Campanha começou nesta segunda (10) e segue até o dia 13 de março. Público-alvo são crianças dos 5 aos 19 anos

Crianças a partir dos 5 anos devem tomar a vacina contra o sarampo na primeira campanha de 2020 — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Aline Nascimento

Mais de três mil pessoas, entre 5 a 19 anos, devem ser imunizadas na primeira campanha contra o sarampo deste ano. A vacinação começou na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março.

No próximo dia 15, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) organiza o ‘Dia D’ da ação. A ideia é fazer um grande chamamento para a campanha e imunizar o maior número possível do público-alvo.

Dos mais de três mil esperados, a Sesacre explicou que 2.571 mil têm idade entre 5 a 9 anos. Já dos 10 aos 14 anos são esperados 1.227 mil adolescentes.

Em entrevista à Rádio CBN Amazônia Rio Branco, a chefe do Núcleo Estadual de Imunização da Sesacre, Renata Aquiles, explicou que nem todos devem tomar a vacina, mas é importante ir até uma unidade de saúde saber se precisa ou não.

“Meta de vacinação é levado em consideração o público não vacinado e o Estado é um do que têm a menor meta, o que nos leva a entender que é uma população que já está previamente vacinada”, frisou.

Do total que deve tomar a vacina, o maior número se encontra na capital acreana, Rio Branco. O segundo maior público está em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre. Mais de 420 pessoas devem tomar a vacina no município.

“A proposta da campanha que iniciou hoje tem como objetivo a vacinação da população que está suscetível ao vírus do sarampo, que são de 5 a 19 anos. Essas pessoas precisam ter registrado duas doses, com intervalo de 30 dias”, relembrou.

A doença

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Comentários