fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Após fuga em massa, mais de 400 detentos fazem greve de fome em presídio no AC

Publicado

em

Presos dos pavilhões O e P iniciaram greve de fome nesta segunda-feira (27). Iapen diz que comida dispensada por detentos deve ser doada a pessoas carentes.

Mais de 400 presos fazem greve de fome, nesta segunda-feira (27), no Complexo Prisional de Rio Branco — Foto: Aline Vieira/Rede Amazônica Acre

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

Após a fuga em massa registrada no último dia 20, mais de 400 presos dos pavilhões O e P do Complexo Penitenciário de Rio Branco, iniciaram uma greve de fome, nesta segunda-feira (27). A informação foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).

O presidente do Iapen-AC, Lucas Gomes, informou que o motivo seria uma série de reclamações após a proibição de televisores, rádios e redução do tempo de visitas determinado pelo órgão no ano passado.

“Pelo menos dois prédios já recusaram alimentação agora de manhã, coincidentemente após o dia de visita, que é quando eles recebem também alimentação. Mas, a gente aguarda para ver o desenrolar disso tudo. De acordo com as informações preliminares, esses presos afirmam que perderam uma série de direitos no ano passado. Na nossa visão, foram regalias que foram retiradas, no sentido de diminuir o poderio das organizações criminosas”, afirmou Gomes.

Os presos fazem o ato em protesto contra a decisão da direção do órgão em suspender as visitas íntimas na Capital por tempo indeterminado após a fuga de 26 detentos da unidade. “Não há possibilidade de haver reversão da suspensão das visitas”, declarou.

Vídeos com supostos presos encapuzados de dentro do presídio denunciando irregularidades nas unidades prisionais do estado circulam nas redes sociais. “Estamos esquecidos, isolados e tratados como bicho”, diz preso em um dos vídeos.

Ainda segundo o presidente, a greve de fome, geralmente, é promovida por organizações criminosas que estão nos presídios. Ele disse que os que estão à frente das facções acabam obrigando os demais a aderirem ao movimento.

“A gente sabe que nos últimos dias de visita, sábado e domingo, a gente teve entrada além do normal de comida. Temos informação, inclusive, que pediram para ser mais farofa, porque estariam promovendo essa pseudogreve de fome. Justamente para pressionar o poder público em torno de regalias dentro do sistema penitenciário, algo que a gente, claro, não tem a intenção de recuar”, disse.

Mais de 400 presos dos pavilhões O e P do Complexo Penitenciário de Rio Branco, iniciaram uma greve de fome, nesta segunda-feira (27)

A comida recusada pelos presos deve ser doada a pessoas carentes. “O estado não pode deixar de produzir essa alimentação. Então, a gente estará produzindo, oferecendo aos presos e, caso eles não aceitem, a gente pretende fazer a doação e dar a quem realmente necessita”, concluiu.

Fuga

Vinte e seis presos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no último dia 20. Destes, nove foram recapturados e os outros 17 seguem foragidos.

Para escapar do presídio no último dia 20, os detentos fizeram um buraco na parede da cela e improvisaram cordas com lençóis. Os presos são da facção criminosa denominada Bonde dos 13, aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua em vários estados brasileiros.

Em coletiva, o secretário de Segurança Pública em exercício, Ricardo dos Santos, não descartou uma possível ligação entre a fuga em massa no FOC e o caso dos 76 detentos que fugiram de um presídio no Paraguai, no último dia 19.

O Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento administrativo para investigar as fugas no FOC. O promotor Tales Tranin acompanha as investigações das polícias Civil, Militar e do Iapen-AC para saber se houve facilitação de algum servidor público nas fugas.

Atualização de nomes

No sábado (25), o Iapen-AC divulgou uma nota atualizando a lista de foragidos. Leia a nota:

No dia da fuga, uma lista foi divulgada por meio de aplicativo de rede social, onde constava o nome dos detentos foragidos bem como o primeiro preso encontrado, tendo em vista que este foi recapturado ainda durante o momento da fuga.

Ocorre que na lista constava o nome do reeducando Anderson de Souza Alves, que havia sido transferido do pavilhão L para o pavilhão A e que por isso não foi encontrado no momento da contagem. Verificada a situação, a lista foi atualizada pela equipe de segurança e o nome do reeducando Ezimar Menezes Teixeira foi inserido à lista no lugar de Anderson de Souza Alves.

Dezessete presos que fugiram no último dia 20 seguem foragidos — Foto: Reprodução

Confira os nomes dos presos que seguem foragidos:

  1. Francisco Santos Braga
  2. Rogério Furtado dos Santos
  3. Ariclene Firmiano da Silva
  4. Dheyci de Angelo Lima e Lima
  5. Aloísio Lucas Mesquita
  6. Mirleson Nascimento da Silva
  7. Saymon Wallace Fonseca do Nascimento
  8. Valber de Aguiar Morais
  9. Ezimar Menezes Teixeira
  10. Raimundo Nonato dos Santos Fonseca
  11. Jaciel Batista do Nascimento
  12. Wellington de Souza Lima
  13. Joel Menezes de Queiroz
  14. Ronicley Ribeiro da Silva
  15. José Valdenes Viana da Silva
  16. Gerilto Caetano da Silva
  17. Sebastião Weverton Lima de França.

NOTA DA REDAÇÃO: a lista de foragidos foi atualizada no sábado, 25/1.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Homem dá entrada em hospital após ser agredido a golpes de madeira em Brasiléia

Publicado

em

Um jovem identificado como Oziel de Castro Freitas, de 21 anos, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, após ser vítima de espancamento na Rua 12 de Outubro, no Bairro Três Botequins, na cidade de Brasiléia.

Inicialmente, as autoridades policiais e de socorro, teriam sido alertadas sobre um suposto tiroteio na região. Somente após chegarem no local, encontraram o homem caído na lateral da rua, nas proximidades do antigo Detran.

Oziel estava visivelmente angustiado e reclamava de muitas dores pelo corpo. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do 6º Batalhão estiveram no local e acompanharam a ação de resgate até o hospital.

Os policiais até o momento, só puderam identificar o pedaço de madeira que supostamente foi usado para agredir Ozeil. O mesmo apresentava uma lesão em um dos cotovelos e iria passar por exames e raio-x, para ver teria algum tipo de trauma grave na cabeça e restante do corpo.

As autoridades policiais estiveram no local na tentativa de descobrir quem poderia ter agredido o homem, mas não haviam localizado ninguém ou possíveis testemunhas. Oziel ficaria em observação no hospital.

Comentários

Continue lendo

Flash

Jovem é encontrada morta em casa após companheiro sair pra comprar remédios

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (18), a comunidade de Rio Branco foi abalada pela descoberta da morte de Thais Oliveira de Andrade, uma jovem de apenas 23 anos. O corpo da vítima foi encontrado dentro de sua própria residência, localizada na rua São Francisco, no bairro Montanhês.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades policiais, Thais, apesar de ser andarilha, possuía laços familiares. Testemunhas relataram que na noite anterior, a jovem retornou para casa acompanhada de uma pessoa que possivelmente seria seu companheiro. Na manhã seguinte, Thais acordou com sintomas semelhantes aos de uma gripe, momento em que seu companheiro saiu para efetuar saques bancários e comprar medicamentos para ela. No entanto, ao retornar, deparou-se com a trágica cena de Thais caída e aparentemente sem vida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado para o local. Contudo, ao chegarem, os paramédicos constataram o óbito da jovem. Diante da suspeita de morte, o Samu solicitou a presença da Polícia Militar, que isolou a área para a realização da perícia.

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram chamados e, após os procedimentos de praxe, o corpo de Thais foi removido para a sede do instituto, onde será submetido a exames cadavéricos.

O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, será conduzido pela Polícia Civil, que buscará esclarecer as circunstâncias que levaram à morte prematura de Thais Oliveira de Andrade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação Términus: PF desmantela esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas no Nordeste

Publicado

em

Nesta quinta-feira (18/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Términus, visando desbaratar um grupo suspeito de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico interestadual de drogas, com foco especial nos estados do Nordeste. A ação resultou no cumprimento de 14 mandados judiciais em endereços localizados na capital, sendo 9 de busca e apreensão e 5 de sequestro de bens, todos emitidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

Sob a coordenação de cerca de 40 policiais federais da Superintendência Regional no Estado do Acre, a operação foi desencadeada com base em investigações prévias de combate ao narcotráfico.

Os suspeitos enfrentam acusações de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, crimes cujas penas, somadas, podem alcançar mais de 18 anos de prisão.

Esta operação reforça o compromisso da Polícia Federal no combate ao crime organizado e na desarticulação de esquemas de lavagem de dinheiro relacionados ao tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo