fbpx
Conecte-se conosco

Flash

AC: “Facada” nos recursos de SENAI e SESI acabaria com quase 8 mil vagas para jovens e trabalhadores acreanos

Publicado

em

Beneficiados, na maioria de baixa renda, ficariam sem cursos educação de básica e profissional por fechamento de duas escolas e com demissão de quase 126 funcionários no estado.

A “facada” prometida pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, nos recursos do Sistema S teria efeitos “devastadores” sobre programas de educação técnica e serviços de saúde prestados à população da região Norte do país que beneficiam, principalmente, jovens e trabalhadores de baixa renda.

No caso do SESI e do SENAI, mais de 88 mil estudantes ficariam sem opção de cursos de formação profissional com o possível fechamento de 27 escolas e demissões de cerca de 3,7 mil trabalhadores das instituições no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins. O próximo governo não divulgou plano para substituir os serviços das entidades para a população, como alternativa aos prováveis cortes orçamentários do Sistema S.

“A proposta de cortes no Sistema S teria efeitos devastadores sobre instituições que funcionam e prestam serviços essenciais para jovens e trabalhadores brasileiros. Além de acabar com empregos de educadores, técnicos, especialistas e pesquisadores, se forem feitos, os cortes prejudicarão a educação, pesarão sobre a saúde e afetarão a economia do país como um todo”, explica o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi.

Danos no Acre

No estado, o impacto da prometida “facada” pode comprometer até 30% dos recursos do SENAI e acabar com mais de 8 mil vagas de cursos técnicos profissionais por ano, no estado. Além disso, o corte orçamentário no Sistema S deve promover o possível fechamento de duas escolas da instituição de formação profissional dos acreanos.

No SESI, mais de 1,9 mil estudantes do ensino básico e de educação de jovens e adultos podem perder a oportunidade de estudar porque uma escola de formação profissionalda educação básica da instituição podem ser fechadas no estado.

Além disso, o desemprego deve aumentar no Acre por que os cortes orçamentários no Sistema S, prometidos pelo próximo governo, vão influenciar diretamente na demissão de quase 126 funcionários do SENAI e SESI acreanos.

Na prática, o impacto será sentido por todos. No caso de jovens e trabalhadores, os cortes afetariam a principal rede de preparo e qualificação para o mercado de trabalho, com reflexos na capacidade da população de acompanhar a evolução tecnológica das empresas e até de conseguir o primeiro emprego.

“A formação profissional e a capacitação técnica de qualidade aumentam a empregabilidade do trabalhador e, para o jovem, é um importante diferencial para conquistar o primeiro emprego, numa faixa etária em que o desemprego é ainda mais grave que na média. O SENAI prepara uma parcela importante da população para que tenha uma profissão, e alcança e beneficia jovens e trabalhadores que não teriam as mesmas oportunidades pelo sistema educacional”, lembra Rafael Lucchesi.

Impactos Nacionais

Com 2,3 milhões jovens matriculados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é a principal responsável pela formação técnica e profissional de jovens e trabalhadores brasileiros para vários setores da indústria. Os cursos, dos quais 70% são gratuitos, são oferecidas em 541 escolas em todos os estados e no Distrito Federal. Segundo cálculos do SENAI, 162 delas fechariam as portas com os eventuais cortes.

Responsável pelos programas de saúde e segurança do trabalhador na indústria, o Serviço Social da Indústria (SESI) também tem uma rede de escolas de que beneficia 1,2 milhão de jovens com educação básica, principalmente de famílias de trabalhadores da indústria. Além disso, oferece cursos de reforço educacional para adultos com baixa escolaridade, serviço essencial uma vez que muitos dos trabalhadores da indústria não têm a educação básica completa ou capacitação profissional.

O SESI calcula que os cortes levariam ao fechamento de 155 escolas, com perda de quase meio milhão de vagas para jovens no ensino básico e no reforço educacional de adultos com baixa escolaridade. Na prestação de serviços de saúde a trabalhadores, que inclui desde a oferta gratuita de vacinas e exames de mamografia para trabalhadoras, a previsão é de que 1,2 milhão de pessoas ficariam sem o atendimento, tendo de buscar os serviços na rede pública ou custeá-los na rede particular.

“São milhões de exames médicos, consultas, vacinas aplicadas, além de atendimento médico e acompanhamento nutricional oferecidos pelo SESI para os trabalhadores da indústria. Na prática, esse é um trabalho essencial, que tira uma milhares de pessoas da fila assistencial e contribui para reduzir a pressão sobre os serviços da rede pública, que não tem dado conta de atender a população de forma satisfatória”, ressalta o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI.

Os serviços prestados pelo SESI e pelo SENAI contam com altas taxas de aprovação entre a população que conhece o seu trabalho. Segundo pesquisa do Ibope, divulgada em dezembro, a excelência na atuação do SENAI é reconhecida por 94% dos entrevistados e a do SESI, por 93% das pessoas ouvidas.

agenciadoradio

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Jerry Correia acompanha projetos de infraestrutura e anuncia investimentos para Assis Brasil

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 16, o prefeito Jerry Correia esteve na Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em Rio Branco, para acompanhar o andamento de importantes projetos de infraestrutura que serão executados no município de Assis Brasil.

Entre os destaques está a tão esperada reforma da Praça Soldado Marinho Gonzaga de Lima, localizada no centro da cidade. O projeto, que contará com um investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos por emenda da deputada federal Socorro Neri, já está concluído e segue para o processo de licitação. A proposta contempla melhorias estruturais e paisagísticas que transformarão a praça em um novo cartão-postal da cidade.

