seletivos para a contratação temporária de professor para o Ensino Regular, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela site da SEE até esta sexta-feira (1º).
Para o ensino regular estão abertas 89 vagas nas áreas de pedagogia, artes, ciências/biologia, educação física, física, geografia, história, língua espanhola e língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia.
Na EJA, são 52 vagas para pedagogia, linguagens, língua inglesa, ciências humanas, matemática/física e ciências da natureza, e 59 vagas para a educação especial, distribuídas em 20 municípios do estado, para as zonas urbanas e rurais.
Comitê de acompanhamento
O governo do Acre criou um comitê de acompanhamento do retorno das aulas presenciais no ensino público para avaliar e estudar o retorno dessa aula presencial. Entre as funções do comitê estão a de orientar e monitorar o processo de retorno às aulas presenciais nas unidades da rede estadual de educação e avaliar as ações/medidas implementadas, propondo ajustes nas estratégias, frente aos resultados identificados.
O grupo é composto por representantes da SEE, Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Ministério Público do Acre (MP-AC), Conselho Estadual de Educação (CEE) e Conselho de Diretores das Escolas Públicas do Acre (Codep).
Calendário
No caso das escolas de ensino médio ou de ensino integral, que têm a carga horária de 5h ou 7h diária, respectivamente, o ano letivo 2021 deve ser concluído no dia 23 de dezembro.
Já as escolas de nível fundamental, onde a carga horária diária é de 4h, o ano letivo deve ser concluído somente no dia 3 de fevereiro.
Ainda segundo a SEE, continua valendo o sistema de 800 horas/aula no lugar de 200 dias letivos, que foi flexibilizado por conta da pandemia. O novo calendário específico para as escolas que aderiram à paralisação vai trazer a previsão de conclusão do ano letivo para essas instituições.
Condições para retomada presencial
Em novembro do ano passado, o governo do Acre publicou o decreto Nº 7.225 que trata sobre o retorno das aulas presenciais em instituições públicas e privadas de ensino do estado. A previsão era de que fosse possível iniciar ainda no ano passado, mas com o avanço da pandemia, a gestão voltou atrás. Este ano, a SEE voltou a divulgar o retorno das aulas presenciais a partir de março, mas também não foi para frente.
Logo após o decreto governamental que autorizou o retorno das aulas presenciais, em novembro do ano passado, ao menos 16 escolas voltaram com a modalidade de ensino híbrido e as demais permaneceram com o ensino à distância. Atualmente, a maioria das escolas está com ensino híbrido, segundo sindicato.
A autorização para a retomada se aplica para as regionais que estão classificadas nos níveis de alerta, representado pela bandeira laranja; de atenção, na bandeira amarela; ou de cuidado, pela cor verde. Para o retorno, as instituições devem ainda cumprir com os protocolos sanitários dispostos no decreto.
- As instituições devem definir calendário alternado em dias ou turnos, para atendimento presencial dos estudantes, em grupos, respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras e definir capacidade máxima por sala de aula.
- Além de manter os estudantes e professores em pequenos grupos fixos que não se misturem e escalonar os intervalos, uso dos banheiros, horário de merenda, início e término das aulas.
- As escolas e faculdades devem ainda ter profissionais capacitados em treinamento ofertado pelas vigilâncias sanitárias municipais, com apoio da Vigilância em Saúde Estadual, para implantação dos protocolos sanitários nos estabelecimentos
- Cada unidade de ensino deve ainda criar um comitê escolar com a função de promover ações de divulgação e fiscalização do protocolo sanitário.
Aulas remotas
As aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaula, pelo rádio com audioaulas, pela televisão e também com o material impresso disponibilizado nas escolas.
Em 2020, em meio à pandemia, os alunos da rede pública estadual concluíram os bimestres, também por meio do ensino remoto. Em fevereiro deste ano, a SEE chegou a divulgar um calendário do retorno das aulas com sistema híbrido – aulas presenciais e remotas. A ideia era começar as aulas presenciais já em março deste ano.
