fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre ganha apoio para fiscalizar a fronteira com Peru e Bolívia

Publicado

em

Do ac24horas

O governo brasileiro está desenvolvendo o Sistema Nacional de Comunicações Críticas (Sisnacc) que possibilitará a atualização, ampliação e compartilhamento das informações dos órgãos governamentais. O Sisnacc tem por objetivo atender a todos os municípios brasileiros por meio da integração dos sistemas de transmissão de dados utilizados pelas Forças Armadas, Receita Federal, Polícia Federal e polícias civis e militares dos estados, além das defesas civis.

O Acre, por exemplo, que hoje enfrenta problemas com um processo migratório intenso, o monitoramento eficiente da fronteira é de fundamental importância.

A implantação do Sisnacc possibilitará melhoria do sistema de segurança em áreas de fronteiras (Sisfron), assim como em grandes cidades, possibilitando ao Estado Brasileiro os meios necessários de tecnologia da Informação e Comunicação para atuar em situações de críticas, em grandes eventos e em condições de normalidade.

O Sisnacc será implementado por meio do compartilhamento de rede de rádio do Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado (SRDT) e da faixa de 700 MHz do 4G/LTE concedida à Defesa, Segurança Pública e infraestrutura.

Devido à capilaridade do SRDT e do Sisfron muitos órgãos federais e estaduais têm demonstrado interesse em estabelecer parcerias para que seja possível o compartilhamento dos mesmos, como é o caso dos estados do Piauí, Paraná e Mato Grosso do Sul, que por meio de seus órgãos de segurança já assinaram termos de parceria como o sistema que está em fase de desenvolvimento. A meta do governo brasileiro é firmar acordos com todos os estados.
O compartilhamento de dados por meio da implantação do Sisnacc, possibilitará também a economia de recursos por partes dos governos federal e estaduais, uma vez que não será mais necessário utilizar os serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia. Será possível, ainda, a ampliação da cobertura do sistema, a destinação da faixa de 800 MHz à segurança, a cobertura por parte do Sisfron de toda a fronteira terrestre do Brasil e a geração de empregos, devido à fabricação nacional de itens do sistema, entre outros benefícios.

Como exemplo de experiências bem sucedidas do SDRT e do Sisfron, além é claro da atuação durante a Copa do Mundo, podemos citar o Projeto Piloto do Sisfron na fronteira do Mato Grosso do Sul e a utilização do SDRT pelo Departamento Penitenciário Nacional para suprir deficiências em seus sistemas de comunicação por rádio. Sistema semelhante já é utilizado, por exemplo, pela na Inglaterra.

No Brasil, o projeto está em fase de desenvolvimento e discussão por vários setores do governo. A expectativa é que quando estiver operando com toda sua capacidade o Sisnacc poderá atender a quase totalidade da população brasileira.

Comentários

Acre

Idoso atropelado ao tentar atravessar avenida Sobral para chegar em forró

Publicado

em

No domingo à noite, Antônio Flávio Carneiro Ferreira da Silva, de 63 anos, foi atropelado na Avenida Sobral, no bairro Aeroporto Velho, Rio Branco.

Testemunhas relatam que ele tentou atravessar a avenida fora da faixa de pedestres e foi surpreendido por uma motocicleta. O idoso sofreu ferimentos graves, incluindo um traumatismo craniano, fratura na perna esquerda e cortes profundos na cabeça e na boca, além de escoriações.

Populares prestaram socorro, chamando a polícia e uma ambulância do Samu, que o levou para o pronto-socorro em estado estável. A perícia foi realizada no local, e o veículo envolvido foi liberado após as investigações.

Comentários

Continue lendo

Acre

Grave acidente de moto deixa jovem motociclista ferida na Capital do Acre

Publicado

em

Uma colisão envolvendo uma motociclista e um carro deixou Amanda Katrine Araújo Feitosa, de apenas 26 anos, está em recuperação após o incidente que aconteceu por volta das 15h00, no cruzamento das ruas Via Parque com a Pernambuco, no bairro do Bosque.

De acordo com as autoridades de trânsito, Amanda estava seguindo pela rua Pernambuco no sentido centro-bairro, pilotando sua motocicleta modelo Honda/Titan, placa NAG-8B45. O que parecia ser um domingo comum logo se tornou um pesadelo quando ela alegadamente atravessou o sinal vermelho. Nesse momento, um carro modelo Chevrolet/Onix, placa QLW-3J15, que seguia no sentido centro/bairro na Via Parque.

O impacto da colisão foi devastador, arremessando Amanda violentamente ao chão, onde sua cabeça bateu com força no asfalto, deixando-a inconsciente. Felizmente, a motorista do veículo envolvido permaneceu no local e imediatamente solicitou a assistência da ambulância e da Polícia de Trânsito.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) agiu prontamente, enviando uma ambulância de suporte avançado para prestar os primeiros socorros à jovem vítima. Após receber os cuidados necessários e ser estabilizada, Amanda foi transportada para o pronto-socorro de Rio Branco. Apesar da gravidade da colisão, ela foi descrita como estando em estado de saúde estável, embora tenha sofrido fraturas na perna direita e no braço esquerdo.

A Polícia de Trânsito também compareceu ao local para isolar a área e permitir que os peritos realizassem seu trabalho. Após a conclusão das investigações periciais, o veículo envolvido no acidente foi devolvido à proprietária, enquanto a motocicleta de Amanda foi removida por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre vai apresentar atrativos naturais e culturais na maior feira de turismo da América Latina

Publicado

em

Com muitos atrativos naturais e o turismo de base comunitária do estado a serem divulgados, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Sete), e o programa REDD+ Early Movers (REM) têm estreia marcada na 50ª edição da maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo 2023.

Organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, o evento será realizado de quarta-feira, 27, a sexta, 29, no Rio de Janeiro (RJ), reunindo as principais personalidades do turismo do Brasil e do mundo.

No estande do Acre serão apresentados regiões do estado com óculos 3D. Foto: Ilustração Wagner Lucena, Cidade Publicidade e Sebrae Acre

Da comitiva acreana, participarão agentes do turismo de base comunitária do Parque Nacional Serra do Divisor, Comunidade Croa e representantes dos povos Puyanawa e Yawanawa. Gestores e equipes da Sete, do Programa REM, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SebraeAC) e da Cidade Publicidade também estarão presentes com projetos inovadores.

No estande, apresentam produtos as cooperativas Cooperacre e Coopfarinha, e os empreendimentos Miragina, Florisa Vinhos da Amazônia, Cachaça Acreaninha, Artesanato Novo Crochê, Café Náuas, Farofa Gourmet e Casa do Artesão.

Secretário Marcelo Messias está confiante em obter bons resultados em negócios e parcerias na ABAV Expo 2023. Foto: Neto Lucena/Secom

Segundo o gestor da Sete, Marcelo Messias, a participação no evento é primordial para divulgar os destinos turísticos do Acre, as culturas indígenas, os empreendimentos e agências de turismo, além da culinária local.

“Teremos um estande com muitos atrativos, apresentando o etnoturismo e as culturas indígenas, além de participar das rodadas de negócios. Também apresentaremos os principais pontos de turismo, como a Serra do Divisor e o Croa, com óculos 3D, em parceria com o Sebrae Acre e Cidade Publicidade, em que as pessoas poderão vivenciar como são essas localidades e os festivais indígenas com visão 360°. Vai ser bem bacana”, adianta o gestor.

O destino turístico de base comunitária, com o apoio do Programa REM, é essencial para manter a floresta em pé, como acrescenta a diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Marques. “O programa REM visa fortalecer o turismo de base comunitária, que por sua vez coloca a população como protagonista e apoia o modelo de sustentabilidade ambiental e social necessária para o desenvolvimento desses territórios”, destaca.

Comentários

Continue lendo

Em alta