fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Amanda Diniz é eleita Rainha do Rodeio 2019

Publicado

em

Cristina Filgueira ficou com o título de princesa

Uma pré-seleção classificou dez candidatas que se apresentaram na noite desta quarta-feira, 17, no auditório do Hotel Nobile Suites Gran Lumni, para disputarem o título de Rainha do Rodeio da Expoacre 2019.

Amanda Diniz, acadêmica de Psicologia, foi eleita a Rainha do Rodeio 2019. A estudante de 24 anos foi a mais votada do certame e disputou o título com mais nove belas candidatas numa noite cheia de emoção, charme, beleza e simpatia.

O concurso Rainha do Rodeio é uma tradição que antecede a programação da Expoacre e já faz parte da agenda anual da feira. Os colunistas Roberta Lima e Gigi Hanan assinam o produto do evento, que se consolidou com credibilidade e ética.

A 22ª edição do concurso reuniu a imprensa e patrocinadores, e na oportunidade foi oferecido um jantar pelos restaurantes do Nobille Suítes Gran Lumni e do Divino Fogão, seguido do desfile das candidatas, que representaram as empresas Fazenda Nova Era, Fazenda Capixaba, Fazenda Estância Central, Fazenda Bom Retiro, Posto Ale 5, Fazenda Soberana, Prontoclínica, Ipê Empreendimentos, Santa Casa e Mustang Agropecuária.

As belas participantes foram preparadas pelo diretor de Passarela, Luis Vasconcelos e desfilaram no melhor estilo country, sendo avaliadas por um júri técnico formado pelo diretor-técnico do Sebrae/AC, Lauro Santos; empresária Tehani Telles; coordenadora oficial do Miss Acre Be Emotion e do Miss e Mister Acre Mirim, Meyre Manaus; colunista social Márcia Abreu; hair coiffer do Espaço Fiore, Cesar Maia; empresária Camila Parazzi e a Princesa ExpoSena 2018, Kateriny Pessoa.

O segundo lugar ficou com Cristina Filgueira, representante da Fazenda Soberana, com diferença de poucos pontos, mostrando que a disputa foi acirrada e que as participantes tinham um nível muito elevado de beleza e carisma.

Mardhya Ennis, Rainha do Rodeio 2018, abriu o desfile de despedida. A bela passou a faixa à nova representante, num momento de muita emoção.

Na tarefa de representar a Expoacre, maior evento de agronegócios do estado do Acre, que acontece de 27 de julho a 4 de agosto, a Rainha Rodeio 2019 Amanda Diniz terá uma série de compromissos ao longo de sua realeza, participando da Cavalgada na abertura da feira e do Circuito do Rodeio.

A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, prestigiou o evento e passou a faixa para a Princesa do Rodeio 2019, Cristina Filgueira. “O evento foi de alto nível, a organização está de parabéns. O certame já faz parte da tradição. Não existe Expoacre sem a Rainha do Rodeio e nem Rainha do Rodeio sem Expoacre”, comentou.

Os patrocinadores do evento são o Governo do Estado do Acre, Hotel Nobile Gran Lumni, Espaço Fiore, Itaipava, Divino Fogão, Fazenda Nova Era, Fazenda Capixaba, Fazenda Estância Central, Fazenda Bom Retiro, Posto Ale 5, Fazenda Soberana, Prontoclínica, Ipê Empreendimentos , Santa Casa, Mustang Agropecuária, Faculdade da Amazônia de Rio Branco – Unama e Xapuri Motors – Toyota.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo