Cotidiano
Acre institui Política Estadual de Proteção a Órfãos do Feminicídio com auxílio financeiro
Decreto estabelece benefício para crianças e adolescentes que perderam mães para violência de gênero; medidas incluem apoio integral e intersetorial

A política será executada de forma intersetorial e articulada, com ênfase na proteção integral e na promoção da dignidade das crianças e adolescentes. Foto: ilustrativa
O governo do Acre publicou nesta terça-feira (28) o Decreto nº 11.778/2025, que cria a Política Estadual de Proteção e Atenção Integral aos Órfãos e Órfãs de Feminicídio. A norma estabelece diretrizes e critérios para a concessão de um auxílio financeiro destinado a crianças e adolescentes que perderam a mãe em decorrência de feminicídio, com caráter complementar para garantir apoio material básico.
Principais disposições do decreto:
Beneficiários: menores de 18 anos que residam no Acre e tenham ficado órfãos por feminicídio
Requisitos: comprovação de residência no estado e situação de vulnerabilidade socioeconômica
Solicitação: requerimento formal à Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) pelo representante legal
Exceção: não se aplica a órfãos que sejam adotados, pois a adoção altera a condição civil
A política será executada de forma intersetorial e articulada, com ênfase na proteção integral e promoção da dignidade das crianças e adolescentes. A Semulher está autorizada a firmar convênios e parcerias com outras secretarias, órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e organizações da sociedade civil para garantir a efetividade das ações.
O decreto entra em vigor imediatamente, cabendo à Semulher editar normas complementares com orientações sobre procedimentos, critérios e forma de pagamento do auxílio. A medida representa um avanço na proteção às vítimas indiretas da violência de gênero no estado.

O decreto também autoriza a Semulher a firmar convênios e parcerias com outras secretarias, órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e organizações da sociedade civil. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Quartas do Estadual começa com duas partidas no Tonicão

Foto Sueli Rodrigues: Confrontos do torneio passam a ser eliminatórios
Dois jogos marcam nesta quarta, 6, a partir das 15 horas, no Tonicão, o início da fase de quartas de final do Campeonato Estadual Sub-15.
Santa Cruz e PSG disputam a primeira partida e no segundo confronto o Furacão Norte enfrenta o Acre Esporte.
Sem vantagem
Os times irão para os duelos sem vantagem e se os jogos terminarem empatados, os classificados serão definidos nas cobranças de penalidades.
Santa e Furacão
Santa Cruz e Furacão do Norte chegam nas quartas de final como favoritos. As duas equipes apresentaram um bom futebol na fase de classificação.
Comentários
Cotidiano
6ª Copa TV Gazeta terá confronto de volta no Imaculada Conceição

Foto Glauber Lima: PSC e Glória decidem uma vaga para a próxima fase
A primeira fase da 6ª Copa TV Gazeta de Futsal terá nesta quinta, 6, a partir das 19 horas, no ginásio do Imaculada Conceição, confrontos de volta valendo classificação para a fase de quartas de final.
PSC e Glória fazem o primeiro jogo da rodada e na sequência as partidas são: Pista/Bombeiro Hidráulico x Chelsea, Aroeira x Fluminense da Bahia e Invictus x Granada.
“Vamos fechar a primeira fase no sábado, em Manuel Urbano, e as quartas serão iniciadas na terça, dia 11. A partir da próxima fase os jogos serão eliminatórios”, disse o coordenador da 6ª Copa TV Gazeta, Auzemir Martins.
Comentários
Cotidiano
Galvez será o único representante do Acre na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026

Atual campeão acreano sub-20, o Galvez será o único representante do Acre na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, principal competição de base do país. A confirmação foi feita nesta terça-feira (4) após decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF), comunicada oficialmente à Federação de Futebol do Acre (FFAC).
Diferentemente da edição anterior, quando o estado contou com Rio Branco-AC e Santa Cruz-AC na Copinha, desta vez a FPF solicitou à FFAC a indicação de apenas um clube para representar o Acre no torneio.
De acordo com o regulamento do Campeonato Acreano Sub-20, somente o campeão da categoria tem direito à vaga. Assim, o Santa Cruz-AC, vice-campeão desta temporada, ficou de fora da disputa. O clube havia participado da Copinha pela primeira vez neste ano, mas foi eliminado ainda na fase de grupos.
A delegação do Galvez terá direito a 25 vagas para hospedagem, alimentação, lavanderia e transporte interno durante o período da competição, conforme previsto nas normas da FPF.
Com informações do GE-AC

Você precisa fazer login para comentar.