fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre é o estado brasileiro com o maior aumento de buscas por energia renovável, revela estudo

Publicado

em

(crédito: iStock / artJazz)

Entenda como funciona a política estadual de energia renovável do Acre e as ações que estão sendo implementadas para o investimento na matriz energética limpa

Os esforços para melhorar a produção e adotar uma matriz energética limpa no país estão sendo constantemente adotados, e o estado do Acre se destacou como líder da Região Norte em buscas por alternativas de energia renovável, conforme estudo recente desenvolvido pela Agência Conversion, especialista em análise de dados e SEO.

Entre junho de 2023 e junho de 2024, os acreanos demonstraram um crescente interesse em termos como “energia limpa e acessível” e “fonte de energia alternativa”, registrando aumentos expressivos de 800% e 600%, respectivamente, nas pesquisas do Google.

Outros termos, como “energia solar”, “energia hidráulica” e “energia geotérmica”, também tiveram aumentos notáveis de 376,19%, 300% e 266,67%, respectivamente.

Em um comparativo, além do Acre, apenas o estado de Alagoas registrou altas nas procuras, com um crescimento de 66,67% para o termo “fontes de energia limpa”.

Isso evidencia o destaque do Acre em relação aos demais estados brasileiros, indicando conscientização e interesse por fontes alternativas de energia na região Norte do país. Mas, afinal, o que motiva os acreanos a adotarem uma matriz energética verde?

Entenda a política estadual para energia renovável no Acre, Norte do país

O Acre vem se destacando não apenas nas buscas, mas também na implementação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade energética.

De acordo com o CIBiogas (2021), a capital Rio Branco possui o maior potencial de produção de biogás, produzindo energia limpa por meio de resíduos sólidos urbanos (RSU) com uma capacidade de 6 milhões de Nm³ de biogás por ano.

Enquanto a cidade de Cruzeiro do Sul, também no Acre, possui uma produtividade de 55,4 mil Nm³/ano de biogás.

Embora o estado não possua leis específicas sobre biogás ou biometano, há incentivos para a energia eólica e solar. Um exemplo disso são as comunidades em áreas afastadas do Acre que têm se beneficiado do abastecimento de energia por meio da geração solar fotovoltaica.

O programa “Mais Luz para o Acre”, instituído pela Lei nº 4.280, sancionada em 2023, tem levado energia solar a milhares de residências com a instalação de placa solar.

Em 2022, o governo do estado confirmou que 2,3 mil residências foram abastecidas com energia solar, e a previsão é de uma expansão de mais de 6 mil ligações até o final de 2024.

Os programas estaduais são fundamentais para levar energia renovável a áreas isoladas, melhorando a qualidade de vida das comunidades e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Fonte: André Lúcio – ConvNews

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vice-governadora Mailza prestigiou ato cívico em comemoração a emancipação política de Epitaciolândia

Publicado

em

Mailza acompanhou o governador Gladson Camelí em visita as obras da Operação Tapa-buracos em parceria do município com o governo do estado por meio do Deracre

Ao lado do prefeito Sérgio Lopes, a vice-governadora Mailza foi bastante aplaudida durante sua participação na abertura do ato cívico no centro da cidade. Foto: José Caminha/SECOM

A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEASDH) Mailza Assis representou o estado do Acre na abertura da programação alusiva do 33º aniversário de emancipação política do município de Epitaciolândia, na noite desta sexta-feira, 25, na região do Alto Acre.

Ao lado do prefeito do município, Sérgio Lopes, secretários municipais, vereadores e autoridades militares, Mailza abriu o desfile cívico que contou com apresentação do Corpo de Bombeiros Militar e Escolas Municipais. No palanque oficial, a vice-governadora lembrou da evolução histórica da cidade erguida às margens do antigo Seringal Bela Flor, à direita do rio Acre e do ex-governador do Acre, Edmundo Pinto, autor da lei que criou os novos municípios em 1992.

“Epitaciolândia carrega muito simbolismo em sua história, desde a homenagem ao ex-presidente da República Epitácio Pessoa, a aguerrida trajetória de seu povo muito nos orgulha e nos motiva a estar aqui neste dia”, acrescentou.

Em seu discurso Mailza lembrou do ex-governador Edmundo Pinto, autor da lei que elevou Epitaciolândia à categoria de município. Foto: José Caminha./SECOM

A titular da SEASDH afirmou que ainda em maio retornará ao município para inaugurar a Casa da Mulher, fruto de sua emenda como senadora da República. “Vamos entregar atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres de Epitaciolândia e toda região do Alto Acre“.

O prefeito Sergio Lopes lembrou que o município conquistou, pela 4ª vez, o primeiro lugar no ranking do Programa Previne Brasil, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa melhorar a qualidade da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa avalia indicadores como cobertura vacinal, atendimento pré-natal, prevenção de doenças crônicas e outros aspectos relacionados à saúde básica.

“Graças a esta parceria a cidade se transformou em um canteiro de obras. A vice-governadora Mailza tem dado um olhar diferenciado a Epitaciolândia, muitas obras são frutos de suas emendas. O governador Gladson Camelí esteve mais cedo conosco visitando as obras do Programa de Verão, são investimentos que ajudam a nossa cidade crescer”, destacou o prefeito.

Mailza acompanhou o governador Gladson Cameli e o prefeito Sergio Lopes em vistoria as obras da operação verão. Foto: Jairo Carioca

Ainda cedo, Mailza acompanhou o governador Gladson Camelí em visita as obras da Operação Tapa-buracos em parceria do município com o governo do estado por meio do Deracre. Ela também participou da abertura oficial da terceira edição do Intermed, o campeonato universitário internacional de futsal que reúne estudantes brasileiros das universidades bolivianas, na cidade de Brasileia, na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência recebe o Águia e vai tentar a 1ª vitória no Brasileiro

Publicado

em

Foto John Silva: Polaco ganha uma vaga e começa a partida como titular

O Independência enfrenta o Águia de Marabá neste domingo, 27, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta, em um duelo válido pela 2ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor empatou fora de casa na estreia e o Águia, em casa, conquistou uma vitória.

Ulisses mexeu na equipe

Com as lesões do zagueiro Jô e do atacante Juan, Ulisses Torres foi obrigado a realizar mudanças no Independência. Léo Oliveira e Polaco começam a partida entre os titulares.

“Fomos obrigados a mexer na equipe. Vamos enfrentar uma equipe qualificada e precisamos ter uma atuação segura”, comentou o treinador.

Quem seguir 100%

Depois de bater o GAS, em Marabá, o Águia chega para o duelo com o Independência sem desfalques.

“A meta é fazer sete vitórias e sete empates, numa conta de primeiro lugar do grupo, numa conta e invencibilidade, numa conta de ajuste de números para fortalecer dentro da competição e chegar forte lá na frente”, comentou o técnico do Águia, Sílvio Criciúma.

Trio de arbitragem

Guilherme Francisco Maciel, de São Paulo, apita Independência e Águia de Marabá. Os acreanos Antônio Neilson e Roseane Amorim serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

São Paulo sofre com ex-Corinthians, mas joia garante empate contra o Ceará

Publicado

em

Ceará e São Paulo empataram por 1 a 1 na Arena Castelão, na noite de hoje, na Arena Castelão, em jogo válido pela 6ª rodada do Brasileirão.

Pedro Henrique, ex-Corinthians, abriu o placar para o Vozão logo aos 3 minutos do 1º tempo. No entanto, a estrela de Ryan Francisco brilhou e a joia empatou o jogo para o São Paulo.

Zubeldía escalou um time bem modificado, mas o São Paulo não sofreu contra o Ceará. Nomes como Ryan Francisco, Lucas Ferreira, Bobadilla e Sabino começaram como titulares.

O Tricolor manteve sua invencibilidade no Brasileirão. Agora são seis jogos com cinco empates e uma vitória na competição.

Comentários

Continue lendo