Destaque Texto
João Renato Jácome, do Notícias da Hora
O senador Sérgio Petecão (PSD), apontado nos bastidores com pré-candidato ao governo do Acre – apesar de negar isso aos quatro ventos-, comentou durante entrevista à Rádio Integração, em Cruzeiro do Sul, nesta quarta-feira, dia 14, que não vê problema em apoiar a reeleição de Gladson Cameli (PP).
Petecão foi enfático ao afirmar que apoiaria o governador acreano apesar das divergências de opinião, e até de não concordar com atitudes do chefe do Palácio Rio Branco. A declaração ocorre enquanto aliados do senador são exonerados por Cameli, como prometeu o governantes há algumas semanas.
“Fui surpreendido por algumas falas do governador, onde ele dizia que onde tivesse algum cargo de confiança meu, ele demitiria. Essas pessoas que ele está demitindo, são pessoas que votaram nele. Eu vejo pessoas que até perseguiam o Gladson, hoje foram nomeadas por ele”, comentou o senador.
Sérgio Petecão avalia ainda que é desnecessário Cameli demitir as pessoas que são ligadas ao grupo político do senador. “Essa pauta de discussão do processo eleitoral de 2022 eu tenho procurado evitar. Não é só decisão minha, mas do meu grupo político, das pessoas que me seguem. Agora, lá em 2022, a gente vai discutir”, frisou.
Petecão, claramente chateado com o progressista pelas exonerações, tentou amenizar a situação enquanto seguia negando ser pré-candidato ao governo. “Eu estou fazendo o que eu sempre fiz: se tiver que apoiar o Gladson, eu não tenho problema nenhum.”, finalizou o senador acreano “100% popular”.
Comentários

Destaque Texto
Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale
O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.
Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.
Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.
“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.
Comentários
Destaque Texto
IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual
A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população
IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.
O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.
Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.
“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.
Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.
Violência psicológica
A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.
O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).
“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.
Violência física
A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.
Violência sexual
Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.
Comentários
Destaque Texto
Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde
A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.
A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.
Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.
No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.
De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.
Comentários
-
Extra11 horas atrás
Populares encontram corpo de ancião dentro de casa em Brasiléia
-
Extra4 horas atrás
Estelionatário que aplicava golpe no Acre e foragido da Justiça é preso pela Polícia Civil em Xapuri
-
Extra6 horas atrás
Dupla que transportava 40 kilos de droga do interior para a capital é presa pela Polícia Civil do Acre
-
Flash2 dias atrás
Rio Acre inicia vazante na fronteira depois de uma semana
-
Flash2 dias atrás
Governo decreta antecipação do pagamento de férias e 13º para servidores atingidos pela enchente
-
Geral1 dia atrás
Acusado que ordenou que vítima ficasse de joelhos para ser executada será interrogado
-
Geral1 dia atrás
Samu e Ciopaer realizam resgate aéreo de adolescente indígena em Assis Brasil
-
Extra1 dia atrás
Na cadeia: DHPP cumpre mandados de prisão de acusados de executar jovem na Sobral