fbpx
Conecte-se conosco

Extra

A triste hora do retorno – Moradores atingidos pela enchente na fronteira calculam os prejuízos ao voltar pra casa

Publicado

em

OUÇA O TEXTO CLICANDO AQUI

 

O que se vê é um cenário pós-guerra, a destruição só não é maior que a força desse povo que luta bravamente e vence cada obstáculo imposto pela vida no seu dia a dia.

Um dia após a alagação, as prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia começam a limpeza de ruas e auxilia os moradores na remoção da lama e entulhos em suas residências, além da distribuição de kit’s de limpeza.

Mas, o que se pode notar, são os prejuízos. Centenas de moveis e objetos são empilhados na frente das casas, mesmo com aviso em tempo sobre as cheias, muitas pessoas não tiveram como remover determinados mobiliários que são facilmente destruídos pelas aguas barrentas do velho rio.

A nossa equipe de reportagem conversou com donos de estabelecimentos, onde informaram que durante esse final de semana, será destinado à limpeza e reparos nas partes elétricas para semana que vem, retornar com suas atividades.

Renato Oliveira é proprietário de um bar à margem do Rio Acre, um dos primeiros estabelecimentos a ser atingido, ficando praticamente submerso.

“Estamos aqui, com muita força e muita fé, vamos fazer uma pequena reforma e voltar, não fico revoltado pois, tudo tem um propósito de Deus. Um dia caímos e logo levantamos mais fortes ainda. Na próxima semana estaremos de volta com força total”, disse o comerciante.

Porém mesmo com a vazante os problemas principalmente em Brasiléia estão longe de acabar, além das inúmeras ruas atingidas existe uma parte no centro, nas ruas Odilon Pratagi e Benjamin Constant, onde sempre tem muita água represada por ser uma área mais baixa, e exigirá muito esforço por parte da prefeitura para tentar drenar o grande volume de água e lama que continua inundando dezenas de residências.

Comentários

Continue lendo

Extra

Policial morre em grave acidente de motocicleta na Avenida Pando, em Cobija

Publicado

em

Vítima pilotava uma moto quando sofreu queda fatal nas proximidades da rotatória com a rua Bahía; caso está sob investigação do Ministério Público da Bolívia

Colaboração de Kike Navala – Jornalista/Cobija

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um policial na manhã deste domingo, 22 de junho de 2025, na cidade de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia. O fato ocorreu por volta das 6h da manhã, na Avenida Pando, nas imediações da rotatória que cruza com a rua Bahía, uma das áreas mais movimentadas da capital pandina.

De acordo com testemunhas que transitavam pelo local, o acidente envolveu o condutor de uma motocicleta de cor vermelha que transitava sozinho e sem capacete, fato comum no lado boliviano. Por razões ainda desconhecidas, o motociclista perdeu o controle do veículo e caiu violentamente sobre a pista.

Imagens compartilhadas em grupos de mensagens pelo aplicativo WhatsApp mostram a vítima caída no asfalto, com ferimentos graves na região do crânio, o que teria causado uma hemorragia fatal.

Equipes da Polícia Nacional e da Direção de Bombeiros foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local. A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Roberto Galindo Terán, onde foi constatado o óbito. Posteriormente, confirmou-se que o falecido era um policial.

O caso foi oficialmente comunicado ao Ministério Público da Bolívia, que aguarda os resultados da perícia para esclarecer as circunstâncias do acidente. Ainda não há informações oficiais sobre as causas que levaram à tragédia.

Familiares e membros da corporação, aguardam o desfecho da investigação para que o caso seja devidamente esclarecido.

Comentários

Continue lendo

Extra

Vídeo: Mulher morre após ser atropelada ao tentar separar briga na saída de casa noturna em Rio Branco

Publicado

em

Juliana C Marçal, de 36 anos, morreu na tarde deste sábado (22) no Pronto Socorro de Rio Branco

Juliana Chaar Marçal, de 36 anos, sofreu traumatismo craniano e faleceu horas depois no Pronto Socorro; motorista fugiu sem prestar socorro

Juliana Chaar Marçal, de 36 anos, morreu na tarde deste sábado (22) no Pronto Socorro de Rio Branco após ser brutalmente atropelada ao tentar apartar uma briga, nas proximidades de uma casa noturna localizada na rua São Sebastião, no bairro Isaura Parente, em Rio Branco.

