RIO ACRE SECO_1_10CM__-40Alexandre Lima

As réguas da agência ANA que realiza medições do rio Acre, localizada no município de Epitaciolândia, mediram na manhã desta sexta-feira, dia 5, o nível de 1,10m. Dois centímetros abaixo do que foi registrado no dia 2 do mês corrente.

Com a velocidade que vinha baixando nos últimos dias, se acreditava que poderia chegar neste final de semana, abaixo de um metro, mas, estabilizou nas últimas 48 horas, mesmo assim, já registrou o menor nível dos últimos 13 anos.

No ano de 2005, o nível do rio Acre registrou 1,92m, além da grandes queimadas que ocorreram nas região amazônica, sendo necessário ajuda da brigada de incêndio vinda de Brasília (DF), para ajudar no combate ao fogo.

RIO ACRE SECO_1_10CM__-22

Segundo moradores antigos da fronteira, estão achando estranho esta parada no rio, sendo que não foi registrada nenhuma chuva na região nos últimos dias. Também foi informado por sítios especializados, que não tem previsão de chuvas nos próximos dias.

Conforme foi noticiado nesta quinta-feira, dia 4, o Governo Federal aceitou o Decreto de Emergência devido a seca do rio. A portaria que reconhece a situação de emergência em nove cidades do Acre (Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Xapuri). Com o decreto, o Acre passa a receber apoio direto de órgãos federais.

RIO ACRE SECO_1_10CM__-6

Comentários