fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Aleac sedia Encontro de Escolas de Governo do Acre para fortalecer parcerias e conhecimento

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realiza durante toda esta quarta-feira (24), um evento de grande importância para o estado, o Encontro de Escolas de Governo do Estado do Acre. O objetivo da reunião é fortalecer a integração e promover a troca de conhecimento entre as diversas escolas de governo que operam na região.

O encontro realizado no Auditório do Palácio da Justiça, teve início às 8h30 com um café da manhã de boas-vindas. O evento reuniu representantes das instituições e das escolas do governo do Acre, da Procuradoria Geral do Estado (PGE, Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal de Contas Eleitoral (TCE), Ministério Público do Estado (MPE) , Tribunal Regional Eleitoral e da Defensoria Pública.

Organizado pela Escola do Legislativo Acreano (ELA), o evento representa uma oportunidade única para que as instituições de ensino voltadas para o aprimoramento do serviço público compartilhem experiências e estratégias. O encontro também visa aprofundar a colaboração entre as entidades, criando um ambiente de aprendizado contínuo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) enfatizou a importância de um evento significativo e na oportunidade, anunciou o lançamento da 3ª Edição do Projeto Jovem Parlamentar Acreano.

Esta iniciativa, realizada em colaboração com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), oferece aos jovens uma oportunidade única de envolver-se ativamente na política e no processo democrático.

“Durante os 4 meses de mandato desses 24 jovens parlamentares, a Assembleia Legislativa também contará com a valiosa parceria de diversas outras instituições, demonstrando o compromisso em fortalecer a educação cívica e a participação da juventude na esfera legislativa”, frisou o presidente.

Além disso, o deputado Gonzaga assinou juntamente com o secretário de Educação e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, um termo de parceria, ressaltando a importância da colaboração entre as entidades para o sucesso desse projeto inovador.

Em seguida, o deputado Nicolau Júnior, primeiro secretário da Aleac, deu as boas-vindas aos presentes. Ele sugeriu a criação de uma Rede de Escolas de Governo do Acre, uma iniciativa promissora que visa fortalecer as ações voltadas para o desenvolvimento dos servidores públicos e o bem-estar da sociedade acreana.

“Essa rede pode servir como um importante instrumento de capacitação e educação contínua para os funcionários públicos, permitindo que eles estejam mais preparados para enfrentar os desafios em constante evolução da gestão pública. Além disso, ao investir no desenvolvimento de recursos humanos, o estado está sinalizando um compromisso com a melhoria da qualidade de vida e dos serviços oferecidos à população acreana”, enfatizou o parlamentar.

Em sua fala, a diretora da Escola do Legislativo Acreano, Rachel Farias, destacou a importância do evento, ressaltando que “a nossa intenção primordial é integrar, conhecer umas às outras”. Ela enfatizou ainda a relevância de compartilhar as atividades e ações de cada instituição, afirmando que “precisamos crescer juntos, realizar trabalhos em prol do serviço público, em parceria.”

Rachel Farias também ressaltou a necessidade de divulgar as iniciativas das escolas para a sociedade. “Nós e a sociedade em geral precisamos tomar conhecimento do que as outras escolas de governo estão realizando. Esse encontro busca promover uma colaboração significativa entre as escolas de governo, visando ao benefício coletivo e ao aprimoramento dos serviços públicos no Estado do Acre”, complementou.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luís Camolez, também elogiou a iniciativa da Aleac, destacando sua importância para as escolas de governo do Estado. O desembargador enfatizou que essa oportunidade representa uma experiência única, fundamental para o fortalecimento das ações governamentais.

“O compromisso com o conhecimento é evidente, pois todas as escolas compartilham um objetivo em comum: a busca constante pelo aprendizado. Essa troca de experiências promete enriquecer ainda mais o cenário educacional e administrativo do Estado, impulsionando o progresso e a inovação”, disse o desembargador.

A participação no Encontro de Escolas de Governo do Estado do Acre foi aberta a todos os interessados em contribuir para um serviço público mais eficiente e inovador. A intenção é proporcionar uma plataforma para o compartilhamento de ideias e a construção de parcerias duradouras entre as escolas de governo do Acre.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende homem suspeito de estupro de vulnerável

Publicado

em

Em uma operação conjunta, a Polícia Civil do Acre (PCAC), através da Delegacia Geral de Marechal Thaumaturgo, e a Polícia Militar deram cumprimento a um mandado de prisão contra um homem de 30 anos, suspeito de cometer estupro de vulnerável em 2018.

Segundo informações, o homem teria rendido uma adolescente na comunidade Oriente e a levado para uma área de matagal. Após um percurso de cerca de 10 minutos, ele praticou atos libidinosos contra a vítima. No entanto, a adolescente conseguiu escapar e denunciou o crime à Polícia.

O acusado já era conhecido das autoridades pela prática de outros crimes. Ele foi detido e ficará recolhido na delegacia de Marechal Thaumaturgo. Após a audiência de custódia, ele será conduzido ao presídio em Cruzeiro do Sul.

A ação reflete o esforço contínuo das forças de segurança do Acre em combater crimes contra a dignidade sexual e garantir a proteção das comunidades locais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar apreende “submetralhadora” artesanal na Cidade do Povo

Publicado

em

Os fabricantes de armas artesanais que trabalham para o crime organizado em Rio Branco estão ficando cada vez mais qualificados. No início confeccionavam apenas garruchas, mas com o passar do tempo passaram a fazer armas com o mesmo poder de fogo de uma calibre 12.

Na noite desta segunda-feira, 17, em uma ação na Cidade do Povo, integrantes do 2º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma espécie de “submetralhadora”, de calibre 380. Entretanto, ninguém foi preso.

Através de uma informação anônima, os agentes de segurança foram avisados que dois homens estariam usando uma arma de fogo no bairro. No local indicado não encontraram ninguém, mas em uma casa em construção encontraram a arma, com duas munições, e um facão.

O material apreendido foi levado para a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, que fica na região.

Comentários

Continue lendo

Geral

DHPP cumpre mandado de prisão de acusado de homicídio

Publicado

em

O mandado de prisão preventiva de Airton Góis da Silva no Presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco.

A ação foi realizada por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

Airton Góis, é apontado em um inquérito da DHPP, como um dos envolvidos na execução do serrador José Vaz da Silva de 37 anos. O crime aconteceu na noite de 29 de dezembro do ano passado.

Consta na investigação, que “Zezão”, como era mais conhecido,  caminhava pelo Ramal da Judia, região do Belo Jardim I, quando foi surpreendido por criminosos.

O trabalhador, sem ter qualquer chance defesa,  foi alvejado várias vezes e não resistiu aos ferimentos.

O caso foi  investigado por agentes da DHPP, que identificaram Airton Góis, como um dos autores do assassinato

O carro usado no crime e uma das armas foram apreendidos pela polícia.

Airton Góis, também responde a outros processos, entre eles, por tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo