fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Acre está entre 5 estados selecionados para compor livro distribuído a líderes mundiais durante o G20, no Rio de Janeiro

Publicado

em

O Acre comemora mais uma posição de destaque, ao compor o Documental Estratégia e Desenvolvimento, livro que será distribuído aos líderes mundiais durante o G20, encontro que reúne representantes das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana e a União Europeia, para favorecer a negociação internacional. Em sua 19ª edição, será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

O diretor executivo da publicação, Marcus Guimarães, explica que um dos critérios da seleção é a relevância geográfica federativa. “Foram cinco estados selecionados. O critério da escolha do Acre se deu pela importância de pertencer ao bioma Amazônia, que será um dos temas fundamentais do G20, sendo três eixos principais: combate à fome, à pobreza e à desigualdade – as três dimensões do desenvolvimento sustentável, econômica, social e ambiental, e a reforma da governança global”, destaca.

Acre será um dos cinco estados a figurar em livro distribuído no G20. Foto: Pedro Devani/Secom

A apresentação do Acre na publicação está sendo articulada com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), que já se reuniu com a equipe do projeto. A distribuição será feita a todos os chefes de Estado e suas comitivas no evento do G20.

Cada ente federativo escolhido deve preencher 15 páginas de informações sobre o estado. O objetivo é fazer uma apresentação robusta, para que as lideranças tenham o máximo de dados possível sobre a região, embasando decisões e direcionamento de recursos.

“Vamos apresentar o Brasil e seus estados para garantir recursos ao desenvolvimento humano, visando reduzir as desigualdades sociais, ampliando os direitos humanos e garantindo a mobilidade social ascendente. Também queremos mitigar a crise climática e ambiental e a perda de biodiversidade, promovendo a redução dos gases de efeito estufa, efetivando ações conjuntas para deter o aquecimento global. Visamos também promover a restauração ecológica e acelerar a transição energética para uma economia de baixo carbono, mitigando tragédias meteorológicas, como a que atingiu o Rio Grande do Sul agora em maio”, informa Guimarães.

Vitrine para investidores

A inclusão do Acre no livro foi um pedido do presidente Lula, a partir de um encontro com o governador Gladson Cameli no dia 5 de junho, em Brasília. A titular da Secom, Nayara Lessa, reforçou que esse destaque que o estado vai ter no encontro é fundamental para as relações com as demais lideranças de outros estados e países.

“A gente está muito feliz de poder apresentar as potencialidades do Acre em um material que vai ser distribuído mundialmente. É motivo de orgulho para a gente e mostra o resultado do trabalho de uma equipe muito grande, que vem trabalhando diversos aspectos no estado, para que haja esse resultado positivo. O Acre já tem tido reconhecimento mundial, principalmente na área ambiental, mas a partir da publicação desse material, essa amplitude toma uma proporção maior”, relata a secretária.

Como chefe de Estado, o governador Gladson Cameli tem defendido, em seus discursos, que o Acre esteja no protagonismo de diferentes debates. Para ele, a projeção que esse livro vai dar ao estado é motivo de orgulho e gera sentimento de dever cumprido.

Governador anunciou com orgulho inclusão do Acre no livro que será entregue no G20. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Esse livro vai propiciar aquilo que cada estado pode receber para quem quer investir no Brasil, e o Acre foi selecionado devido ao fato de estar cumprindo todas as pautas ambientais, de modo que a gente possa trazer investidores para gerar emprego e renda. Me orgulha, porque foi uma escolha pessoal do presidente, para que a gente possa apresentar nosso estado para o mundo nesse livro”, reforçou Gladson, durante o Encontro Trinacional da Integração Rota Quadrante Rondon, que é realizado em Rio Branco até esta quarta-feira, 10, e reúne autoridades nacionais e internacionais para debater a consolidação do corredor interoceânico como via principal do comércio exterior do sudoeste da Amazônia brasileira.

