fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Política, economia e atualidade – Dimas Gurgel

Publicado

em

O homem que disse que o Acre foi trocado por um cavalo, agora ameaça invadir o Brasil

DIMAS-COLUNAMais Uma

O presidente da Bolívia, Evo Morales ameaçou nessa sexta-feira (21/08) intervir no Brasil caso a presidente Dilma Rousseff seja deposta da presidência do Brasil. Isso ocorreu durante uma cerimônia militar dos 115 anos da Escola Militar de Sargentos Maximiliano Paredes, em Tarata, no departamento de Cochabamba.

Disse Petecão

Senador Sérgio petecão diz que não conhece a tropa Boliviana, mas se juntar os funcionários da Funasa e os da antiga Mechede, o Brasil já vence (rs).

Getúlio Vargas

Gaúcho de São Borja, Getúlio Dornelles Vargas governou o país em dois períodos: o primeiro, de 1930 até 1945, e o segundo, de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então capital federal.

Grandes feitos

Getúlio foi responsável pela criação da Petrobrás, a companhia Vale do Rio Doce e a consolidação das leis trabalhistas.

Herói da Pátria

O presidente teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria em 15 de setembro de 2010. Seus restos mortais foram levados para sua terra natal e colocados em um mausoléu na Praça 15 de Novembro.

Amém

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou nesta segunda-feira (24), em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que o governo federal avalia fazer uma reforma administrativa que deverá cortar 10 dos atuais 39 ministérios.

23.941 Comissionados

O ministro ressaltou que, até o momento, não há uma meta definida de redução do número de cargos comissionados. Conforme ele, o tamanho do corte será decidido após um debate com cada um dos ministros.

Atual cenário

Atualmente o custeio com pessoas gira em torno de R$ 900 bilhões, está previsto um aumento na despesa de 11%, em contra-partida temos inflação alta, queda de arrecadação e aumento de despesas fixas .

Pra toda vida

O juiz substituto Flávio Mariano Mundim, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco, negou liminar que pedia a suspensão da aposentadoria aos ex-governadores Flaviano Melo (PMDB), Jorge Viana (PT) e Binho Marques (PT). A pensão vitalícia está mantida.

Alan Rick

O deputado Alan Rick, pediu punição aos responsáveis por uma suposta fraude na enquete da Câmara Federal sobre a instituição familiar no Brasil. A pergunta é a seguinte: você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união de um homem e uma mulher? A opção “não” venceu com 51, 62%.

Ele no Acre

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato contra políticos ocupantes de cargos públicos, vem ao Acre cumprir agenda oficial no dia 4 de setembro, data que marca a inauguração da nova Sede do Ministério Público Federal do Acre.

Ótimo

Na manhã a última sexta-feira, 21 de agosto, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho reuniram-se em Rio Branco para tratar da divulgação e da coleta de assinaturas da Campanha “Dez medidas contra a Corrupção”.

Verão acabando

Estamos nos aproximando do fim do ano, o verão está indo embora e nada de obras na querida Brasileia, que a cada dia que passa fica pior, vamos sair da poeira pra entrar na lama, que coisa em …

Deve ser seguido

Está em fase de teste no municipio de Plácido de Castro o pavimento ecológico, é um produto de fácil aplicação que além de eliminar a poeira e lama, o valor é menor que o asfalto que é muito ultilizado hoje.

Economia

O Banco Popular da China (o banco central chinês) anunciou nesta terça-feira (25) que cortou suas taxas de juros e, ao mesmo tempo, afrouxou as taxas do depósito compulsório pela segunda vez em dois meses, aumentando o apoio à economia e ao mercado acionário, cuja forte queda afetou o resto do mundo.

2016

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (25), em entrevista a rádio do interior de São Paulo, que não tem como garantir que a situação do país em 2016 seja “maravilhosa”. Mas, para ela, ano que vem não será de “dificuldades imensas, como muitos pintam”.

O movimento caiu 60%

Conversando com um grande amigo empresário na Bolivia, ele me afirmou que com a constante alta do dólar, o fluxo de brasileiros caiu em torno de 60% na Bolivia. Sobretudo com os turistas, se continuar assim teremos um fim de Ano fraco no comércio, exclamou o empresário.

De frente com o Dimas…

Dra. Joana D' Arc Valente Santana - Advogada

Dra. Joana D’ Arc Valente Santana – Advogada

Qual a atuação do direitos humanos no Acre?