Além disso, outros R$ 3 milhões também destinados pela deputada Socorro Neri serão aplicados na pavimentação e recapeamento de diversas ruas do município. O projeto já está em fase final e também será licitado em breve.

O prefeito também destacou investimentos em infraestrutura educacional e esportiva. No bairro Quilômetro 2, será construída uma nova escola infantil com recursos viabilizados pelo ex-deputado estadual Gerlen Diniz. Já no bairro Bela Vista, um moderno ginásio poliesportivo com arquibancadas, vestiários e banheiros, será executado com recursos do deputado Coronel Ulysses. A obra já foi licitada e aguarda apenas a liberação final do Ministério para início da execução.

Outro investimento importante foi confirmado para a Praça Marco Rondon, que passará por reforma e melhorias com recursos destinados pelo deputado estadual Arlenilson Cunha.

“São obras fundamentais para o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil. Estamos aqui para acompanhar de perto e garantir que cada projeto avance com responsabilidade e transparência. Em breve, a população vai começar a ver essas melhorias acontecendo na prática”, afirmou o prefeito Jerry Correia.

A Prefeitura de Assis Brasil segue comprometida com o progresso do município e o bem-estar da população, trabalhando em parceria com parlamentares e o Governo do Estado para viabilizar investimentos que impactam diretamente a vida das pessoas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Rio Branco conhece projeto inovador de prevenção ao câncer do Hospital de Amor

Publicado

em

Iniciativa busca conscientizar crianças da rede pública para incentivar prevenção e diagnóstico precoce entre as famílias

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado da primeira-dama Kelen Bocalom, do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, do secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino, visitou na manhã desta segunda-feira (16), o Hospital de Amor – Instituto de Prevenção ao Câncer de Barretos, em Rio Branco.

Inaugurado em novembro de 2018, o Hospital de Amor é uma das principais referências nacionais em diagnóstico precoce do câncer e realiza mais de 2,5 mil atendimentos mensais no Acre, incluindo exames de mama, colo do útero, pele e boca.

Carreta conta com recursos tecnológicos e atividades interativas (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante a visita, a comitiva municipal conheceu o novo projeto da instituição: a “Liga de Combate ao Câncer”, uma unidade móvel educativa que tem como objetivo conscientizar crianças do ensino fundamental sobre a importância da prevenção ao câncer. A carreta conta com recursos tecnológicos e atividades interativas que estimulam os alunos a compartilharem com suas famílias a importância dos exames preventivos.

O prefeito Tião Bocalom elogiou a iniciativa e destacou o papel das crianças na mobilização familiar para o cuidado com a saúde.
“Fiquei muito animado com o projeto. A carreta é uma ferramenta educativa que vai incentivar as crianças a chamar os pais para fazerem os exames de prevenção. Prevenir é fundamental para aumentar as chances de cura”, afirmou o gestor Municipal.

“Fiquei muito animado com o projeto”, destacou Bocalom (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A diretora do Hospital de Amor, Ana Maria Negreiros, ressaltou o alcance social da iniciativa: “A carreta vai às escolas levar informações sobre prevenção de câncer. Queremos que, por meio das crianças, as mães sejam incentivadas a realizar exames como mamografia e PCCU”, explicou.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Alysson Bestene, frisou a importância de trabalhar a conscientização desde cedo: “É uma ação inovadora que promove o conhecimento sobre a prevenção de doenças graves como o câncer, começando pela educação básica”, disse.

“É uma ação inovadora que promove o conhecimento”, frisou Alysson. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Já o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, reforçou o impacto do diagnóstico precoce na taxa de cura da doença: “Quanto antes o câncer for identificado, maiores as chances de cura. Essa parceria com o Hospital de Amor tem sido fundamental para salvar vidas em Rio Branco”, evidenciou.

“Quanto antes o câncer for identificado, maiores as chances de cura”, evidenciou Rennan. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que promovam a saúde preventiva e o bem-estar da população.

Comentários

Continue lendo

Flash

Agentes do ICMBio derrubam curral durante Operação Suçuarana: “Estão acabando com tudo que meu pai construiu, com suor do seu rosto”, diz moradora

Publicado

em

Vídeo mostra o desespero do morador vendo sua propriedade sendo destruída por agentes do ICMBio com motoserras.

A produtora rural Mariana Rodrigues fez uma transmissão ao vivo na manhã desta segunda-feira, 16, em seu perfil no Instagram que rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. As imagens mostram agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em ação na propriedade de sua família, localizada dentro da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, em Rio Branco.

Durante a operação, denominada Suçuarana, os agentes utilizaram motosserras para derrubar um curral onde, segundo Mariana, a família criava gado há anos. A criação de animais dentro da reserva é considerada ilegal pelo governo federal, e a operação visa desocupar áreas que, segundo o ICMBio, estão sendo utilizadas de forma irregular dentro da unidade de conservação.

No vídeo, visivelmente abalada, Mariana denuncia o que chama de destruição injusta do trabalho da família. “São covardes! Estão acabando com tudo que meu pai construiu, com suor do seu rosto…”, disse, com a voz embargada. Ao fundo, é possível ouvir o barulho das motosserras e ver a estrutura do curral sendo desmontada.

A Operação Suçuarana foi iniciada com o objetivo de retirar rebanhos bovinos mantidos ilegalmente na Resex Chico Mendes, uma área protegida criada em 1990 para garantir a preservação da floresta e dos modos de vida tradicionais. O ICMBio afirma que a criação de gado na área ameaça a biodiversidade local e contraria os princípios de uso sustentável previstos para a reserva.

Comentários

Continue lendo