O Documental Estratégia e Desenvolvimento está em sua 5ª edição e tem como princípio apresentar os estados e entes da federação, esclarecendo e traduzindo a estratégia da organização dos atuais gestores, utilizando mapas, objetivos e indicadores, permitindo o acompanhamento a partir de um sistema de monitoramento integrado, que criará uma cadeia de causa e efeito entre as diversas ações, oferecendo aos gestores e empresários no Brasil uma visão sistêmica das atuais gestões.

“Isso permitirá aos empresários que quiserem investir em qualquer região do Brasil implementar os ajustes necessários ao longo do processo de execução, otimizando recursos, materiais e aporte financeiro. Nossa contribuição será fortalecer o fornecimento de informações cada vez mais transparentes, alinhar esforços, criar sinergias e canais efetivos de comunicação entre as organizações envolvidas, integrando pessoas e processos com foco em resultados”, complementa Guimarães.

Comentários

Continue lendo

Flash

Grave acidente de transito em Brasiléia deixa mulher ferida

Publicado

em

Na tarde de quinta-feira (11), um grave acidente de trânsito abalou a tranquilidade do cruzamento das ruas Francisco Dino Gadelha e 02, em Brasiléia, no interior do Acre. Josiane Amorim, de 41 anos, sofreu ferimentos sérios após uma colisão envolvendo sua motocicleta e um automóvel.

Segundo relatos de testemunhas oculares, Josiane e seu marido estavam na motocicleta quando foram atingidos pelo carro no momento em que cruzavam a interseção. O impacto foi tão intenso que Josiane acabou sofrendo múltiplas fraturas na tíbia, fíbula e fêmur da perna esquerda, enquanto seu marido escapou com escoriações leves.

O motorista do veículo envolvido parou imediatamente para prestar assistência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte básico foi rapidamente enviada ao local. Após os primeiros socorros, o casal foi encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia.

Devido à gravidade dos ferimentos de Josiane, foi necessária sua transferência para o pronto-socorro em Rio Branco, onde deverá passar por intervenção cirúrgica. Seu marido recebeu alta após receber tratamento médico.

As autoridades de trânsito local interditaram a área do acidente para realizar a perícia necessária. Após a conclusão dos procedimentos, o veículo envolvido foi liberado e a motocicleta foi entregue aos familiares de Josiane.

Comentários

Continue lendo

Flash

TJAC entrega do bloco de espera destinado aos visitantes do Presídio Francisco de Oliveira Conde

Publicado

em

Instalação foi erguida com recursos do Fundo das Penas Pecuniárias da Comarca de Xapuri com 85% da mão-de-obra composta pelos próprios reeducandos do FOC; também foram entregues novas carteiras de identidade aos apenados

Representantes do Poder Judiciário acreano participaram, na manhã desta quinta-feira, 11, do evento de entrega da sala de abrigo aos visitantes do Sistema Prisional da capital acreana, construído com recursos do Fundo das Penas Pecuniárias.

Pelo TJAC, participaram o juiz de Direito Hugo Torquato (Vara de Execução Penal); a secretária do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), Débora Nogueira, que na ocasião representou o coordenador e a supervisora do órgão, o desembargador Francisco Djalma e a juíza de Direito Andréa Brito, respectivamente; o servidor Jovani Fogaça, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista.

Também estiveram presentes o promotor de Justiça Rodrigo Curti; bem como o diretor de reintegração social do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN/AC), André Vinício, que representou o presidente do órgão, Marcos Frank; o diretor de identificação da Polícia Civil, Júnior César, que representou o delegado-geral da PC, José Ribeiro; além de servidores e assessores do Judiciário, do IAPEN/AC e das Polícias Civil e Penal; entre outros

Homenagem ao juiz de Direito Luís Pinto

Na ocasião, os membros do dispositivo realizaram um agradecimento especial ao juiz de Direito Luís Pinto, titular da Vara Única da Comarca de Xapuri, que autorizou o uso de recursos do Fundo das Penas Pecuniárias para construção do novo bloco, que garante dignidade e respeito, além de mais conforto, aos parentes dos reeducandos durante os dias de visita. Também foi feita uma homenagem ao promotor de Justiça Tales Tranin, pelo trabalho incansável realizado em prol da garantia dos direitos dos apenados.

O juiz da Vara de Execução Penal registrou a importância da ação e lembrou que a boa acolhida aos familiares é uma demanda que contempla os próprios reeducandos, que recebem de forma positiva a melhoria na acolhida aos seus familiares, “que são as pessoas mais queridas para quem está privado da sua liberdade”.

“E quero pontuar aqui uma coisa que não pode passar desapercebida: esses recursos são oriundos do Fundo das Penas Pecuniárias, são recursos que vêm das próprias atividades criminosas, recursos apreendidos pelo Poder Judiciário e que podem destinados a atividades de interesse social. Isso demonstra a preocupação com o ciclo das atividades criminosas. Se houve um ilícito lá atrás, hoje ele é transformado em algo útil à própria ressocialização. Isso é algo louvável”, considerou o juiz de Direito Hugo Torquato.

“A gente recebe com muita felicidade esse espaço, que traz mais dignidade, acessibilidade aos reeducandos, fazendo com que eles se sintam mais acolhidos pelo Sistema de Justiça como um todo, especialmente no que diz respeito à acolhida de seus familiares nos dias de visita“, destacou, por sua vez, a secretária do GMF, Débora Nogueira.

“Infelizmente, nós temos dificuldades estruturais muito grandes (no sistema prisional); (…) e esta ação (…) é o resgate da dignidade das famílias que vêm visitar os presos e que não podem ser penalizadas pelos atos dos seus familiares. Meus parabéns a todos”, complementou o promotor de Justiça Rodrigo Curtis.

Entrega de novas carteiras de identidade

Em um ato simbólico, foram entregues a quatro reeducandos suas novas carteiras de identidade nacional. Os documentos foram expedidos por meio de ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJAC, em parceria com a Polícia Civil, por meio da diretoria de identificação da instituição, durante a última edição da Semana Nacional de Registro Civil.

Em todo o Acre, a ação expediu mais de 690 documentos em todos os estabelecimentos prisionais do estado. Além das novas carteiras de identidade nacional também foram emitidas certidões de nascimento, casamento, além de primeiras vias e regularização de cadastros de pessoa física (CPFs) dos apenados. Foram contemplados 286 homens em situação, sendo 80 em Rio Branco e 156 nos municípios do interior.

“É gratificante poder disponibilizar cidadania a essas pessoas em situação de cárcere, porque com a identidade eles passam a existir para o Estado e isso é muito importante para abrir portas, na saúde, na educação. Então é muito gratificante poder realizar esse trabalho de inclusão social”, disse o diretor de identificação da Polícia Civil.

O novo bloco de visitantes

O local tem arquitetura voltada ao abrigo do sol e da chuva, em ambiente acessível, ventilado, com bancos de espera, sistema de alto-falantes, vedação frontal e sanitário acessível, proporcionando comodidade e privacidade aos visitantes do Sistema Prisional de Rio Branco, que até então precisavam de servir de estrutura improvisada às margens da rua principal de acesso ao Presídio Francisco de Oliveira Conde para se proteger do sol e da chuva, sem dispor sequer de um banheiro.

A área total é de 106 m2, com 69 m2 de área construída. A novo bloco foi construído com 85% da mão-de-obra composta pelos próprios reeducandos, desde a edificação até mesmo à confecção dos bancos de espera, que foram feitos com madeira apreendida e doada ao IAPEN/AC pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador Gladson Cameli anuncia 1ª parcela do 13º e antecipação do pagamento do salário de julho para servidores estaduais

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 11, o governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais. A remuneração extra estará disponível, junto com o pagamento do mês de julho, na sexta-feira, 26, para os servidores aposentados e na segunda-feira, 29, para os servidores ativos, com crédito em conta no dia 27, sábado.

Com tal ação, o Estado destaca o seu compromisso com os profissionais que compõem a esfera governamental, uma das principais diretrizes do chefe de Estado. Em suas redes sociais, ele anuncia as datas e celebra: “Nosso governo já garantiu os recursos e com alegria anuncio este pagamento”.

Veja a publicação:

Comentários

Continue lendo