1 – A minha atuação é Legalista, tudo o que está previsto na Lei e no Combate às Violações de Direitos Humanos Personalíssimos e próprios da dignidade da Pessoa humana estão elencados no Rol de Valores da Tutela Constitucional e nos Tratados Internacionais aos quais o Brasil é Signatário. É importante salientar que, no estado do Acre existem os direitos humanos dos Companheiros entre sí da governança petísta, um exemplo são as benesses ao Pedófilo Antônio Manoel e outros acomodados com Status de Secretário de Estado e, há os Direitos humanos universais consagrados na Declaração Universal das Nações Unidas.

Direitos Humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. São direitos civis e políticos (exemplos: direitos à vida, à propriedade, liberdades de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar do governo do seu Estado, de fato isso acontece no Brasil?

2 – O Brasil e seus Entes Federados,

A União está divida em três poderes, independentes e harmônicos entre si. São eles o Legislativo, que elabora leis; o Executivo, que atua na execução de programas ou prestação de serviço público; e o Poder Judiciário, que soluciona conflitos entre cidadãos, entidades e o estado.verticaliza as Ações do Pacto Federativo e, portanto, descumprir a Constituição e os Tratados Internacionais constitui ” Quebra do Pacto Federativo ” e a Ordem Republicana. O Brasil vive a maior crise institucional das últimas décadas e, os políticos decadentes da Rés pública são os mesmos reflexos da falência institucional que faliu o estado do acre desde os idos de 1999 até aos dias atuais.

As ideias dos direitos humanos têm origem no conceito filosófico de direitos naturais que seriam atribuídos por Deus, alguns sustentam que não haveria nenhuma diferença entre os direitos humanos e os direitos naturais, a senhora concorda com essa afirmação?

3 – Direitos são direitos naturais do ser humano, são inalienáveis, intransferíveis e imprescritíveis, próprios do ser humano – nem juízes podem tirar direitos e nem a cidadania humana e, isso não importa se são direitos naturais, direitos humanos e/ou Divinos. São razões de Fôro Íntimo,fazem parte da dignidade da pessoa humana consagrados num Rol de Previsões Constitucionais e leis nacionais e na Declaração das Nações Unidas.

Como a senhora analisa o caso dos haitianos no Acre?

4 – O caso dos haitianos no Acre é uma consequência natural de Acolhimento e ajuda Humanitária Ratificado pelos Tratados Internacionais e, são a consequência da busca desenfreada do ex presidente lula da silva que sempre quiz ter uma cadeira na ONU – Organização das Nações Unidas para ele mesmo sentar.Lula é o principal responsável, pois foi ao Haiti doou milhões e os convidou a vir ao Brasil e, foi escolhida a Fronteira do Acre, afinal ele foi lá Convidou e Prometeu as boas vindas : há muito mais a ser analisado nessa ‘ boa fé ‘ do bom samaritano, mas aí, já é assunto de soberania e segurança nacional do Brasil.

Quando esse imbróglio começou na fronteira do Acre eu escreví e publiquei um Artigo ” Acre e os seus direitos humanos medievais.”

Foram ao Haiti fazer firulas e falácias sem ter, sequer, as mínimas condições e capacidades de resolver pequenos problemas domésticos na Região de Fronteira.

Caso Hildelbrando Pascoal.

5 – Caso Hildebrando Pascoal – Reitero, ” É um Preso Político no Acre “, foi vítima de armações políticas desde 1999, quando impetrou Ação Civil Pública em desfavor de membros do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual que, desde então, são os seus algozes institucionais. Eu Sou filha de Magistrado e até hoje Nós, filhos, os Magistrados, os Desembargadores, viúvas e herdeiros recebemos os valores corrigidos e atualizados, ganhamos e recebemos diligentemente com a vitória dos famos 11.22% questionados na ACP – arguída por Hildebrando Pascoal. Reputo ao Judiciário e ao MPE a maior vergonha jurídica que é essa ANOMALIA que consta nos anais da nossa vergonhosa história. Nada que uma Audoriazinha não detectasse as anomalias diferenciadas nos pagamentos dos mesmos pelos mesmos !! Repito, ” Hildebrando Pascoal é um Preso Político no estado do Acre ” e, vou Provar oportunamente, já está chegando a hora de QUERELAR.