Contudo, os casos de Covid-19 aumentaram e Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 colocou todo o estado na bandeira de emergência, e suspendeu as atividades não essenciais.
A Educação continua com o programa Escola em Casa, que trabalha com o material impresso, audioaulas transmitidas pela TV e também pela Rádio Difusora e Aldeia Acreana, e videoaulas transmitidas pela Amazon Sat, além de disponibilização do acervo escola na Plataforma Educ Acre.
Comentários
Acre
Presidente do TJAC visita novas instalações das unidades realocadas do Fórum Barão do Rio Branco
Em todas as unidades, desembargadora-presidente foi recebida com carinho e recebeu agradecimentos efusivos pela mudança que, além de proporcionar melhores condições de trabalho, representa um importante avanço na qualidade dos serviços prestados à população
Como parte das atividades do mês do servidor público, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, realizou, na manhã desta segunda-feira, 7, uma visita às unidades judiciais que foram transferidas do Fórum Barão do Rio Branco para a Cidade da Justiça.
A primeira visita foi realizada à 1ª Vara da Fazenda Pública. Na unidade, a desembargadora-presidente foi recebida pelo juiz de Direito Anastácio Menezes e sua equipe, de quem recebeu apoio e agradecimentos pela mudança, que segundo o magistrado proporcionou melhores condições de trabalho e, consequentemente, de atendimento aos cidadãos e no julgamento das demandas.
“Agora nós estamos bem instalados. E eu acho que nada disso tem sentido se a gente não puder prestar um bom serviço para o povo que vem aqui acorrer a todos nós. E o compromisso que a gente faz com a senhora, a partir desse momento, na verdade, sempre tivemos e reiteramos esse compromisso, que é o de atender a todos da melhor maneira possível. E a senhora pode ficar (…) despreocupada, que aqui na 1ª Vara da Fazenda Pública nós vamos dar tudo que nós temos para que nossos objetivos sejam alcançados”, disse o juiz de Direito Anastácio Menezes, na ocasião.
Em seguida, a desembargadora-presidente foi presenteada e recebeu do magistrado e sua equipe um buquê de flores, simbolizando o agradecimento pela mudança, que representa uma grande conquista para os serventuários e serventuárias.
“Eu estou muito lisonjeada e muito grata a Deus e a vocês por terem tido esse gesto tão lindo, eu jamais esperava que uma Vara fosse fazer essa homenagem para mim. A gente lutou muito (…) para que esse dia chegasse, contra todas as dificuldades (…), tivemos que singrar mares tempestuosos, mas chegamos (…). Quero pedir a Deus que abençoe a vida de cada um de vocês. Graças a Deus, nós estamos aqui, fortes e unidos em prol da entrega da prestação jurisdicional, porque o que nos move são os nossos irmãos lá do outro lado da rua que estão vindo aqui para pedir socorro. Bem servir a essas pessoas é nosso maior propósito”, considerou a presidente do TJAC.
A desembargadora-presidente também fez questão de visitar uma a uma as unidades transferidas do Fórum Barão do Rio Branco. Dessa forma, além da 1ª, também foram visitadas a 2ª Vara da Fazenda Pública, a Vara de Registros Públicos e Cartas Precatórias, as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Varas Cíveis, as 1ª, 2ª e 3ª Varas de Família, a Ouvidoria do Poder Judiciário do Estado do Acre, entre outras.
Em todas as unidades visitadas, a desembargadora-presidente Regina Ferrari recebeu o carinho e a gratidão de magistrados, magistradas, servidores e servidoras, pela transferências das últimas unidades judiciais para a Cidade da Justiça, o que, na opinião de todos, confere mais qualidade ao trabalho desenvolvido em prol da população, que conta agora toda a infraestrutura necessária para um acolhimento digno e de excelência.