O episódio trágico ocorreu por volta das 4h da madrugada, quando um grupo de amigos, incluindo Juliana, deixava a festa após um desentendimento com outro grupo. Do lado de fora do estabelecimento, o grupo foi surpreendido por três veículos que cercaram os amigos da vítima. Vários indivíduos desceram dos carros e iniciaram uma série de agressões físicas. Testemunhas afirmam que uma pessoa ainda teria disparado tiros para o alto, supostamente para intimidar os envolvidos.

Durante a confusão, um homem, ainda não identificado, manobrou uma caminhonete para tentar atropelar pessoas envolvidas na briga. Ao engatar a marcha à frente após colidir com outro carro, acabou atingindo Juliana em cheio. A mulher caiu no asfalto e sofreu traumatismo craniano encefálico (TCE) gravíssimo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. A vítima foi estabilizada e levada em estado crítico ao Pronto Socorro da capital, onde, horas depois, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

A Polícia Militar foi acionada e guarnições do 1º Batalhão colheram depoimentos de testemunhas. Duas pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia de Flagrantes (Defla) para prestar esclarecimentos. O condutor da caminhonete fugiu do local sem prestar socorro.

A Polícia Civil abriu investigação para apurar os detalhes do caso e identificar os responsáveis pelo crime.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

ICMBio confirmou roubo de 85 bois apreendidos durante Operação Suçuarana em Brasileia, mas continuam sem transparência

Publicado

em

Invasão ao frigorífico resultou em perdas no rebanho sob custódia do órgão federal; destino da carne dos animais abatidos segue sem transparência

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) confirmou em meios de comunicação na sexta-feira (20) que 85 dos 355 animais apreendidos durante a Operação Suçuarana, realizada no município de Brasileia, foram perdidos após uma invasão criminosa ao frigorífico onde estavam sob custódia. O ataque teria ocorrido na madrugada da última terça-feira (17), quando o muro do local foi destruído, cadeados arrombados e o gado ilegal libertado por um grupo ainda não identificado.

Segundo o ICMBio, a maioria dos animais foi recapturada pelas equipes de fiscalização ambiental. No entanto, 85 bois seguem desaparecidos, enquanto outros continuam sendo vistos soltos pela BR-317, na Estrada do Pacífico. “Do total de 355 animais apreendidos, 85 foram perdidos ou roubados durante o ataque ao frigorífico. Os demais foram recuperados e, conforme o planejamento da operação, destinados ao abate (bois) ou à doação (vacas e bezerros)”, informou o órgão.

Apesar de o ICMBio afirmar que a carne dos animais abatidos seria encaminhada para a merenda escolar de estudantes da rede pública, o destino exato ainda não foi esclarecido, gerando questionamentos de parlamentares acreanos sobre a transparência da operação.

A Operação Suçuarana, que continua em andamento, tem como alvo quatro ocupações irregulares dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. O órgão ambiental sustenta que todas as ações são baseadas em decisões judiciais transitadas em julgado.

Contudo, o ICMBio evitou comentar denúncias de uso de força excessiva por parte de agentes durante a operação, além da suposta falta de diálogo com autoridades locais. Um deputado federal chegou a visitar um dos locais embargados para ver in loco as ações, o fez levantar críticas quanto à falta de transparência no processo.

Em nota, o ICMBio lamentou os atos que, segundo o órgão, buscam “desestabilizar a operação por meio de desinformação e violência”, no entanto, até o momento, não foi mostrado provas das supostas ações criminosas contra o órgão e ninguém foi preso pela invasão ao frigorífico. O caso está sendo investigado pelas autoridades.

Comentários

Continue lendo