fbpx
Conecte-se conosco

Flash

A OEA convoca uma sessão extraordinária para discutir o caso da Bolívia

Publicado

em

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos se reunirá na quarta-feira, a pedido de cinco de seus países membros. A razão, a violência que eclodiu devido ao curso da recontagem eleitoral.

Conselho Permanente da OEA Foto: OEA

Rubén Ariñez / La Paz - 14:04 / 22 de outubro de 2019

A pedido das representações do Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Venezuela, o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) se reunirá nesta quarta-feira em uma sessão extraordinária para considerar a situação na Bolívia.

“O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) se reunirá em uma sessão extraordinária. MANHÃ, quarta-feira, 23 de outubro, às 11h00 (16h00), na sala Simón Bolívar da sede da OEA em Washington, DC, para considerar ‘a situação na Bolívia’, de acordo com a solicitação das Missões Permanentes do Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Venezuela ”(Sic), relata uma declaração publicada no site da organização internacional .

As ruas das nove capitais da Bolívia acordaram terça-feira com uma calma tensa após os violentos protestos que eclodiram horas após as eleições presidenciais, cujo cálculo é marcado por alegações de suposta fraude que favorecem o presidente Evo Morales. No entanto, a tendência é que a violência volte a surgir e que os setores em conflito fizeram apelos à mobilização em defesa de suas posições.

Um deles foi feito pelo Conselho Nacional de Defesa da Democracia (Conade) da oposição e outro pelo Oficial de Coordenação Nacional para a Mudança (Conalde). Ambas as frentes convidaram mobilizações a partir desta quarta-feira.

O conflito foi ativado após segunda-feira, o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) reativar o chamado TREP (Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares) com dados que projetavam (para 95%) a vitória de Morales no primeiro turno, após uma súbita suspensão, o Domingo, quando o mesmo sistema (83%) anunciou uma segunda rodada entre o candidato oficial e o opositor Carlos Mesa de Comunidad Ciudadana (CC).

A missão de observadores da OEA, por meio de um comunicado, manifestou sua “profunda preocupação e surpresa com a mudança drástica e difícil de justificar na tendência de resultados preliminares” e anunciou que “apresentará um relatório com recomendações por um segundo de volta.

Antes, Mesa havia chamado para realizar uma vigília às portas dos tribunais eleitorais departamentais do país para “cuidar do voto em defesa da democracia”, que o Ministro do Governo, Carlos Romero, interpretou como um chamado à violência a partir do qual , alertou, ele terá que assumir a responsabilidade.

A missão da OEA anunciou em La Paz que mantém seus delegados nas nove regiões do país para monitorar com precisão o cálculo oficial dos votos que até 13h30 alcançavam 85% dos votos.

O governo boliviano, liderado pelo presidente Morales, se reuniu com diplomatas credenciados no país para tratar da situação.

Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores da Bolívia Diego Pary anunciou que o convite para os embaixadores, incluindo o gerente de negócios dos Estados Unidos, Bruce Williamson, seria participar dessa tarefa que, na opinião da Grande Casa do Povo, atestará A transparência do processo eleitoral.

Por seu turno, os Estados Unidos anunciaram “trabalhar com a comunidade internacional” para denunciar aqueles que enfraquecem a democracia na Bolívia .

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Homem dá entrada em hospital após ser agredido a golpes de madeira em Brasiléia

Publicado

em

Um jovem identificado como Oziel de Castro Freitas, de 21 anos, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, após ser vítima de espancamento na Rua 12 de Outubro, no Bairro Três Botequins, na cidade de Brasiléia.

Inicialmente, as autoridades policiais e de socorro, teriam sido alertadas sobre um suposto tiroteio na região. Somente após chegarem no local, encontraram o homem caído na lateral da rua, nas proximidades do antigo Detran.

Oziel estava visivelmente angustiado e reclamava de muitas dores pelo corpo. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do 6º Batalhão estiveram no local e acompanharam a ação de resgate até o hospital.

Os policiais até o momento, só puderam identificar o pedaço de madeira que supostamente foi usado para agredir Ozeil. O mesmo apresentava uma lesão em um dos cotovelos e iria passar por exames e raio-x, para ver teria algum tipo de trauma grave na cabeça e restante do corpo.

As autoridades policiais estiveram no local na tentativa de descobrir quem poderia ter agredido o homem, mas não haviam localizado ninguém ou possíveis testemunhas. Oziel ficaria em observação no hospital.

Comentários

Continue lendo

Flash

Jovem é encontrada morta em casa após companheiro sair pra comprar remédios

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (18), a comunidade de Rio Branco foi abalada pela descoberta da morte de Thais Oliveira de Andrade, uma jovem de apenas 23 anos. O corpo da vítima foi encontrado dentro de sua própria residência, localizada na rua São Francisco, no bairro Montanhês.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades policiais, Thais, apesar de ser andarilha, possuía laços familiares. Testemunhas relataram que na noite anterior, a jovem retornou para casa acompanhada de uma pessoa que possivelmente seria seu companheiro. Na manhã seguinte, Thais acordou com sintomas semelhantes aos de uma gripe, momento em que seu companheiro saiu para efetuar saques bancários e comprar medicamentos para ela. No entanto, ao retornar, deparou-se com a trágica cena de Thais caída e aparentemente sem vida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado para o local. Contudo, ao chegarem, os paramédicos constataram o óbito da jovem. Diante da suspeita de morte, o Samu solicitou a presença da Polícia Militar, que isolou a área para a realização da perícia.

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram chamados e, após os procedimentos de praxe, o corpo de Thais foi removido para a sede do instituto, onde será submetido a exames cadavéricos.

O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, será conduzido pela Polícia Civil, que buscará esclarecer as circunstâncias que levaram à morte prematura de Thais Oliveira de Andrade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação Términus: PF desmantela esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas no Nordeste

Publicado

em

Nesta quinta-feira (18/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Términus, visando desbaratar um grupo suspeito de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico interestadual de drogas, com foco especial nos estados do Nordeste. A ação resultou no cumprimento de 14 mandados judiciais em endereços localizados na capital, sendo 9 de busca e apreensão e 5 de sequestro de bens, todos emitidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

Sob a coordenação de cerca de 40 policiais federais da Superintendência Regional no Estado do Acre, a operação foi desencadeada com base em investigações prévias de combate ao narcotráfico.

Os suspeitos enfrentam acusações de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, crimes cujas penas, somadas, podem alcançar mais de 18 anos de prisão.

Esta operação reforça o compromisso da Polícia Federal no combate ao crime organizado e na desarticulação de esquemas de lavagem de dinheiro relacionados ao tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo