2(1)

Centro Estadual de Formação de Pessoal em Saúde da Família da UPA do Tucumã é reconhecido como referência em saúde do norte

O deputado federal Alan Rick (PRB) foi um dos membros do conselho deliberativo da Câmara dos Deputados que elegeu nesta quarta-feira (27), os cinco vencedores do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, edição 2016.

O Centro Estadual de Formação de Pessoal em Saúde da Família Conselheiro Joseh Alexandre Leite Leitão, da Policlínica da UPA do Tucumã foi merecidamente reconhecido como de extrema importância para o Acre e será homenageado como referência das indicadas da região Norte.

A premiação é um reconhecimento da Câmara dos Deputados pelos esforços de entidades para ampliar o acesso ou pelo aperfeiçoamento de serviços de saúde voltados especificamente à população feminina. A solenidade de entrega da premiação será no dia 25 de maio, às 11 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

“A homenagem de reconhecimento dos serviços oferecidos à comunidade acreana pela da UPA do Tucumã é mais do que merecida. É motivo de orgulho para nós”, afirma Alan.

Confira os vencedores:

  • Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO/Centro-Oeste)
  • Hospital de Câncer de Barretos (SP/Sudeste)
  • Hospital Ophir Loyola (PA/Norte)
  • Maternidade Darcy Vargas (SC/Sul)
  • Maternidade Escola Januário Cicco (RN/Nordeste)

Participaram da eleição as conselheiras deputadas Zenaide Maia, Jô Moraes, Carmen Zanotto, Júlia Marinho, Keiko Ota, e os conselheiros deputados Alan Rick, Edmilson Rodrigues, Zeca Cavalcanti e o segundo-secretário, deputado Felipe Bornier, além dos deputados Pauderney Avelino, Flavia Morais, Mara Gabrilli e Rômulo Gouveia, que apresentaram voto em separado.

Conheça o prêmio

Instituído pela Resolução 15/09 e regulamentado pelo Ato da Mesa 62/10, o Prêmio Dr. Pinotti é concedido anualmente pela 2ª Secretaria a entidades cujos trabalhos ou ações mereçam destaque por promoverem acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. O evento é realizado no mês de maio, na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

A seleção dos premiados ocorre por maioria simples de votos dos integrantes do conselho, obedecendo aos seguintes critérios: grande vulto, expressivo resultado para a sociedade, inovação na estratégia e alcance do objetivo com eficácia e caráter exemplar pelas ações educativas desenvolvidas.

Quem foi o Dr. Pinotti

Médico ginecologista, professor universitário e político, José Aristodemo Pinotti graduou-se pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira. Foi presidente da Associação Brasileira de Reprodução Humana e Nutrição Materno-Infantil (Renumi, 1975-1988), diretor executivo do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM/Unicamp, 1985-1986), reitor da Unicamp (1982-1986), presidente da Comissão Científica do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (PAISM, 1988-1992), diretor executivo do Instituto da Mulher do Hospital das Clínicas de São Paulo e chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da USP e secretário Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo.

Dr. Pinotti teve mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à Saúde pública e o atendimento à população. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.

Comentários