fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ameaça de demissão de professores causa desfiliação em massa de sindicalistas do PT

Publicado

em

Dezesseis dirigentes formalizam saída do partido em ato marcado para esta sexta-feira (14) e baixa petista pode chegar a 200 militantes em uma semana

Rosana Nascimento, dirigente da CUT e do Sinteac: “Continuar filiado ao PT é concordar com a ditadura do governo estadual”

Rosana Nascimento, dirigente da CUT e do Sinteac: “Continuar filiado ao PT é concordar com a ditadura do governo estadual”

Dezesseis dirigentes sindicais anunciaram desfiliação em massa do Partido dos Trabalhadores no Acre. Todos respondem pelos núcleos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) no interior. Eles se reunirão na sede do sindicato, em Rio Branco, às 9 horas desta sexta-feira, em seguida marcharão ruma à sede do PT. As fichas de desfiliação, já assinadas, serão entregues pessoalmente.

Cada líder sindical faz “arrastões” no interior do Estado. A presidente regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sinteac, Rosana Nascimento, que também deixará a legenda após 13 anos, estima que 200 militantes abandonem o PT ao longo da próxima semana.

João Sandi, que já foi presidente do Sinteac, sendo atualmente um dos principais dirigentes da CUT, também confirmou desfiliação. Ele é responsável pelo núcleo do Sinteac no Vale do Juruá. Outros nomes expressivos da CUT também deixaram o PT.

Será a maior baixa do PT no Acre. Professores e demais funcionários administrativos da Educação devem atender à orientação da entidade em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Porto Acre, Plácido de Castro, Bujari, Acrelândia, Epitaciolândia, Sena Madureira e outros municípios.

A partir da próxima segunda-feira (17), esses grupos de ex-petistas buscarão outros partidos, principalmente aqueles que têm pretensões políticas em 2016.

Reportagem da ContilNet entrevistou com exclusividade a sindicalista Rosana Nascimento sobre as defecções no PT:

ContilNet – Qual a motivação para as desfiliações?

Rosana Nascimento – Estava escrito. O desgaste é natural e já amadureceu. Todos estão aterrorizados com a forma truculenta e desrespeitosa com que o governo do Acre trata a categoria. Não permitimos que um governador, eleito dentro do princípio da democracia, mande cortar salários e demitir trabalhadores. Continuar filiado a esse partido é concordar com toda essa ditadura.

Então o próprio PT foi conivente com os mandos do governo?

Vale ressaltar a revolta de toda a categoria com os dirigentes do PT no Acre. Nas redes sociais, isso é muito claro. Os atuais dirigentes do PT jamais se manifestaram nos dois meses de greve da rede estadual de educação. Em nenhum momento nenhum deles oficializou apoio aos trabalhadores, seja nas redes sociais, seja pessoalmente. Quem se diz solidário age com covardia, pedindo segredo. Esse tipo de apoio eu não reconheço. Eu perdi o respeito ao PT. Não tenho mais como permanecer nesse espaço. Talvez eu volte. Talvez os demais colegas voltem, quando, quem sabe, o PT passar a ser dirigido com ética.

Quais petistas que manifestaram apoio?

Quem se manifestou em favor dos professores foram pessoas não ligadas ao PT. O deputado Sibá Machado jamais apoiou o movimento, apesar de ter sido eleito sob a bandeira da educação. Ele tem cargos dentro do governo e não quer perder esses privilégios.

E o ex-governador Binho Marques?

Nem uma notinha ele mandou.

Nem o PCdoB?

O Moisés Diniz foi o único que veio à sede do Sinteac. Ele disse que deixaria o governo se demitissem os professores provisórios. O presidente do PDT veio também, mas o apoio ficou só de boca.

E os vereadores?

Somente a Lene Petecão e o Marcelo Jucá foram nas assembleias da categoria. A deputada Eliane Sinhasique também declarou apoio abertamente.

Nem mesmo o Raimundo Vaz?

Nem esse aí…

A senhora foi acusada de ter “duas caras”. O que há de verdade nos comentários de que a senhora esteve a serviço do PT durante a greve?

Nunca me preocupei com isso. Não faço jogo duplo. Minha desfiliação não é uma atitude de fachada. Eu acredito em Deus. Toda mentira é esclarecida, mais dia, menos dia. Minha postura é a mesma. Meu compromisso é com os trabalhadores em educação. Quem estiver satisfeito com o PT tem o direito de permanecer com eles. Todos somos livres.

Comentários

Continue lendo

Acre

Elzinha Mendonça satiriza programa da prefeitura: “ramais intrafegáveis”

Publicado

em

Por

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) pontuou na sessão de quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a condição dos ramais na capital acreana. Na oportunidade, a parlamentar reforçou que o Executivo não tem prestado assistência nas localidades.

“Existia um slogan do prefeito Sebastião Bocalom, que era ramais trafegáveis de inverno a verão, porém, me atrevo a dizer que o slogan realmente é Ramais Intrafegáveis”, disse satirizando o gestor . E completou: “Infelizmente, há um ano e dois meses que eu ando na nossa cidade fazendo meu trabalho e as indicações e reivindicações são as mesmas”, disse a parlamentar.

Ela citou a Ponte Jarbas Passarinho, que passou por reforma no ano passado, porém, atualmente, encontra-se impossibilitada para tráfego.

“Estive visitando essa ponte em julho do ano passado, ocasião em que a prefeitura estava lá fazendo uma revitalização no local devido à precariedade que se encontrava o local. Fiquei muito feliz porque seria uma resposta para aquelas pessoas que moram ali, para aqueles alunos que vêm daquele ramal e têm que atravessar aquela ponte”, disse.

E acrescentou: “só que o serviço foi tão ruim que a ponte já está é impossibilitada para travessia, ou seja, as crianças que vêm lá do final do ramal precisam dar um jeito de atravessar porque o ônibus não consegue mais, pois a ponte está para cair”, frisou.
Elzinha afirma que a prefeitura promete, mas não executa as obras. “O que realmente a gente escuta muito aqui são desculpas e nada de execução”.

Os ramais São Sebastião, Brás e Castanheira também foram citados pela vereadora.

“O Ramal São Sebastião, que fica ali na estrada do Quixadá, tem uma ponte que está para fazer aniversário a promessa de revitalização. A prefeitura foi lá, prometeu e nunca mais voltou. Tem também o Ramal Castanheira, que parece uma tábua de pirulito, cheia de buraco, mas não tem execução da prefeitura municipal. Ainda tem o Ramal do Brás que está em péssimas condições. A Seagro estava com os tratores totalmente se acabando, expostos na chuva, no sol. Porque a prefeitura não utilizou esses equipamentos para entrar nesses ramais e dar acesso à população. Então, é lamentável e necessário que haja denúncia para poder a prefeitura se manifestar”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

“Não receberam o reajuste prometido”, diz Fábio Araújo sobre agentes comunitários de saúde

Publicado

em

Por

A aplicação do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Vigilância em Zoonoses e Agentes de Endemias na capital acreana foi tema de debate na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25, pelo vereador Fábio Araújo (MDB).
O parlamentar relatou que as categorias não recebeu o reajuste, conforme anunciado pelo Executivo Municipal.

“A prefeitura pediu a Sessão Extraordinária, convocamos, aprovamos a proposta, foi publicada no Diário Oficial e na hora de efetivar o reajuste salarial não faz. Hoje, saiu o salário dos servidores e para a surpresa deles nada de aumento. Mais de mil servidores estão prejudicados por conta de falta de planejamento da Prefeitura de Rio Branco, sendo que dia oito de abril o acordo ainda não tinha sido fechado e teve prazo para a prefeitura corrigir folha de pagamento”, pontuou Araújo.

Fábio lembrou ainda que o reajuste é retroativo a janeiro de 2024. “A prefeitura deixou mais uma vez nossos trabalhadores para trás. Fica aqui o nosso repúdio e a nossa reclamação, em nome dos agentes comunitários de saúde, em nome dessa classe que está todos os dias na rua, no sol quente cuidando da nossa população”.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Cap. N. Lima apresenta indicação para obras em doze bairros de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Cap. N. Lima (PP) apresentou a mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quinta-feira, 25, indicações solicitando ao Executivo que realize melhorias nos bairros da capital acreana. O parlamentar reforça que esta tem sido uma das principais reivindicações da população rio-branquense.

Na oportunidade,, o progressista citou as ruas Alagoinha, Estácio de Sá, Santos Dumont, além das travessas Marília e Capixaba, localizadas nos bairros Bahia Nova, Aeroporto Velho, Bahia Velha e João Eduardo, respectivamente.

Além destes, N. Lima apresentou indicação também para melhorias aos bairros João Eduardo II, Bosque, Rosa Lina, Vitória, Macauã Wanderley Dantas, Santa Inês e Bairro 15.

“Peço que a equipe da prefeitura visite esses bairros e realize revitalização nas ruas Hosana, Henrique Dias, Marajá, Colina, José de Alencar, Travessas Pedro, Bom Destino e Arco-íris, Rua Ayrton Senna, Tarumã, Sumaré. Amoty Pascoal, José Joaquim, e travessas São Paulo, e Neto. Continuarei trazendo a esta Casa mais indicações para melhorias em nossa Capital, contribuindo com a gestão do nosso prefeito”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo