fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Ações das forças de Segurança reduziram índice de crimes violentos no Acre

Publicado

em

Embora o Anuário Brasileiro de Segurança Pública tenha colocado o Acre entre os estados onde os índices de violência não recuaram nos anos de 2019 e 2020, os números alcançados pelas forças de Segurança do Estado, no mesmo período e no primeiro semestre de 2021, mostram que no Acre houve redução de crimes violentos e contra o patrimônio.

O levantamento, divulgado na semana passada, analisou apenas os 12 meses de 2020, e foi justamente no primeiro mês do ano que o Acre, mais precisamente a capital Rio Branco, enfrentou uma situação atípica em todo o seu histórico de combate a crimes violentes. O titular da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos, lembra que naquele mês a atuação de um serial killer pertencente a uma organização criminosa fez explodir as mortes violentas na capital.

Forças de Segurança Pública do Acre receberam equipamentos e o Curso de Operações Integradas, que elevou o preparo da tropa e o nível de atuação nas ocorrências Foto: arquivo


“Mas, o que se percebe é que houve uma redução em relação a 2019 e 2018. O mês de janeiro foi o que fugiu a esta regra, isso é importante frisar e nós até percebemos que no mês de junho de 2020, nós tivemos o menor registro histórico de homicídios em um mês  com 14 mortes, num período de 10 anos e consequentemente isso demonstra uma tendência de redução e nos demais meses também”, disse.

A partir desse acontecimento, lembra o secretário, a Segurança Pública implementou ações operacionais de enfrentamento à violência, com operações nos presídios, policiamento orientado em levantamentos realizados pelo Setor de Inteligência, operacionalização do Centro Integrado de Inteligência em Segurança Pública(CIISP), ações de força-tarefa no combate às organizações criminosas e enfrentamento aos crimes na região de fronteira, com a criação do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

À frente da Segurança Pública desde o início da atual gestão, secretário Paulo Cézar Santos comemora a redução dos índices de violência Foto: Arquivo

Investimentos em equipamentos e treinamentos ajudaram na redução da violência

Os resultados desse esforço, acompanhado por investimentos em equipamentos, treinamento e aparelhamento das tropas, apareceu já no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Enquanto foram registradas 183 mortes violentas em 2020,o número de homicídios no Acre, neste primeiro semestre, reduziu em 20%. É o que mostra o comparativo das ações policiais da Sejusp.

No mesmo compasso, estão a redução dos crimes de feminicídio e mortes em decorrência de ação policial. No período em questão, só na capital se conseguiu diminuir 80% os casos de mortes violentas de mulheres; no estado  a redução foi de 50%.

Com o aprimoramento de métodos por meio da nova estratégia de ações integradas, aliada ao uso do serviço de inteligência, caíram em mais de 80% os casos em que as mortes foram causadas pela intervenção policial, ratificando que a metodologia aplicada tem sido um aliado na redução da violência em todas as áreas no Acre.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seletiva do Judô no Jeb´s Sub-18 será realizada em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto CBDE: Fade pretende realizar um bom torneio no interior

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) confirmou para Epitaciolândia, no dia 6 de abril, a Seletiva do Judô e o objetivo é definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas.

“Queremos montar uma equipe com 16 alunos/atletas nos dois gêneros. Levar essa competição para Epitaciolândia também é simbólico por causa dos problemas com a enchente do rio Acre”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Data limite

As inscrições para disputa da competição são limitadas e poderão ser feitas até o dia 3 de abril no endereço www.fadeac.com.br

“Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência vai tentar efeito suspensivo para o zagueiro Jean

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Jogo entre Independência e Vasco terminou com muita confusão

A diretoria do Independência vai tentar um efeito suspensivo para o zagueiro Jean. O atleta foi expulso no jogo contra o Vasco e recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de quatro partidas de suspensão.

“Vamos pedir o efeito suspensivo e o Jean estará em campo contra o Andirá no sábado (30). Estamos apresentando o recurso baseado na Lei Pelé”, explicou o advogado do Independência, Atevaldo Santana.

Representação contra o árbitro

Atevaldo Santana confirmou uma representação contra o árbitro da partida Independência e Vasco, Antônio Marivaldo.

“O árbitro relatou na súmula uma troca de agressões entre o Jean (Independência) e o Ker (Vasco). As imagens do jogo não mostram essas agressões, o que ocorre são empurrões naturais nas jogadas dentro da área. O árbitro tem obrigação de ser preciso nos seus relatórios”, afirmou o advogado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Veneza ganham jogos e seguem invictos no Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza deu um passo importante para conquistar a classificação

Atlético e Veneza venceram seus jogos nesta terça, 26, no ginásio Álvaro Dantas, pela fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal Feminino e se aproximaram das vagas para a segunda fase do torneio.

O Atlético bateu o Glória por 8 a 4 e o Veneza derrotou o Acre Esporte por 2 a 1.

Mais dois jogos

A primeira fase do Estadual de Futsal Feminino terá mais duas partidas na quinta, 28, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas. Villa e Cidade do Povo disputam o primeiro confronto e na sequência a Assermurb joga contra o Borussia.

Comentários

Continue lendo