Cotidiano
Alysson diz que há uma dificuldade das prefeituras na aquisição de medicamentos para a Covid-19
“A gente tem montado uma estratégia com os municípios e fazer uma compra única de azitromicina, ivermectina e outros medicamentos”

Da redação
O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, falou a respeito da falta de medicamentos levantado durante a sessão desta terça-feira (30).
Secretário reconheceu que há uma falta sim dos medicamentos que são disponibilizados na atenção básica. Segundo Alysson, há uma dificuldade em comprar essa medicação. Muitos empresários estão desistindo da dispensa de licitação, por não conseguirem cumprir os prazos.
Alysson Bestene disse que, a partir disso, um consórcio entre as prefeituras e a Sesacre está sendo montado para agilizar a compra de medicamentos como a azitromicina e a ivermectina. O secretário acrescentou, ainda, que a Covid-19, mesmo o paciente fazendo o uso dos medicamentos básicos na fase inicial, isso não impede dele progredir para uma fase mais aguda da doença.
“É uma doença que não tem uma receita de bolo, alguns pacientes mesmo utilizando essa profilaxia medicamentosa, ele acaba evoluindo e evolui de forma muita rápida, depende muito do paciente, dependendo do tipo de paciente ele vai para fase 2A, 2B, vai para fase 3, por mais que ele tenha iniciado essa fase profilática. Mas, é um modelo que a gente vem usando em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Porém, a gente tem, realmente, uma dificuldade de manter o padrão por falta da medicação básica que é difícil a aquisição. A gente tem montado uma estratégia com os municípios e fazer uma compra única de azitromicina, ivermectina e outros medicamentos”, disse Alysson Bestene aos parlamentares presentes na plataforma.
O secretário aproveitou para dizer, também, que o repasse feito aos municípios tem sido feito de forma sistemática. Ele lamentou que os governos anteriores tenham deixado um saldo negativo de R$ 6 milhões. Ou seja, deixaram de repassar às Prefeituras para a aquisição de medicamentos.
“É importância saber um pouco da assistência farmacêutica como ela está interligada. No que diz respeito a alguns medicamentos, são medicamentos que estão no padrão da atenção primária, que diz respeito aos municípios. Desde o governo Gladson nós tivemos a preocupação de manter em dia o repasse da farmácia básica, tendo em vista um saldo devedor de governos passados de R$ 6 milhões. Colocamos isso em dia. Agora, recentemente nós pagamos a farmácia básica para dar o suporte aos municípios”, disse o secretário estadual.
Quanto aos medicamentos de alta complexidade, podemos assim dizer, àqueles utilizados nas unidades de terapia intensiva, Alysson Bestene negou que haja um desabastecimento destes.
“Isso a rede hospitalar tem suprido. Eu recentemente tive visitando algumas unidade do interior e todos eles estavam abastecidos desses medicamentos. A gente tem relatos das nossas unidade hospitalares, que esses medicamentos têm abastecidos”, pontua.
Comentários
Cotidiano
Futsal: Brasil bate Portugal e é campeão da 1ª Copa do Mundo Feminina

A Seleção Brasileira conquistou na manhã deste domingo (7/12) o título da Copa do Mundo Feminina de Futsal, disputada nas Filipinas. É a primeira vez que a Fifa organiza uma competição da categoria. Para ficar com a taça, o Brasil derrotou Portugal por 3 x 0 na decisão, com gols de Emilly, Débora Vanin e da craque Amandinha.
Emilly foi eleita a melhor jogadora da competição.
A campanha do Brasil foi invicta: seis jogos, seis vitórias. Na fase de grupos, as brasileiras derrotou Irã por 4 x 1, Itália por 6 x 1 e Panamá por 9 x 0. Na fase de mata-mata, passou pelo Japão ao vencer por 6 x 1 e Espanha por 4 x 1 até chegar na decisão, demonstrando que o título não foi por acaso.
A seleção encerra a disputa deste primeiro Mundial com 32 gols marcados e apenas quatro sofridos em seis jogos disputados. Além disso, a equipe verde e amarela sai do torneio com Emilly como artilheira ao marcar sete gols. A camisa 9 também foi eleita a melhor jogadora da competição, seguida por Débora Vanin.
Confira o elenco do Brasil na conquista da 1ª Copa do Mundo Feminina de Futsal
Goleiras:
Bianca (Stein Cascavel-BRA)
Julia (Nun’Álvares-POR)
Fixas:
Taty (CMB-ITA)
Diana (Bitonto-ITA)
Camila (Nun’Álvares-POR)
Alas:
Amandinha (Torreblanca-ESP)
Emilly (Torreblanca-ESP)
Tampa (Roma-ITA)
Débora Vanin (CMB-ITA)
Simone (Kristall)
Luana (Stein Cascavel-BRA)
Pivôs:
Natalinha (Taboão/Magnus-BRA)
Ana Luiza (Torreblanca-ESP)
Lucileia (Bitonto-ITA)
Comentários
Cotidiano
New City e AAB “B” vencem no Campeonato Estadual 2025

Foto FEAB: Equipes lutam por vagas na fase final do Estadual
Dois jogos movimentaram a fase de classificação do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino, nesse sábado, 6, no ginásio do CEBRB. O New City derrotou o Old School B por 53 a 40 e o AAB “B” venceu o Resenha por 42 a 20.
Duelo feminino
No torneio feminino, o AAB bateu o BBX/Invictus por 29 a 11 e manteve a invencibilidade na competição.
Adequar a tabela
O departamento técnico da Federação Acreana de Basquete (FEAB) vai fazer adequações na tabela e nesta segunda, 8, deve divulgar as datas e os locais da reta final da primeira fase.
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia e Atlético Xapuriense vencem jogos de ida das semifinais da Série A

Foto João Valente: Fluminense da Bahia e Brasileia fizeram um jogo bem equilibrado
Fluminense da Bahia e Atlético Xapuriense venceram os jogos de ida das semifinais do Campeonato Estadual de Futsal da Série A nesse sábado, 6, e estão a um empate da disputa do título.
O Fluminense da Bahia venceu o Brasileia por 3 a 1, na quadra da escola Diogo Feijó, e o Atlético Xapuriense bateu o Quinari por 5 a 3, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard.
Jogos de volta
As partidas de volta das semifinais do Estadual serão disputadas no sábado, 13. O Brasileia recebe o Fluminense da Bahia, em Brasileia, e o Atlético Xapuriense joga contra o Quinari, em Xapuri.

Foto divulgação: Atlético Xapuriense vai ter a vantagem de jogar em casa

Você precisa fazer login para comentar.