fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Após formatura, idosa de 70 anos que trabalhou como faxineira ganha ensaio fotográfico no AC

Publicado

em

Ensaio aconteceu na última semana, no Horto Florestal, em Rio Branco. Fotógrafo diz que Ivete é inspiração para jovens e idosos.

Ivete souza e Luiz Moura durante ensaio do Horto Florestal — Foto: Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco

As gratas surpresas para Ivete de Souza, de 70 anos, que formou em Artes Cênicas, no mês de maio, não param de chegar. Após a emoção de receber o canudo, ela acaba de ganhar um ensaio fotográfico e diz que estar radiante com o presente.

O fotógrafo carioca Luiz Moura, que está no Acre há dois anos, foi o responsável pelo registro e diz que a iniciativa de fazer o ensaio partiu do momento em que viu a história de Ivete. Ele diz toda essa trajetória é uma verdadeira inspiração.

“Soube que ela formou aos 70 anos e achei uma lição de vida, de garra da parte dela e me tocou. Então disse: ‘poxa, vou fazer um ensaio e ajudar a levantar a autoestima dela”, contou.

E a ideia deu certo. Ainda deslumbrada com a recém formatura, a idosa disse que não esperava, mas que está muito feliz com o resultado.

O ensaio aconteceu na última semana, no Horto Florestal, em Rio Branco. Com sorriso largo e a direção de Moura, a atriz venceu a falta de costume em tirar fotografias e fez um belo ensaio.

“Não tenho costume de tirar fotografia, mas ele ia me explicando como é e foi tudo bem. E estou muito feliz com o resultado. Foi uma ótima experiência”, contou Ivete.

Quando formou, a atriz contou que nasceu em um seringal e pediu aos pais para ir para cidade estudar. O tempo passou e ela nunca desistiu de lutar, sempre foi em busca de alcançar seu espaço. E finalmente realizou o sonho de uma vida.

Dia após dia, Ivete trabalhou como auxiliar de enfermagem, faxineira, serviços gerais, na saúde e educação. E o sonho de estudar permaneceu vivo. No fim da década de 90, ela teve a oportunidade de terminar o ensino médio, aos 50 anos.

Para Moura, a ideia também é de parabenizar Ivete por não ter desistido. Além disso, ele disse que o presente à idosa é por toda a trajetória de vida que acabou sensibilizando.

“Ela é inspiração aos estudantes jovens, que, às vezes, não querem compromisso com os estudos e também para as pessoas mais velhas. Porque nunca é tarde para correr atrás do que quer”, disse.

Registros do ensaio no Horto Florestal — Foto: Arquivo pessoal

Além disso, o fotógrafo disse que a motivação do seu trabalho é de deixar as pessoas contentes. “Você pode ver pelas fotos que ela está super feliz. E ela mesma disse que adorou as fotos. O meu trabalho, de forma geral, faço com esse intuito de levantar a autoestima das pessoas. E consegui com ela.”

Planos para o futuro

Já para a atriz, recém-formada e presenteada com o ensaio, os planos para o futuro estão a todo vapor. Ela pensa em montar uma escolinha para dar aulas de teatro às crianças.

Ivete diz ainda que não esperava essa repercussão após a formatura e contou que pretende montar uma sala de aula na área de casa para trabalhar e exercer a profissão.

“A gente tem que aproveitar cada momento da vida. Minha expectativa é de construir minha área e montar uma sala de aula aqui para dar aula de teatro porque me formei para isso”, pontua.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo