fbpx
Conecte-se conosco

Acre

1ª Semana dos Juizados Especiais inicia no Acre com atividades educativas para acadêmicos

Publicado

em

Ação terá palestras sobre saúde, superendividamento e sobre o que é o Juizados Especiais. Já na quinta e sexta-feira, 6 e 7, a população poderá buscar os serviços de atermação no Fórum Barão do Rio Branco

A 1ª Semana dos Juizados Especiais iniciou no Acre nesta segunda-feira, 3, com atividades educativas sobre o tema para acadêmicas e acadêmicos de Direito. A ação é idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no estado é coordenada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) por meio da Coordenadoria dos Juizados Especiais e do Projeto Mariri, seguindo com a programação até a próxima sexta-feira, 7.

Nos três primeiros dias, até a quarta-feira, 5, serão ofertadas palestras pela manhã e tarde (das 8h às 10h e das 14h às 16h), no Palácio da Justiça, para as(os) estudantes sobre: “A importância dos Juizados Especiais”, “Direito à saúde” e “Superendividamento”, esta última sendo aberta a população em geral.

Já na quinta e sexta-feira, 6 e 7, no Fórum Barão do Rio Branco, serão feitos atendimentos jurídicos com realização de atermação, que é formalizar uma queixa, reclamação à Justiça. Então, a população poderá ir até o Fórum buscar esse atendimento, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Esses serviços serão feitos pelas acadêmicas e acadêmicos que passaram pelas palestras, e ainda terá o apoio da OCA, Procon e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).

Abertura

A abertura da 1ª Semana dos Juizados Especiais contou com a participação do desembargador Francisco Djalma, coordenador dos Juizados Especiais, da juíza-auxiliar da Presidência Zenice Cardozo, da presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, e das professoras Helcínkia Albuquerque, coordenadora do curso de Direito da Estácio, e da representante da Faculdade Anhanguera, Agatha Christie, além de juízas e juízes de Direito e as(os) estudantes.

Para o desembargador são essenciais a troca e o debate para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos Juizados à população. “Esse evento é a primeira edição da Semana Nacional dos Juizados Especiais em Rio Branco, com objetivo de implementar as medidas relativas aos Juizados”.

A juíza-auxiliar da Presidência do TJAC discorreu sobre o fluxo de trabalho e atendimento dentro dos Juizados e da importância de ter os estudantes pensando e conhecendo o assunto. “Estamos aqui para pensar juntos e conhecer os Juizados”.

Já a coordenadora do curso de Direito da Estácio Helcínkia Albuquerque falou sobre a contribuição dos Juizados para sociedade. “Os Juizados são uma forma de solução rápida e eficaz de solução de conflitos, na maioria vezes até mesmo por acordo. Então, isso traz uma celeridade e economia. Economia em todos os sentidos, processual e financeira para as partes, do ponto de vista de não ser necessário advogado na maioria dos casos, de não ser necessário realizar diligências para a parte. Por isso, é importante ter os estudantes aqui para eles serem difusores de conhecimentos”, disse Albuquerque.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

No Acre, servidores do Meio Ambiente entrarão em greve dia 24

Publicado

em

Servidores federais de órgãos de Meio Ambiente de 11 estados, incluindo o Acre, decidiram nessa sexta-feira (14) declarar greve geral a partir do próximo dia 24 de junho.

Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), além do Acre, a paralisação também contará com a adesão de servidores dos estados: Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Distrito Federal, Bahia e Santa Catarina também decidiram parar, mas a partir do dia 1º de julho. O estado do Ceará votou contra a greve.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motorista morre com cabeça esmagada em acidente de trânsito em Rio Branco

Publicado

em

Populares e Samu tentam reanimação, mas o óbito foi confirmado no local.

Na noite deste sábado (15), Romário Teixeira Martins, de 32 anos, sofreu um acidente fatal no km 1 da rodovia AC-10, conhecida como Estrada de Porto Acre, em Rio Branco.

Testemunhas relataram que Romário dirigia um carro modelo Fox, de cor preta e placa NAA-8755, em alta velocidade no sentido Porto Acre/Rio Branco. Ao passar direto em uma curva, o veículo invadiu o terreno de uma residência à margem da rodovia. No trajeto, Romário foi arremessado para fora do carro, que acabou caindo sobre ele, esmagando sua cabeça. Ele sofreu fraturas na face e exposição de massa encefálica, além de uma fratura exposta na perna, morrendo antes de receber atendimento médico.

Populares que passavam pelo local tentaram ajudar Romário. Entre os presentes, um técnico de enfermagem realizou as primeiras manobras de reanimação, mas sem sucesso. Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, mas os socorristas só puderam atestar o óbito de Romário.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia criminalística. Após os procedimentos, os auxiliares de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) recolheram o corpo de Romário para exames cadavéricos. O veículo permaneceu no local, sob a responsabilidade da família proprietária da casa e do terreno onde o carro parou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Peão de rodeio pisoteado na cabeça é transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

Publicado

em

Foto: WhatsApp

Um peão de rodeio, identificado pelas iniciais A.R.M., natural do município de Assis Brasil, será transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) na capital do Acre após ser pisoteado durante um rodeio na noite deste sábado, 15, em Brasiléia.

De acordo com informações do hospital local, A.R.M. não conseguiu se segurar no animal durante a montaria, caindo e sendo pisoteado na região da cabeça. O acidente resultou em um possível trauma no lado direito, além de fratura no maxilar.

Devido os ferimentos, a equipe médica de Brasiléia decidiu transferir o peão para a capital, onde ele poderá receber cuidados médicos mais avançados e especializados no HUERB. O peão está consciente sem qualquer perigo maiores.

Um incidente semelhante teria ocorrido na sexta-feira, 14, mas não foi grave e o peão já está na ativa. Segundo a organização do evento, todos os cuidados são tomados para esse tipo de evento, onde existe uma apólice, tipo de seguro para garantir o apoio para os organizadores, atletas, vaqueiros, juízes, peões, palhaços salva vidas, madrinheiros(as) porteireiros, Staff e demais envolvidos, caso venham sofrer alguns imprevistos.

Comentários

Continue lendo