fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Amazônia Legal terá recursos para projetos de bioeconomia

Publicado

em

Linha de crédito foi anunciada pelo Banco do Brasil

Santarem Novo (PA) pescador do carangueijo as margens do Rio Maracanã que é o principal acidente hidrográfico do município. É o rio que separa Santarém Novo do município de Maracanã

Iniciativas de bioeconomia e infraestrutura sustentável na Amazônia Legal devem ganhar investimentos de US$ 250 milhões nos próximos meses. 

O valor será destinado a uma linha de crédito para projetos de investimentos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) pelo Banco do Brasil (BB), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e soma forças ao Movimento Impacto Amazônia, firmado durante o Pacto Global da ONU no Brasil, em Nova York, na última semana.

A inciativa pretende promover desenvolvimento na região amazônica por meio de apoio a bioempresas e a produtores rurais locais. Outros objetivos são financiar projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis e investir na melhoria da conectividade em áreas urbanas, rurais e florestais da Amazônia Legal, com prioridade para localidades isoladas.

O projeto está alinhado aos 12 compromissos de Sustentabilidade do BB e ao pilar de bioeconomia da Amazônia Sempre, programa do BID para o desenvolvimento sustentável da região.

O vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, destacou outras ações sustentáveis da instituição, inclusive em áreas degradadas da Amazônia. “A nossa meta para preservação e reflorestamento da floresta é de 1 milhão de hectares até 2025. Isso corresponde a um terço do território da Bélgica, por exemplo, só para termos uma referência”.

Sasseron lembrou que antes desses acordos, o Banco do Brasil ja investia em torno de R$ 136 bilhões na área da Amazônia Legal, além de conceder créditos para produção e extração de cacau, castanha do Pará, açaí que, segundo ele, “são produtos que preservam a floresta e, ao mesmo tempo, proporcionam uma atividade econômica para a população que vive do extrativismo”.

Amazônia na Times Square

Durante cinco minutos, a Times Square, área localizada no centro de Nova York, foi tomada pela Amazônia. Ao som da voz do rapper indígena Guarani MbYá, Orewa, todas as cores, exuberância, fauna, flora e cultura do povo da floresta passaram diante dos olhos de centenas de pessoas de todos os cantos do planeta.

Cacique Raoni assiste dominação dos telões da Times Square em campanha All Amazonia do BB. Foto: Beptuk Hokrit Metuktire/Instituto Raoni
Cacique Raoni na Times Square, em Nova York, em campanha All Amazonia, do BB – Foto Beptuk Hokrit Metuktire/Instituto Raoni

O espetáculo é parte da campanha “Somos All Amazônia”, do Banco do Brasil. Considerado o banco mais sustentável do mundo pela quarta vez, a instituição dedicou a semana a agendas de negócios focadas no desenvolvimento sustentável, na recuperação e eservação ambiental do Brasil.

Entre os compromissos assumidos pelo BB estão o incentivo à agricultura sustentável e o reforço a práticas que promovam a recuperação de pastagens e áreas degradadas, além de assegurar o desmatamento ilegal zero em contratos de financiamento na instituição.

 * A repórter viajou a convite do Banco do Brasil.

Edição: Graça Adjuto

Comentários

Cotidiano

Sábado (9) será de céu nublado e com chance de chuva a qualquer hora do dia, diz Sipam

Publicado

em

Por

 

Segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônica (Censipam), as condições de chuva voltam a aumentar sobre o Acre neste sábado (9) por conta da intensificação do fluxo de umidade na região. Para este dia a previsão é de céu nublado a encoberto, com pouco sol e chuva a qualquer hora do dia nas cidades do oeste acreano.

Já na capital e demais regiões do Acre o dia será de céu nublado, com sol entre muitas nuvens e tempo abafado. Entre a tarde e à noite ocorrem pancadas de chuva com trovoadas. Há possibilidade de temporais em todo o estado.

Confira as temperaturas em todas as regiões:

 

Alto Acre

 

Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 32ºC.

Baixo Acre

 

Mínima de 23°C e máxima de 31ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

 

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 23ºC e 30°C.

Vale do Purus

 

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 23ºC e 30ºC.

Vale do Tarauacá/Envira

 

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 30°C.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Palmeiras planeja quatro reforços para Abel e não vender nenhum titular

Publicado

em

Por

A reunião de avaliação da temporada que definiu a permanência do técnico Abel Ferreira também traçou o projeto para 2024.

Nenhum titular sai!

Esta é uma definição, que só mudará em caso de pagamento de multa de rescisão contratual.

Artur perdeu a posição e está fora dessa conta. Deve ser negociado com o Zenit.

Além do volante Aníbal Moreno, já contratado do Racing, a promessa é dar mais três ou quatro jogadores a Abel Ferreira.

Um meia, um atacante e um ponta devem ser as prioridades.

Fala-se em Caio Alexandre, volante do Fortaleza, mas o clube da capital cearense indica já ter pago a primeira parcela da contratação em definitivo ao Vancouver Whitecaps, do Canadá. Só haverá negócio em caso de proposta ao Fortaleza, o que se considera improvável.

Abel Ferreira indicou sua permanência pelo menos até o final de seu contrato, em dezembro de 2024.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

CBF atualiza ranking de clubes no Brasil; veja a posição do seu time

Publicado

em

CNN-Brasil

Flamengo é o líder do ranking nacional, seguido por Palmeiras e São Paulo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira, o ranking de clubes do Brasil. O Flamengo segue líder ao fim da temporada 2023.

De acordo com o ranking, o time carioca tem 16.678. O segundo colocado é o Palmeiras, com 15.372. Fecham o top 5 São Paulo (14.828), Athletico-PR (13.888) e Atlético (13.282). No total, são 239 clubes ranqueados.

O ranking leva em conta as últimas cinco temporadas do futebol brasileiro, com os anos mais recentes com maior peso na pontuação.

Veja os 20 melhores do ranking da CBF

  1. Flamengo (16.678)
  2. Palmeiras (15.372)
  3. São Paulo (14.828)
  4. Athletico-PR (13.888)
  5. Atlético (13.282)
  6. Corinthians (12.926)
  7. Fluminense (12.672)
  8. Grêmio (12.456)
  9. Fortaleza (12.350)
  10. América (11.533)
  11. Internacional (11.144)
  12. Santos (11.096)
  13. Bahia (10.158)
  14. Botafogo (9.712)
  15. Bragantino (9.046)
  16. Atlético-GO (8.908)
  17. Cruzeiro (8.330)
  18. Ceará (8.268)
  19. Cuiabá (8.076)
  20. Goiás (7.810)
  21. Coritiba (7.413)
  22. Vasco (7.006)
  23. Juventude (6.745)
  24. Sport (6.216)
  25. Avaí (5.477)
  26. CRB (5.342)
  27. Chapecoense (5.331)
  28. Vitória (5.200)
  29. Vila Nova (4.792)
  30. Criciúma (4.558)

Comentários

Continue lendo








Em alta