“Nós agradecemos à senhora, agradecemos pelo seu esforço, sua dedicação, que transcende a questão predial, física. A senhora se preocupa se nós temos equipamentos novos, eficientes (…). Mas acredito que o ponto central dessa sua nova missão foi atender e valorizar a todos que trabalham, eu acho que esse é o destaque (…). A senhora atua com muita dedicação. Então queremos agradecer, porque realmente ficamos muito felizes. Estamos de fato muito honrados. (…) E acredito que esse sentimento é geral, desembargadora, que a senhora tem conduzido muito bem a Administração do Poder Judiciário com essa preocupação em fornecer mais qualidade ao nosso espaço de trabalho, ferramentas cada vez mais modernas e mais qualidade de vida aos servidores, porque essa é uma questão que não atinge só ao servidor, mas também às famílias, aos núcleos familiares”, destacou o juiz de Direito Fernando Nóbrega, titular da 2ª Vara de Família.
Ao final das visitas, a presidente do TJAC também esteve no Fórum Criminal Lourival Marques de Oliveira, acompanhada da titular da Diretoria Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC), Ana Paula Carrilho, com o propósito de checar as atuais condições de atendimento e os locais onde serão realizadas intervenções pontuais para melhorar as condições de acolhimento dos jurisdicionados.
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Dois acidentes de trânsito são registrados em avenidas movimentadas na cidade de Cobija
Dois acidente de trânsito ocorrido em Cobija. No primeiro um veículo VW Gol Last Edition, com placas brasileira, perdeu o controle e invadiu o canto central, causando danos à lateral do carro e resultando na perda total do eixo traseiro, entre outros estragos
Na cidade de Cobija, dois acidentes de trânsito ocorreram em uma única noite, chamando a atenção da comunidade. O primeiro incidente foi registado na Avenida 9 de Fevereiro, nas proximidades da Bomba dos Tajibos.
Um veículo VW Gol Last Edition, com placas DVG9145, perdeu o controle e invadiu o canteiro central, causando danos à lateral do carro e resultando na perda total do eixo traseiro, entre outros estragos.
A falta de informações oficiais sobre o incidente gerou preocupação na comunidade, que pede maior esclarecimento sobre a segurança nas vias. Diante da situação, a equipe de trânsito local deve intensificar a fiscalização, especialmente em áreas de intensa movimentação noturna, para prevenir novos acidentes.
O segundo acidente aconteceu na principal avenida da capital de Pando, onde um táxi com placa boliviana também perdeu o controle e atingiu um poste de iluminação no canteiro central. Apesar do impacto, não houve feridos, o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros no local. Taxi teve perca significativa sem lesões aos ocupantes.
As causas dos acidentes ainda são desconhecidas e as autoridades continuam a investigar os acontecimentos. Os nomes dos envolvidos não foram informados. O caso foi registrado pelo (Polícia Militar de Trânsito de Cobija). Mais informações no decorrer desta semana com apuração dos trabalhos da equipe de transito pandina.
Veja vídeo:
Comentários
Acre
Em alusão ao Outubro Rosa, governador anuncia mutirão de cirurgia que vai atender 160 mulheres: ‘Diminuir o tempo de espera’
Outubro, mês dedicado à saúde da mulher, começou com notícia boa para 160 pacientes. Por meio do Projeto Opera Acre Mulher, um mutirão vai realizar ao menos quatro tipos de cirurgias em mulheres que estão na fila de espera. Os procedimentos devem ser feitos de 14 a 19 de outubro na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e Hospital de Senador Guiomard. Entre os procedimentos, estão histerectomia, abscesso de mama, blefaroplastia e otoplastia.
O anúncio foi feito pelo governador Gladson Cameli, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, da vice-governadora e secretária de Assistência Social do Acre, Mailza Assis, além da equipe técnica, e da titular da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), Márdhia El-Shawwa Pereira. São mais de R$ 184 mil investidos em mastologia/plástica e ginecologia durante o projeto, provenientes do Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).
O governador iniciou destacando que tempo é vida e que, por isso, a união é tão importante e benéfica para a sociedade.
“Vai ser um atendimento em especial às mães e às mulheres que mais precisam. A união é o que importa e facilita mais. Cada um fazendo a sua parte constitucionalmente, quem ganha são as pessoas. O que cabe a mim é diminuir o tempo de espera, e nós não temos tempo a perder. A equipe da Sesacre, por meio do Pedro Pascoal, está fazendo um belíssimo trabalho em parceria com a Fundação e, unidos, a gente vai avançar, e eu vou colocar como prioridade as filas que ainda precisam ser reduzidas”, destacou.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, falou que o foco do Outubro Rosa foi concentrar procedimentos que tinham um represamento significativo.
“São cirurgias que precisam de uma programação, de organização maior e nesse momento nós estaremos contemplando 160 mulheres. Há mulheres que estavam esperando desde 2015 a sua cirurgia e que hoje saem daqui com seu agendamento marcado, a sua consulta, o seu procedimento cirúrgico já encaminhado, para que nos próximos dias a sua doença, a sua situação de fragilidade seja resolvida”, disse.
O gestor destaca, ainda, que somente este ano o Acre já registrou quase 11 mil cirurgias, sendo quase 6 mil pelo Programa Opera Acre. “Vamos fechar o ano entre os cinco estados que mais realizam essas cirurgias”, reforça.
A vice-governadora e secretária de Assistência Social do Acre, Mailza Assis, lembrou o compromisso do governo do Estado na garantia de políticas públicas voltadas paras as mulheres.
“Pra gente é uma alegria poder implantar esse programa e atender tantas pessoas. Tenho a alegria de informar que há nesse projeto recursos meus enquanto senadora. Então, para a gente é uma satisfação poder levar uma saúde de qualidade e serviços que não são comuns, ter uma saúde em lugares distantes, com a estrutura que a gente tem, poder receber essas cirurgias que são consideradas de alta complexidade até, que são as de mamas. É um crescimento enorme na saúde e valorização do ser humano e das mulheres, acima de tudo”, pontuou.
Alívio para quem espera
Os olhares e ouvidos atentos de mais de 50 pacientes acompanhavam os discursos e orientações para a próxima semana. Acompanhada pela Saúde pública do Acre, Vitória Silva Lima, de 22 anos, vai fazer a retirada de nódulos da mama.
“Tenho nódulos desde os 15 anos e fiz todo o meu acompanhamento pela Fundhacre. Há quatro anos estava esperando esse procedimento. A importância desse mutirão é de poder prevenir. Muitas mulheres conhecem, porém não vão atrás de se cuidarem e essas ações mantêm as mulheres bem informadas”, relata.
Vitória diz, ainda, que se assustou muito ao saber sobre os nódulos, mas a condução da equipe a acalmou. Além disso, poder ter acesso a esses procedimentos no hospital público também é fundamental.
“Existem pessoas sem condições para fazer esse tipo de cirurgia no setor particular, então, isso realmente salva vidas”, frisou.
Josinete Pereira está investigando um tumor no cérebro e vai estar no mutirão para fazer uma ressonância. “É muito importante que o governo traga mais médicos e também coloque mais equipamentos, porque a gente não precisa viajar e ficar longe da família para fazer nosso tratamento”, destaca.
Maria Lúcia de Souza, de 65 anos, estava só alegria por, finalmente, conseguir fazer a blefaroplastia. Ela diz que iniciou o processo há dois anos, e, antes disso, chegou a pesquisar o valor da cirurgia. Se fosse feita no particular, segundo ela, chegava a mais de R$ 3 mil.
“Era o que eu mais queria na minha vida. Agora saiu e eu fiquei muito feliz”, disse animada.
Ainda em seu discurso, o governador Gladson Cameli reforçou que o Estado tem trabalhado para zerar filas e que essa ação mostra o envolvimento dos atores do Poder Público na luta pela saúde da mulher.
“Somente por meio da conscientização sobre a saúde da mulher e de investimentos nas estruturas do sistema de saúde é que poderemos seguir vencendo os desafios diários. Obrigado aos profissionais da Sesacre e da Fundhacre envolvidos nesse programa, que tanto bem fará às famílias acreanas”, ressaltou.
Você precisa fazer login para comentar.