Doutora Joana, no Acre temos cerca de 20 anos que o partido dos trabalhadores estão no poder, na sua concepção isto é perigoso pra democracia?

6 – Aqui no Acre esse partido se apequenou ao assumir o poder e se lambuzar quando estabeleceu a ” Quebra do Pacto Federativo “, se lambuzam quando confundem o público com o privado, confundem estado e município estabelecendo a esbórnia institucional. Começaram com o Lula lá e o Jorge aqui e, adotaram a prática do ” Cala a Boca, mediante o terrorismo e o Bullyng institucional sorrateiro “, são déspotas não esclarecidos, Tiranos num Feudo pseudo hereditário.A última greve dos professores revelou os caráter da gestão terrorista e despreparada em colchas de retalhos, voçê costura e costura e não remenda e nem cobre os buracos rasgados.Eu tenho os áudios e ouví presencialmente as insanidades dos gestores quando estávamos acampados na Aleac. Eu tenho vergonha alheia dessa governança anarquista, tantos procurados do estado em desvios de função que até parecem viver na república de nárnia do nunca, sem contar com os Milicianos Oficiais que estão no gabinete do próprio governador aético, afinal, mesmo Sentenciados e demissionários, o governador os mantém em gabinete oficial. Tenho vergonha dos poderes constituídos, o judiciário, o legislativo e o poder executivo. Estão todos harmônicamente sob forte tensão: os Milicianos ameaçam abrir a boca se…” Cumprir a sentença de Demissão “, sabem demais desde o Caso Hildebrando Pascoal até aos dias atuais. Eu Tenho Fé Pública e Sou Pessoa Física e Jurídica, sei exatamente porque faço tais abordagens – Nós, advodaos somos indispensáveis à administração da justiça e não há hierarquia com os membros do poder judiciário! o que está acontecendo aqui no Acre já atingiu proporções de ” Relevância Pública ” vergonhosamente anômala e dolosa. SINTO VERGONHA ALHEIA DESSA GOVERNANÇA e das INSTITUIÇÕES CITADAS.

Quais os avanços falando de direitos humanos em nosso estado neste periodo?

7 – Sob a minha ótica não há avanços. Há uma vergonhosa orquestração de retrocessos, uma involução apócrifa! Essa impostura de impostores que envergonham a Constituição da República e os Tratados Internacionais do qual o Brasil é Signatário.

É uma coletânea incessante de ” Crimes de Lesa Pátria ” que serão noticiados ao Procurados Geral da República – Faz tempo que deveríamos estar sob INTERVENÇÃO FEDERAL!!

Greve dos professores, a senhora foi uma grande apoiadora da causa e acompanhou de perto toda a situação, pra senhora o estado não fez o seu papel e desrespeitou direitos conquistados ?

8 – A Greve do Professores foi o maior evento cívico dos últimos tempos !! Graças aos nossos valorosos mestres, hoje sabemos quem é quem nessa governança – a Greve revelou a falência dos gestores acreanos, todos , sem nenhuma exceção ! O ‘ estado de greve continua ‘ e já lá se vão mais de 70 dias. O terrorismo vergonhoso de gestores nas redes sociais revelam o caráter Amoral e Imoral das Improbidades no trato com cidadãos e cidadãs pais e mães de famílias. Lí publicações apócrifas e desdenhosas até de parentes entre sí, uma publica a letra de uma música e a outra vem desdenhar, sendo gestora da SEE merece rerimenda pública.Portanto, vai gerar um efeito cascata de desfiliações e ainda, desune,desagrega, separa e exclui. Resumindo : ” sabe aquela receita de médico, que ninguém lê, é mal redigida, justamente para não ser compreendida, pois, afinal, não há remédio gestor mesmo !!”.

Como a senhora analisa o momento politico em nosso País ?

9 – O momento político no país é o resultado fatídico da péssima escolha do eleitorado em reconduzir um presidente da república que NÃO ESTUDOU e NEM GOSTA de ESTUDAR, MERAMENTE ALFABETIZADO.Lula foi sucessor de sí mesmo e, desde então, abriu – se um sem números de dúvidas questionando o sistema eleitoral brasileiro mediante as tais Urnas Eletrônicas produzidas pela Empresa SMARTMATIC que são motivos de rejeição e fraudes internacionalmente conhecidas. Pedeu-se a credibilidade nacional e aqui no Acre também.

