Conecte-se conosco

Geral

Acre conquista três pódios no maior evento de tecnologia para a gestão publica do país

Publicado

em

Equipe acreana celebra a excelência conquistada no Secop 2025, reafirmando o compromisso com a inovação e a transformação digital na gestão pública. Foto: cedida

Consolidando o Estado como referência nacional, os três pódios conquistados foram no 52º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2025), promovido pela Abep-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação), entre os dias 6 e 7, em Brasília. Os prêmios foram: 2º lugar em Inovação (que demonstra o grau em que o projeto representa uma ideia ou conceito novo e criativo, ainda não implementado em outras esferas), 1º lugar no Prêmio Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital com o projeto Reuse, e 3º lugar no ranking geral do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD). O avanço é expressivo, considerando que, há apenas três anos, o Estado ocupava as últimas posições.

A premiação tem como base os resultados no IOSPD, indicador que mede a maturidade digital das administrações estaduais e a acessibilidade dos serviços públicos à população. O resultado consolida o Acre como uma referência nacional em transformação digital, reflexo de uma estratégia sólida de inovação, modernização e transformação na gestão pública implementada pelo governo estadual. Segundo o regulamentos espera-se que as iniciativas de governo digital apresentadas, além de promoverem relações mais ágeis e efetivas, fomentem boas práticas de governança e catalisem mudanças democratizantes nas estruturas de governo.

“Essas conquistas mostram que o Acre está no caminho certo. Sair da última colocação para estar entre os melhores do país, em tão pouco tempo, é fruto de muito trabalho, planejamento e compromisso com a modernização do serviço público. Quero parabenizar toda a equipe envolvida e reafirmar que continuaremos investindo em tecnologia e inovação para melhorar a vida da nossa população”, destacou o governador do Acre, Gladson Camelí.

Projeto

Reuse

Além do reconhecimento em inovação, o Acre também foi premiado em 1º lugar na categoria 3.4 – Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital, com o projeto Reuse Acre: Otimizando a Gestão de Bens Móveis no Governo do Acre para Eficiência, Sustentabilidade e Transformação Digital.

Coordenada pela Sead, o sistema permite a redistribuição de bens entre órgãos governamentais, reduzindo desperdícios e maximizando o aproveitamento dos recursos públicos, por meio de ações como:

  • Reaproveitamento de bens entre órgãos estaduais, reduzindo gastos com novas aquisições;
  • Sustentabilidade, evitando o descarte desnecessário de materiais;
  • Digitalização de processos, ampliando a eficiência no controle do patrimônio público;
  • Transparência e governança, com dados acessíveis e rastreáveis.

“É o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe que se dedica, que se esforça para entregar sempre o melhor. Hoje não resta dúvida de que esse trabalho é de excelência. O Estado do Acre hoje é o terceiro colocado no ranking geral de oferta de serviços públicos digitais, e fomos agraciados com o prêmio do Reuse como a melhor solução de governança digital. Parabéns à equipe, parabéns ao Acre, parabéns à Sead. Agora é festejar e seguir trabalhando, porque o trabalho não pode parar”, afirmou Paulo Henrique Oliveira, diretor de modernização da Sead.

Equipe de modernização da Sead celebrando as conquistas do Acre no Secop 2025, resultado de dedicação, trabalho árduo e compromisso com a inovação na gestão pública. Foto: Andressa Larissa/Sead.

Ranking geral do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais

O avanço do Acre reflete um trabalho contínuo de transformação digital, com foco em planejamento estratégico, valorização da equipe técnica e investimento em soluções desenvolvidas no próprio governo. O resultado é o reconhecimento de um Estado que vem se destacando, ano após ano, pela capacidade de inovar e de entregar serviços públicos mais acessíveis e resolutivos à população.

“Nós estamos recebendo o terceiro prêmio nesse evento com o projeto Reuse, além de conquistar o 3º lugar no prêmio geral. Em três anos, saímos do último lugar para o terceiro, concorrendo com estados de todo o país. Quero agradecer a toda a equipe da modernização e da Sead, que trabalhou muito para que esses prêmios fossem conquistados. É uma alegria muito grande estar à frente dessa secretaria com essa equipe maravilhosa. E no ano que vem, se Deus quiser, vamos ganhar ainda mais prêmios. É isso: força de trabalho pelo Acre e muito mais conquistas pela frente”, ressaltou, emocionado, o secretário de Administração Paulo Roberto Correia.

Secretário Paulo Roberto (foto) ressalta que esses prêmios são o reconhecimento do esforço e dedicação de toda a nossa equipe. Foto: cedida

Promovido pela Abep-TIC, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o Secop reúne anualmente lideranças da administração pública, especialistas e gestores de tecnologia da informação de todo o Brasil, consolidando-se como um dos principais eventos do setor no país.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Prefeitura de Cruzeiro do Sul atende e remove famílias afetadas pelas fortes chuvas

Publicado

em

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou atendimentos emergenciais e removeu duas famílias, totalizando seis pessoas, da Travessa do Cemitério, no bairro da Baixa, após serem atingidas pelas fortes chuvas registradas na terça-feira, 13, no município. De acordo com o monitoramento, o volume de chuva chegou a aproximadamente 50 milímetros.

A equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania também esteve no local para prestar orientações, e as famílias foram encaminhadas para casas de parentes, após optarem por não aderir ao aluguel social.

Como medida de segurança, as equipes da Defesa Civil irão realizar, nesta quarta-feira, 14, a demolição das residências afetadas, evitando novos riscos à integridade dos moradores e da área.

O agente da Defesa Civil, Iranilson Nery, ressaltou o trabalho contínuo das equipes e o apoio da gestão municipal às famílias atingidas pelas chuvas.

“Estamos vivendo um período de fortes chuvas e muitas famílias são afetadas por desmoronamentos, desbarrancamentos e enxurradas de córregos. Temos atuado diariamente para levar o suporte necessário às pessoas afetadas. O prefeito Zequinha Lima tem nos pedido para que, neste momento em nossa cidade, possamos chegar com nosso apoio às famílias o mais rápido possível”, destacou Iranilson.

Comentários

Continue lendo

Geral

Governo do Acre firma contrato de quase R$ 2 milhões para curso avançado de operações SWAT

Publicado

em

Capacitação especializada na área de segurança pública será realizada por empresa internacional e terá vigência de sete meses

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), firmou um contrato no valor de R$ 1.980.000,00 para a realização do curso SWAT Operations Advanced, voltado à capacitação técnica especializada na área de segurança pública. O extrato do contrato nº 08/2026 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (14).

A contratação ocorreu por meio de inexigibilidade de licitação, com fundamento na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, e contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A empresa responsável pela execução do curso é a U.S. Police Instructor Team – USPIT (AA & Saba Consultants, Inc.), que ficará encarregada das atividades teóricas e práticas, do acompanhamento integral da capacitação e da supervisão do cumprimento dos critérios exigidos pela legislação vigente.

A capacitação visa atender demandas estratégicas da Sejusp e será custeada com recursos provenientes de emenda parlamentar. O contrato terá vigência de sete meses, com início em 12 de janeiro de 2026 e término previsto para 11 de julho de 2026, podendo ser prorrogado, desde que respeitada a vigência da emenda que financia a ação.

O documento foi assinado em Rio Branco no dia 12 de janeiro de 2026 pelo gestor do Fundo Estadual de Segurança Pública da Sejusp, José Américo de Souza Gaia, e pelo representante da empresa contratada, Charles Akari Saba.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil cumpre novos mandados e encontra depósito clandestino de medicamentos em Rio Branco

Publicado

em

Em mais um desdobramento das investigações sobre o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde, a Polícia Civil do Acre (PCAC) cumpriu, nesta quarta-feira, 14, dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco.

Um dos locais inspecionados fica na região da Gameleira, onde a equipe policial localizou mais um depósito clandestino utilizado para o armazenamento irregular de medicamentos oriundos da rede pública de saúde. De acordo com a investigação, a autoridade policial trabalha com a hipótese de que o local seja de responsabilidade do mesmo idoso de 74 anos que já vinha sendo investigado desde a semana passada por envolvimento no esquema. O segundo alvo da operação foi uma clínica que presta serviços de saúde, pois os proprietários do estabelecimento são investigados sobre a hipótese de crime de receptação de medicamentos.

A ação faz parte de uma investigação mais ampla, iniciada há alguns meses a pedido do secretário de Estado de Saúde, e conduzida por meio de uma força-tarefa da Polícia Civil. Com os mandados cumpridos nesta quarta-feira, já são cinco ordens judiciais executadas no âmbito da apuração, que busca identificar todos os envolvidos no esquema criminoso, bem como o destino final dos medicamentos desviados.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho investigativo e o compromisso da instituição com a defesa da saúde pública. “Estamos tratando de um crime extremamente grave, que atinge diretamente a população que depende do sistema público de saúde. A Polícia Civil está atuando de forma firme e contínua para identificar todos os responsáveis, desarticular esse esquema criminoso e garantir que os culpados sejam responsabilizados na forma da lei. Esse é um trabalho técnico, sério e que seguirá até o completo esclarecimento dos fatos”, afirmou o delegado-geral.

As investigações seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas. A Polícia Civil reforça que denúncias podem contribuir de forma decisiva para o avanço das apurações, através do 181.

Comentários

Continue lendo