Acre
Acre se destaca entre os estados com menores índices de mortalidade e morbidade no trânsito, aponta ranking nacional

Acre ocupa o 4º menor índice de mortes de trânsito no país para cada 100 mil habitantes. Foto: Divulgação
O Acre figura entre os estados brasileiros com as menores taxas de mortalidade e morbidade no trânsito, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informações Hospitalares (SIH), ambos do Departamento de Informática do Sistema único de Saúde (Datasus).
Segundo o levantamento, o Acre registrou uma taxa de mortalidade no trânsito de 11,20 óbitos para cada 100 mil habitantes, o que coloca o estado na 4ª posição entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal com o menor índice, atrás apenas dos estados de São Paulo, com 10,95; Amazonas com 11,14; e Distrito Federal, com 11,18.

Em relação à morbidade, o Acre fica em posição intermediária no ranking nacional. Foto: Divulgação
Já em relação à morbidade no trânsito, os dados indicam que o Acre ocupa o 13º lugar, uma posição intermediária entre os estados com o menor número de internações hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito. São 113,6 casos para cada 100 mil habitantes.
Mortalidade e morbidade
A diferença entre morbidade e mortalidade no trânsito está no tipo de consequência dos acidentes. Morbidade refere-se à ocorrência de ferimentos, lesões ou doenças resultantes dos chamados sinistros de trânsito. Envolve todas as pessoas que sofreram algum tipo de dano físico ou psicológico, mas que sobreviveram.
Já a mortalidade diz respeito aos casos em que o acidente resulta em óbito, seja imediato ou algum tempo depois, em decorrência das lesões.
De acordo com a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, cada número, seja de mortalidade ou morbidade, representa uma vida impactada diretamente pela violência no trânsito e a missão do órgão é contínua.
“O Detran e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar têm trabalhado incansavelmente na implementação de políticas públicas de educação para o trânsito, campanhas de conscientização, fiscalização e capacitando seus agentes. A educação é um pilar fundamental para transformar comportamentos e promover um trânsito mais seguro e humano. A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada e nosso objetivo é construir um Acre com índices cada vez menores”, observa.
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasileia apoia realização dos arraiais nas escolas
A Escola Francisco Germano, localizada no km 68 da zona rural, realizou na noite desta quarta-feira (18), sua tradicional festa junina, com muita alegria e participação da comunidade.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Amaral do Gelo, da secretária municipal de Educação, Raiza Dias, da gestora da escola, Maria Benize, comunidade escolar e convidados.
Durante a festa, o público prestigiou as apresentações das quadrilhas organizadas pelos alunos da escola, que encantaram a todos com animação e criatividade.
A noite também teve a participação especial da tradicional quadrilha Furacão Junina, da comunidade Aurora, que trouxe ainda mais brilho ao arraial.
Comentários
Acre
CDL lança Olimpíadas da Educação Financeira para estimular conhecimento entre jovens acreanos
Projeto envolve alunos de escolas públicas e privadas e vai premiar melhores colocados com até R$ 30 mil
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em queda e marca 2,61 metros nesta sexta
O Rio Acre apresentou nova redução no nível das águas em Rio Branco nesta sexta-feira (20). De acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal, às 5h13 da manhã, o manancial registrava 2,61 metros, indicando tendência de vazante. Não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas, segundo o mesmo relatório.
As cotas de alerta e de transbordamento permanecem inalteradas, sendo 13,50 metros e 14,00 metros, respectivamente.
Você precisa fazer login para comentar.