TEM QUE SER MUITO CAPIAU, ARIGÓ, ZÉ MANÉ e ZÉ NINGUÉM PARA DIGERIR O RESULTADO das ÚLTIMAS ELEIÇÕES GERAL AQUI No BRASIL. Aquele ” hiato de tempo ” de 2 horas para proclamar o resultado das eleições no 2º Turno, esperando o Acre que não representa nem 1% do eleitorado nacional é a ” MAIOR FALSIANE FRAUDE COMÉDIA ” QUE JÁ PUDE VIVENCIAR, tão acre e, posso afirmar sem medo de errar, depois dessa nunca mais vão duvidar que o Acre existe !!

A vilania e o vilipêndio destes déspotas tiranos não nos serve e, quem não serve – inservível é , vamos banir da vida pública essa organização político criminosa, uma vez que, não exclui filiados condenados- dos meus conhecimentos jurídicos tenho a mais cristalina certeza que o Juiz Sérgio Moro vai extinguir a sigla por sentença judicial e, no caso do Acre, Jorge e Sebastião já respondem ao Processo Nº 3159.9.2011.600.0000 por : Abuso de Poder Econômico, Abuso de Poder Político, Abuso de Autoridade por USO INDEVIDO de MEIO de COMUNICAÇÃO SOCIAL.Ambos não me representam e devem ser banidos da Política e da vida pública, está ficando useiro e vezeiro na prática da ” Vergonha Alheia ” da Improbidade figurando na ” Operação lava Jato ” e há a também indigesta e jamais esquecida ” Operação G 7 “, já virou prata da casa da mãe joana, Acre !!

Considerações finais …

10 – Nas minhas considerações finais, conclamo aos cidadãos acreanos a exercer sua cidadania em plenitude, exercer solidariedade ao próximo, ao próximo do próximo mais próximo e distante e a todos os nossos semelhantes. Que a imprensa ecoe e os formadores de opinião se posicionem, que juntos possamos banir a corrupção das nossas instituições e dos políticos de todos os partidos que fazem carreira na vala da corrupção arraigada nas roubalheiras ora estampadas dia após dias nos noticiários em geral.

O Acre é para os acreanos que lutamos e insistimos em Ser e Pertencer brasileiros, sem recuar, sem cair, sem temer!!!

Congratulações Humanitárias Universalistas

Dra. Joana D’ Arc Valente Santana

Advogada

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC articula com prefeito de Cruzeiro do Sul sobre Família Acolhedora

Publicado

em

Por

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora

Em agenda no Juruá, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari visitou nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. A magistrada esteve acompanhada da juíza de Direito titular Gláucia Gomes, da Comarca de Mâncio Lima, e do juiz de Direito substituto da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul, Luís Rosa.

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora, que seleciona famílias e fornece capacitação para que essas famílias recebam, em suas residências, até duas crianças, em regime de guarda provisória. O programa é executado pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com o TJAC, e a desembargadora-presidente, entusiasta nas causas da criança e do adolescente, dialogou com o prefeito de Cruzeiro do Sul para que ele também faça parte da ação.

“Não há restrições de gênero, raça ou orientação sexual, apenas é preciso cuidar, dar carinho e ter disponibilidade para atender temporariamente a criança ou adolescente. Contamos muito com a adesão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prefeito apresentou interesse na causa e vamos alinhar a questão”, disse a desembargadora.

Os juízes de Direito que acompanharam a presidente na agenda também compartilharam situações de famílias que acolhem as crianças e adolescentes em vulnerabilidade tanto no município de Mâncio Lima quanto em Cruzeiro do Sul.

O prefeito agradeceu pela visita, mostrou interesse em aderir à causa como forma de demonstrar respeito e inclusão permitindo que os jovens possam ter a esperança de uma vida melhor e garantiu que o assunto estará sendo trabalhado pela equipe da Assessoria Jurídica do município.

Estiveram presentes na agenda o secretário de Gestão, Matheus Lima; o secretário da Casa Civil, Ney Wilian; o secretário de Comunicação Chico Melo, e a controladora-geral, Marcelle Martins.

Família Acolhedora

O trabalho tem a missão de propiciar que crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, sejam recebidas em um lar e não direcionadas para instituições. Assim, essas crianças ou adolescentes ficam provisoriamente com famílias acolhedoras pelo período que se busca a reintegração na família biológica.

