fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

AGU defende prisão após segunda instância em parecer ao STF

Publicado

em

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que defende a prisão após condenação na segunda instância da Justiça, alterando entendimento anterior.

Na manifestação, a própria AGU destaca haver defendido entendimento diverso anteriormente, mas mudou seu entendimento ante manifestações recentes do próprio Supremo, que desde 2016 passou a permitir o cumprimento de pena após encerrados todos os recursos na segunda instância da Justiça.

Para a AGU, não há prejuízo ao princípio da presunção de inocência se condenados começarem a cumprir pena antes de eventuais recursos a instâncias superiores, ainda mais levando-se em consideração que em todas os graus de jurisdição são garantidos diferentes recursos.

“Quando a garantia da presunção de inocência é estendida para impedir qualquer prisão não cautelar antes da conclusão dos processos nas instâncias extraordinárias, o que se percebe é uma grave afetação dos direitos fundamentais das vítimas das condutas criminosas”, destacou a AGU na manifestação.

O parecer foi enviado no âmbito de uma ação direita de inconstitucionalidade (ADI) relatada pelo ministro Luís Roberto Barroso, na qual a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) busca a revogação da súmula 122 do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A norma questionada diz que “encerrada a jurisdição criminal de segundo grau, deve ter início a execução da pena imposta ao réu, independentemente da eventual interposição de recurso especial ou extraordinário”.

Segunda instância da Justiça Federal, o TRF4 passou a aplicar o entendimento resumido na súmula depois que o plenário do STF decidiu, em 2016, autorizar a prisão após segunda instância. Desde então, porém, decisões monocráticas de ministros do Supremo têm revertido decisões que autorizam a execução de pena antes do trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos a instâncias superiores.

Pelo atual entendimento da AGU, após a segunda instância já houve ampla análise de provas, garantindo o amplo direito de defesa.

No parecer, o órgão condena “a eternização de um sistema incapaz de garantir alguma efetividade a ato condenatório já avalizado por múltiplas autoridades judiciárias, independentemente das singularidades do caso concreto e ainda quando o crime imputado tenha ofendido relevante bem jurídico ou gerado abalo social gravíssimo”.

Não há prazo para que a ADI, relatada por Barroso, vá a julgamento.

Comentários

Cotidiano

Sábado (30) pode ter dia parcialmente nublado, com chance de chuvas no AC

Publicado

em

Por

Veja as temperaturas para todos os municípios acreanos.

 

De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera se intensifica sobre o sul da Amazônia e dá condições para a organização de áreas de instabilidade sobre a região e chegará sobre o Acre.

A previsão para sábado (30) é de sol entre nuvens e tempo abafado em todo o estado. O tempo varia de parcialmente nublado a nublado e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas isoladas em todo o Acre, principalmente no período da tarde e início da noite.

Confira as temperaturas em todas as regiões:

Alto Acre

 

Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 23°C e a máxima de 34ºC.

Baixo Acre

 

Mínima de 24°C e máxima de 33ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

 

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 22ºC e 33°C.

Vale do Purus

 

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 24º C e 32ºC.

Vale do Tarauacá/Envira

 

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 33°C.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Moraes suspende julgamento sobre entrega de dados do Google

Publicado

em

Não há previsão para retomada do julgamento

Logotipo do Google é exibido dentro de um prédio de escritórios em Zurique, Suíça.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e suspendeu o julgamento de um recurso do Google para evitar a quebra de sigilo de pessoas que teriam buscado informações sobre a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

O caso começou a ser julgado na semana passada no plenário virtual da Corte. Antes da interrupção provocada pelo pedido de vista, somente a relatora, ministra Rosa Weber, proferiu voto.

A defesa da plataforma recorreu ao Supremo após a Justiça determinar a identificação dos dados de um grupo indeterminado de pessoas que fizeram pesquisas sobre a vereadora dias antes do assassinato. A medida foi tomada na investigação que apura os mandantes do crime.

Ao analisar a questão, antes da aposentadoria, Rosa Weber destacou a importância da investigação, mas entendeu que quebra de sigilo indiscriminada é desproporcional e pode atingir até usuários comuns que procuraram informações sobre a morte da vereadora devido à repercussão na imprensa.

“Um número gigantesco de usuários não envolvidos em quaisquer atividades ilícitas, nos termos da decisão objurgada, teria seus sigilos afastados, a demonstrar indevida devassa e a sua absoluta desproporcionalidade em razão do excesso da medida”, argumentou a ministra.

Não há previsão para retomada do julgamento.

Edição: Fernando Fraga

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo e Bahia se encontram no Maracanã pelo Brasileirão

Publicado

em

Rádio Nacional transmite partida da 25ª rodada a partir das 16h

Flamengo e Bahia medem forças, a partir das 16h (horário de Brasília) deste sábado (30) no estádio do Maracanã, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes chegam à partida afundadas em crises: uma por ter amargado diversas eliminações e não ter conquistado nenhum título este ano, e a outra por se encontrar na zona do rebaixamento. O confronto contará com a transmissão da Rádio Nacional.

Após ter perdido a final da Copa do Brasil para o São Paulo, o Flamengo busca recuperar um ano sem títulos nos últimos jogos do Brasileirão. Isso porque a equipe está na 7ª posição, momentaneamente fora dos classificados à Libertadores do ano que vem. Em meio a tantos fracassos o técnico argentino Jorge Sampaoli não superou a pressão e foi demitido na última quinta-feira (28).

O Bahia também chega baqueado à partida. O clube nordestino está na zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 25 pontos, e necessita de uma vitória neste sábado para buscar a saída desta incômoda situação.

Na última rodada o Bahia foi derrotado em casa pelo Santos, em um confronto direto que acabou em virada santista. Depois desses pontos perdidos, a equipe procura fazer um grande jogo no Maracanã e sair com um resultado positivo.

Esse confronto também marcará o reencontro entre Rogério Ceni e Flamengo. O atual treinador do Bahia foi campeão brasileiro pelo Rubro-Negro em 2020, além de ter vencido um Campeonato Carioca em 2021.

Nos últimos dez jogos entre as equipes o Flamengo leva a melhor: são oito vitórias do Rubro-Negro contra apenas uma do Bahia, além de um empate. A última vitória do Bahia sobre a equipe carioca se deu em 2019.

Comentários

Continue lendo

Em alta