Geral
Ao ser recebido por Gladson, Nicolau expressa gratidão pelo apoio durante presidência na ALEAC
Seria uma agenda oficial, mas a amizade entre o governador Gladson e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, quebrou as formalidades e transformou o encontro em um bate papo.
Nicolau aproveitou o último dia de mandato á frente do Legislativo para agradecer pessoalmente ao chefe do executivo pela parceria ao longo dos últimos quatro anos.
Foi sob a presidência de Nicolau que a Assembleia aprovou os projetos mais importantes da gestão de Gladson, dentre eles os recursos para a compra de vacina, o abono da educação e a gratificação para os servidores que trabalharam na linha de frente no combate a pandemia.
Mesmo nesse período crítico, os trabalhos na Casa do Povo não pararam. Gladson reconheceu o esforço da mesa diretora e dos deputados e agradeceu o empenho de todos, sem distinção.
Para Nicolau, o bom relacionamento entre executivo e legislativo estreitou e fortaleceu os laços entre os poderes. “Minha profunda gratidão ao governador pelo respeito e pela forma transparente com que tratou o legislativo. Foram quatro anos de muito trabalho, ajudando o governo a ratificar os projetos que tinham como objetivo principal, melhorar a vida da nossa gente. Saio da presidência da Casa do Povo com a certeza que fizemos o melhor para os servidores, colegas parlamentes e lógico, nossa gente”, disse.
Comentários

Geral
Governo firma parcerias com prefeituras para avançar com regularização fundiária no Juruá
Em 2023, a meta do governo do Estado é entregar, de forma gratuita, mais de 1.600 títulos definitivos de terra para acreanos que residem no Vale do Juruá.

Mais de 1.600 títulos definitivos de terra serão entregues no Juruá, em 2023. Foto: Assessoria Iteracre
Nesta quarta-feira, 22, a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, firmou parceria com as prefeituras de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, para avançar com a regularização fundiária na região.
“A união de Estado e municípios traz agilidade ao processo de regularização fundiária, concretizando o sonho do título definitivo de terra. É uma determinação do governo para que o Iteracre se aproxime da população, desburocratizando e garantindo a oferta dos nossos serviços”, ratificou Grabriela Câmara.

Gabriela Câmara: “Trabalhamos para desburocratizar e ofertar nossos serviços à população”. Foto: Assessoria Iteracre
De acordo com o planejamento do Iteracre, os 600 títulos previstos para Mâncio Lima devem ser entregues em três meses, contemplando meta do plano de cem dias de governo. “A ação vem fortalecer as políticas do município. Se os beneficiados fossem arcar com os gastos, teriam que desembolsar, em média, 15 mil reais por cada título. É um presente de valor imensurável à população”, lembrou Izaque Lima, gestor de Mâncio Lima.

Izaque Lima: “Será um benefício de valor imensurável ao povo”. Foto: Assessoria Iteracre
O prefeito de Cruzeiro do Sul reforça que a parceria gera desenvolvimento à população. “A partir de agora, nossa equipe fará o trabalho burocrático, fazendo levantamento das áreas que serão agraciadas. Com a união, só quem ganha é o povo”, pontuou Zequinha Lima.