Em Rio Branco, é oferecida uma bolsa-auxílio de um salário mínimo, para os cuidados necessários do infante.

Os participantes precisam estar sempre cientes de que o serviço de acolhimento familiar é, por natureza, provisório, uma vez que a qualquer momento a criança ou adolescente acolhido pode ser reinserido na família de origem, se houver a possibilidade. Portanto, ao entrar para o programa o participante deve saber que os laços afetivos devem ser construídos com base na devolução futura do menor ao núcleo familiar biológico.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Asfalta Rio Branco mostra resultado de trabalho em vários bairros da cidade

Publicado

em

Por

O programa Asfalta Rio Branco da prefeitura da capital vem demonstrando resultados positivos em todos os bairros da cidade. Exemplo disso pode ser visto na Avenida Amadeu Barbosa, onde os trabalhos de tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica estão em pleno andamento. Em toda avenida, os pontos comprometidos terão intervenção da empresa construtora GBM, contratada pela prefeitura.

“Temos que aproveitar o verão para fazer um bom trabalho”  (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)

O encarregado de obras, Teomarcos Silva, falou dos resultados até aqui.

“O verão está chegando aí para dar continuidade a essas obras. Aproveitar o verão que é muito curto no nosso estado. Então a gente tem que aproveitar o máximo para fazer um bom trabalho e aproveitar bem essa parte do verão.”

Já no Bairro Santa Helena, na regional Vila Acre, a rua Rosa de Saron com a Jerusalém está em fase final. No local, a empresa Impacto Terraplenagem e Construção está com quatro frentes de serviço, com mais de 40 homens trabalhando, além de máquinas pesadas. Mais de trezentas toneladas de asfalto estão sendo aplicadas em tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica, trabalho bem feito que tem agradado quem mora no bairro.

“Graças a Deus, está bom, estava muito ruim. Agora está melhorando, indo pra frente.  Estão mexendo em toda a rua aqui no bairro. Começou lá embaixo, agora está chegando aqui já”, disse o aposentado, Rubens Luiz.

Fabiana: “Hoje concluimos essa primeira etapa” (Rodilson Bardales/Assecom)

Segundo a engenheira civil da empresa Impacto, Fabiana Barroso, desde o dia 8 de abril, a equipe responsável pelo serviço de tapa-buracos entrou em ação no bairro Santa Helena seguindo as prioridades estabelecidas pela prefeitura focando, segundo ela, principalmente os corredores de ônibus. A primeira etapa está prestes a ser concluída, com planos de avançar para a Vila Acre.

“Nesse momento, a gente já está concluindo. Hoje a gente conclui essa primeira etapa e, amanhã, se tudo der certo, nós já vamos entrar na Vila Acre, trabalhando na travessa do Mineiro e, em seguida, na travessa Bom Jesus.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Sistema de coleta e tratamento de esgoto do loteamento Portal Ipê é reativado

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), reativou as elevatórias do Portal Ipê I e II e a Estação de Tratamento de Esgoto (Ete). Devido a furtos e vandalismo, o sistema que compõe a coleta e o tratamento de esgoto da capital estava parado.

O Saerb tem buscado melhorias no esgotamento sanitário, com ativação de estações que não funcionavam. Essas reformas das elevatórias foram custeadas integralmente com recursos próprios do município, vindos de arrecadação da fatura de esgoto que a população contribui.

De acordo com o diretor-presidente, Enoque Pereira, o município tem investido em melhorias para aumentar o tratamento de esgoto.

“Estamos visando elevar o percentual de tratamento em prol da população. Uma vez que na reversão do sistema, apenas 2,6% do esgoto era tratado, mas as ações já estão acontecendo e evoluindo”, explica.

Segundo o engenheiro sanitarista ambiental do Saerb, Jorginey Araújo, o sistema de tratamento trabalha com 15 litros por segundo, atendendo cerca de 400 lotes.

“Os empreendimentos que foram revitalizados vão atender uma população de mais de 1.200 pessoas e a gerência técnica de esgoto do Saerb pretende continuar com as revitalizações de novos empreendimentos como Jacarandá e o Cabreúva”, afirma.

As estações elevatórias e as Ete’s desempenham um papel importante na coleta, transporte e tratamento adequado do esgoto, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente, a higiene e a saúde pública.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo