Flash
Acre alcança resultado expressivo em boletim de finanças divulgado pelo Ministério da Economia
Segundo informações divulgadas recentemente pelo Ministério da Economia, o Acre compõe a lista de estados que estão avaliados positivamente no Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais com nota B na Capacidade de Pagamento (Capag).
Com resultado expressivo pelo quarto ano consecutivo, o Acre, juntamente com outros 20 estados, está devidamente autorizado a contrair operações de crédito ou empréstimos com garantia da União. Isso significa que, em caso de eventuais prejuízos ou inadimplências durante a gestão, o governo federal assume e cobre a dívida.

Estado alcança o resultado pelo quarto ano consecutivo e adota nota A como meta para 2023. Ilustração: Sefaz/Acre
A avaliação positiva e destaque no cenário econômico nacional desponta como um reconhecimento sobretudo para as áreas que se articulam diretamente na gestão dos recursos públicos e atuam na promoção do equilíbrio fiscal no estado, viabilizando o aquecimento da economia e, com isso, o aumento da renda e da geração de emprego.
“Demonstra o compromisso do Governo Gladson, por meio da equipe técnica da Sefaz, que não se limita a arrecadar e fiscalizar, mas também dá solidez no controle das finanças públicas”, disse o secretário de Estado da Fazenda, Amarísio Freitas.
Ainda segundo ele, o zelo e o cuidado com a coisa pública tem sido umas das premissas da gestão e equipe da Fazenda.
“Diariamente, temos que tomar decisões que afetam diretamente os cidadãos acreanos. Estamos diante de cenários desafiadores para o próximo ano ante à perda de receitas, mas esta avaliação nos deixa prontos e confiantes para continuar avançando”, destacou o secretário.
Endividamento reduzido
Segundo dados da Diretoria de Contabilidade Geral do Estado, o Acre apresentou resultados expressivos também na redução do indicador de endividamento que, em 2018, era de 82,07% e, agora em 2022, caiu para 63,13%. A meta para 2023, segundo a Sefaz, é reduzir ainda mais, chegando a menos de 60% e, assim, ingressar na elite dos estados com melhor avaliação com nota A.
De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a metodologia do cálculo é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Dessa forma, faz-se uma avaliação do grau de solvência, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa para verificar a saúde fiscal do Estado.
Ao apurar a situação fiscal dos estados que querem contrair novos empréstimos com garantia da União, a Capag verifica se, porventura, um novo endividamento representaria risco de crédito para o Tesouro Nacional. (Com informações da Secretaria do Tesouro Nacional)
Comentários

Flash
Humorista Pedro Manso faz show neste domingo (29) em Rio Branco
O Centro Universitário U:verse, antiga Firb/Faao em Rio Branco, será o endereço do humor neste domingo (29), a partir das 20 horas, durante o aguardado show do humorista Pedro Manso.
O humorista, que é conhecido por imitar vários famosos, entre eles o apresentador Fausto Silva e o apóstolo Valdomiro Santiago, promete um super show de humor.
O jornalista Antônio Klemer vai apresentar o evento. Para informações e compra de ingressos o contato é o (69) 99954-7575.
Comentários
Flash
Sesacre informa que foram registrados 4 novos casos de coronavírus neste sábado, 28
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 4 novos casos de coronavírus neste sábado, 28. O número de infectados notificados é de 160.163 em todo o estado.
Até o momento, o Acre registra 369.758 notificações de contaminação pela doença, sendo que 209.578 casos foram descartados e 17 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 154.846 pessoas já receberam alta médica da doença.
Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.
Nenhum óbito foi notificado entre os dias 22 e 28 de janeiro, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.041 em todo o estado.
Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_28_01_2023_COMPLETO (1)
Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos
Comentários
Flash
Abel se torna o 3º técnico com mais títulos na história do Palmeiras

Abel Ferreira
REPRODUÇÃO/CONMEBOL
Com a Supercopa do Brasil, Abel Ferreira deixa Felipão para trás e empata com o técnico campeão da Copa Rio de 1951
Com a conquista inédita da Supercopa do Brasil neste sábado (28), diante do Flamengo, Abel Ferreira ganhou ainda mais espaço entre os maiores técnicos da história do Palmeiras. O português se tornou o terceiro técnico com mais títulos na história do clube.
Em pouco mais de dois anos pelo Palmeiras, Abel Ferreira comandou a equipe em sete campanhas vitoriosas. Desde novembro de 2020, o Verdão conquistou duas vezes a Libertadores da América e uma edição de Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Paulista, Recopa Sul-Americana e, agora, a Supercopa do Brasil.
Com sete títulos, Abel Ferreira deixou Luiz Felipe Scolari para trás e subiu para a terceira posição no ranking dos técnicos mais vitoriosos do Palmeiras, empatando com o uruguaio Ventura Cambón, que levantou sete troféus em 15 passagens como técnico do Verdão ora como interino, ora como treinador efetivado. Cambón foi o técnico da Copa Rio de 1951.
O próximo ‘alvo’ de Abel é Vanderlei Luxemburgo, que conquistou oito títulos em cinco passagens pelo Palmeiras – sem contar a Florida Cup de 2020. Em primeiro lugar está Osvaldo Brandão, que foi campeão 10 vezes à frente do Alviverde como treinador.
Abel Ferreira terá mais quatro oportunidades de subir na lista em 2023. Nesta temporada, o Palmeiras já participa do Campeonato Paulista e ainda vai disputar o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores. No Paulistão e no Brasileirão, o Palmeiras é o atual campeão.
Comentários
- Flash2 dias atrás
Parceria com o Judiciário: 200 famílias são beneficiadas com Cestas Básicas e 30 grávidas recebem kit bebê em Brasiléia
- Geral2 dias atrás
Policiais Civis do Acre passam por curso de capacitação para manuseio de carabina
- Extra2 dias atrás
Manifestante tentam invadir casa de governador no interior do Peru que repele com tiros
- Acre2 dias atrás
Polícia Federal realiza apreensão de notas falsas em Cruzeiro do Sul
- Geral17 horas atrás
Acidente de ônibus deixa ao menos 25 mortos no Peru
- Acre2 dias atrás
Empresários apontam alta carga tributária como maior obstáculo aos negócios
- Acre2 dias atrás
Contribuintes podem aderir ao Refis com descontos que chegam a 100%
- Brasil2 dias atrás
Governadores reclamam de reajuste no piso dos professores concedido por Lula