Conecte-se conosco

Flash

Acre terá ponto facultativo nesta segunda e feriado estadual na terça

Publicado

em

O governo do Acre publicou nesta quinta-feira, 10, o decreto nº 9.135, tornando a próxima segunda, 14 de junho, ponto facultativo, considerando que terça-feira, 15 de junho, é feriado em comemoração aos 59 anos de emancipação do Estado do Acre. A medida foi tomada com base no decreto estadual nº 7.613, de 31 de dezembro de 2020, que dispõe sobre os feriados e pontos facultativos no calendário público anual de 2021.

O atendimento nas unidades de saúde do Estado, incluídos os serviços de atendimento médico especializado, serviço de apoio diagnóstico, de internação, nos centros cirúrgicos, UTIs e central de agendamento de cirurgias não vão sofrer alteração.

Apesar da determinação, ficam os secretários e demais autoridades da Administração Pública autorizados a convocar seus servidores para expediente normal por necessidade de serviço.

 Acre, 59 anos do único estado que lutou para se tornar brasileiro

O Estado do Acre completa, nesta terça-feira, 59 anos de sua emancipação. Em 15 de junho de 1962, o presidente da República João Goulart assinava, em Brasília, a lei 4.070, que elevava o território federal a estado. O então governador Edgard de Cerqueira Filho sancionou a lei nº 14, de 2 de setembro de 1964, por meio da qual aprovou a data como feriado estadual.

A luta do povo acreano em busca de sua autonomia foi o resultado de uma longa jornada, que teve início ainda na Revolução Acreana e com a criação do território do Acre, o primeiro território federal do Brasil. Logo, a batalha foi para garantir autonomia política e administrativa, com a escolha dos governantes por meio do voto. Foi uma espera de cinco anos para que a lei fosse aprovada.

A história do povo acreano mostra a superação, a força e a determinação dos sonhos e ideais daqueles que desejaram arduamente fazer parte do país e ser considerados cidadãos brasileiros, com direito de crescer e se desenvolver.

A população é composta por vários imigrantes, entre nordestinos e sulistas, e sua população indígena, originária, totaliza hoje mais de 15 mil pessoas. No total, o Acre teve um crescimento de 820% de habitantes em menos de 70 anos.

Comentários

Flash

Suposta traição: Mulher é morta pelo companheiro enquanto dormia com os dois filhos

Publicado

em

Gabriel (foto menor) não teria aceito do fato da vítima ter dito que teria deitado com outro homem e a matou quando estava dormindo.

Uma discussão entre marido e mulher terminou em tragédia na capital. Luzivania Araújo Freitas, de 26 anos, foi assassinada a tiros  pelo marido Gabriel Lima de Almeida de 25 anos.

O crime aconteceu na madrugada deste sábado, 27, na residência do casal, localizada na rua 27 de julho, no Bairro Plácido de Castro, região da Sobral.

De acordo com a polícia a vítima dormia ao lado dos dois filhos do casal, quando foi atingida com dois tiros região da cabeça.

Logo em seguida Gabriel deixou o imóvel é caminhou até o quartel do 1º Batalhão da Polícia Militar, onde confessou a autoria do assassinato e entregou a arma do crime, um revólver calibre 38.

De acordo com informações Gabriel e Luzivania teriam tido uma discussão horas antes do crime.

A vítima teria ao marido confessado que teve uma relação com outra pessoa, enquanto eles estavam separados.

A Polícia Civil acredita em um crime premeditado, já que o acusado esperou a mulher dormir para assassina-la.

Gabriel Lima foi encaminhado para a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil.

Ele foi indiciado por homicídio qualificado com os agravantes de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima, feminicídio e ainda pelo crime ter sido praticado na presença de descentes, ou seja, dos filhos.

O acusado, autor confesso, vai passar por audiência de custódia, no Fórum Criminal de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador Gladson Cameli é homenageado pela Fieac em comemoração ao Dia da Indústria

Publicado

em

Em festividade comemorativa do Dia da Indústria, o governador do Acre, Gladson Cameli, recebeu homenagem da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) na noite desta quinta-feira, 25, na sede da instituição, em Rio Branco.

Governador Gladson Cameli recebe homenagem no Dia da Indústria, do presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro. Foto: Diego Gurgel/Secom

Uma placa de reconhecimento celebrou os pioneiros e parceiros do setor industrial do estado. Empresários da indústria acreana também foram homenageados.

Durante a cerimônia, o governador lembrou as conquistas do governo ainda nos primeiros cinco meses de 2023 e salientou: “É preciso somar esforços para vencer desafios. É em união que iremos avançar, diminuir a burocracia, fortalecer o setor empresarial e gerar emprego e renda para a população”.

Gladson Cameli enfatizou o empenho do Estado em apoio à indústria local. Foto: Diego Gurgel/Secom

O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, falou das atividades da Semana da Indústria, a superação da pandemia e agradeceu a atuação dos empresários e do poder público.

“Agradeço ao governador Gladson Cameli, pelas melhorias que temos feito no Parque Industrial, nos polos moveleiros e pelo respeito do poder público ao empresário”, enfatizou o presidente da Fieac.

Empresários da indústria acreana também foram homenageados. Foto: Diego Gurgel/Secom

A solenidade contou ainda com a presença do secretário Especial Adjunto de Assuntos da Casa Civil da República, Reinaldo Couto, que palestrou sobre novidades em licitações e contratos administrativos.

Prestigiaram o evento o secretário da Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita; a secretária de Comunicação (Secom), Nayara Lessa; a diretora da Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac), Waleska Bezerra; o presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Gonzaga; o deputado estadual Pedro Longo e empresários.

Comentários

Continue lendo

Flash

Epitaciolândia ganha Sede Provisória do Centro de Atendimento Anjo Azul

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário de Saúde Sérgio Mesquita, realizaram nesta sexta-feira, 26, a cerimônia de entrega da Sede Provisória do Centro de Atendimento Anjo Azul voltado para atender crianças com Espectro Autista e outras especialidades.

Agora o centro funcionará no prédio da antiga Secretaria de Educação, com espaço adequado, amplo e apropriado para atender as mais de 220 crianças assistidas. O prédio também será a sede do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF.

Mara Rocha (ex-deputada Federal) esteve presente no evento, antes de deixar o cargo ela destinou uma emenda para a construção da sede própria do Centro de Atendimento Anjo Azul, ela participou ainda da entrega de mais 3 camionetes para a prefeitura fruto de emenda de quando ainda era parlamentar.

Participaram também da cerimônia o Major Rocha ex-vice-governador, Dra. Joelma Ribeiro juíza da comarca de Epitaciolândia e apoiadora do programa, o Secretário de Obras José Antônio (Nego), vereadores Gilsinho Azevedo e a vereadora Lucimar de Souza (Preta), pais, crianças e equipe municipal.

Sérgio Lopes destacou os investimentos que a gestão vem fazendo em prol das crianças com Espectro Autista e outras especialidades.

“Nossa gestão tem esse olhar voltado para essa causa, só quem tem um filho com espectro autista ou com outras especialidades sabe das dificuldades que enfrenta no seu dia a dia, por isso, estamos buscando implementar diversas ações e políticas públicas para ajudar esses pais e mães ou responsáveis, hoje estamos entregando uma sede provisória, mas em breve teremos a sede própria graças a emenda deixada pela madrinha de Epitaciolândia Mara Rocha, já sancionamos a  Lei nº 453/2022, que garantiu direitos a redução da jornada de trabalho para os servidores públicos pais ou responsáveis por criança portadora de Transtorno do Espectro Autista dentre outras ações que estamos desenvolvendo.” Pontuou o chefe da gestão.

Comentários

Continue lendo

Em alta