Zequinha Lima: “Com a união, só quem ganha é o povo”. Foto: Assessoria Iteracre
Minha Terra de Papel Passado: 3 mil títulos definitivos devem ser entregues no Acre
Lançando no dia 3 de março, em Rio Branco, pelo Executivo estadual, o programa Minha Terra de Papel Passado tem a meta de entregar 3 mil títulos definitivos durante os cem primeiros dias da gestão Gladson Cameli.
O maior programa de regularização fundiária do Estado deve contemplar todos os municípios acreanos, garantindo a milhares de famílias inclusão de acesso ao crédito para a melhoria de moradia, além de contribuir na gestão dos municípios, com a identificação do titular de direito dos lotes e na arrecadação, por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Comentários
Geral
Bancada federal e estadual do Acre pedem retomada de voos e redução do preço das passagens aéreas a companhias
Dívidas causadas pela pandemia e dólar são apontados como principais vilões da alta dos preços.
Sob a coordenação do Senador Alan Rick, as Bancadas Federal e Estadual do Acre se reuniram, nesta quarta-feira, 22, no Senado Federal, com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e representantes da Gol e Latam.
“Requeremos as empresas que retomem os voos diurnos e que reduzam os preços para a nossa região que sofre com os preços altíssimos das passagens aéreas”, explicou Alan Rick.
Conforme o Presidente da ABEAR, Eduardo Sanovickz, a maior parte dos custos está atrelada ao dólar, especialmente no que diz respeito ao querosene de aviação, que, apesar de utilizar 95% de combustível produzido no Brasil, o valor do litro varia conforme o câmbio da moeda americana.
“Nós estamos articulando, junto aos Ministérios da Fazenda e do Turismo, para que possamos alterar essa política de precificação atrelada ao dólar”, adiantou o Coordenador da Bancada Federal.
As despesas das companhias com leasing das aeronaves, que também são em dólar, e a folha de pagamento foram os outros itens citados pela Gerente de Assuntos Regulatórios da Latam, Tatiana Viana, como os que pesam no preço das passagens.
A variação do preço das passagens para um mesmo voo também foi criticada pelo parlamentares. Segundo Alberto Fajerman, Assessor Especial da Presidência da Gol, as companhias estão empenhadas em resolver o problema da alta dos preços. “Mas sempre haverá passagens mais caras, que são compradas mais perto da decolagem, e passagens mais baratas, compradas por quem pode se programar.”
Quanto à retomada dos voos a Gerente da Latam disse que o assunto será encaminhado ao setor responsável pelas rotas. O prazo estimado é de 90 dias. “Pedimos que vocês analisem essa questão e reduzam o tempo de resposta, para que o voo diurno seja retomado o quanto antes”, pediu Alan Rick.
Os prejuízos acumulados durante a pandemia, quando a maior parte das aeronaves ficou parada, em razão do isolamento, também pesam no bolso das companhias aéreas. Conforme Sanovickz, o Brasil foi um dos poucos países que não ofereceu subsídios para as empresas se recuperarem.
“Todos os setores sofreram e essa conta é de todos. No que tange ao Congresso, eu tenho certeza que vamos buscar caminhos para que possamos ajudar, porque são empresas que, se deixarem de voar, prejudicam todo mundo”, disse Alan Rick.
Participaram da reunião os Deputados Federais Socorro Neri, Vice-coordenadora da Bancada Federal; Antônia Lúcia; Zezinho Barbary; Roberto Duarte; Meire Serafim; Eduardo Veloso; e Coronel Ulysses. E os Estaduais Luiz Gonzaga, Presidente da Aleac; Tadeu Hassen; Gene Diniz; e Clodoaldo Rodrigues.
Comentários
Geral
Investigadores da DCORE recuperam arma e celular de perito criminal assaltado no centro da cidade
Investigadores da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões da Polícia Civil (DCORE), conseguiram recuperar a arma e o telefone de um perito criminal.
O agente de segurança pública foi assaltado na manhã do último dia 19, em pleno centro da cidade.
A pistola calibre 380 e o aparelho celular foram localizados no início da tarde desta quarta-feira, 22.
Benedito Damião, acusado do roubo, tinha sido preso horas antes por agentes DCORE. Damião, como é mais conhecido, foi preso na região da Capoeira, no centro de Rio Branco.
O perito criminal da Polícia Civil, que não teve o nome revelado, foi assaltado após deixar uma agência bancária, no último domingo.
Segundo informações, ao sair do banco, o acusado teria pedido dinheiro ao agente de segurança. Frente a recusa, o criminosa atacou o perito e, roubou a arma, o telefone e o dinheiro que a vítima sacou.
O bandido ainda agrediu a vítima e depois saiu tranquilamente do local.
Uma equipe de investigadores da DCORE começaram a trabalhar no caso e conseguiram identificar e prender o autor do crime.
Benedito Damião estava com um mandado de prisão preventiva em aberto. De acordo com informações, ele se passava por morador de rua para assaltar vítimas.
Comentários
-
Extra7 horas atrás
Confronto entre Gefron e criminosos termina com um traficante morto no rio Acre
-
Extra 29 horas atrás
Ação de Forças de Segurança do Acre descobrem ‘bunker’ para esconder drogas e apreendem arma em Brasiléia
-
Flash1 dia atrás
Vídeo: Após mandar mensagens para familiares, vigilante tira sua vida no estacionamento do Arena da Floresta
-
Extra11 horas atrás
Faccionados são presos após tentarem matar desafeto rival e realizar disparos em ruas de bairro em Brasiléia
-
Brasil1 dia atrás
Mulher ganha R$ 1,9 milhão na loteria, larga marido e se casa com amante
-
Flash2 dias atrás
Policia Federal apreende mais de 10Kg de Cocaína em Assis Brasil
-
Extra1 dia atrás
Acre é um dos quatro estados do Brasil que já emitem a nova Carteira de Identidade Nacional
-
Acre1 dia atrás
Em Senador Guiomard, adolescente é morto a tiros após ter residência invadida