fbpx
Conecte-se conosco

Geral

11 Municípios do Acre vão receber doses da vacina contra a dengue

Publicado

em

Vacina contra dengue no SUS: governo define municípios que vão receber doses; veja lista

Vão receber a vacina pessoas de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo 2. Além disso, os municípios vizinhos também vão receber o imunizante.

Vacina contra dengue no SUS: governo define municípios que vão receber doses; veja lista

Fonte: G1

O Ministério da Saúde divulgou a lista de cidades que vão receber a vacina contra a dengue. Ao todo, foram incluídos cerca de 500 municípios em 16 estados para a imunização que começa em fevereiro.

O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses — 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 foram doadas.

No entanto, o público vacinado contra a doença vai ser menor, já que são necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses. O volume é por limitação na capacidade de produção.

Com isso, o governo teve de definir critérios de priorização:

Com isso, vão receber a vacina 521 cidades contempladas que incluem 16 estados e o Distrito Federal. O número representa pouco mais de 10% do total de municípios no país — 5.570.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização começa em fevereiro, mas não de maneira uniforme. Isso porque depende da disponibilização de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas sejam entregues até dezembro.

VEJA A LISTA DE CIDADES CONTEMPLADAS

Abaixo, veja as respostas para as principais dúvidas sobre a chegada do novo imunizante.

O que é a Qdenga e como ela age?

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

Como saber se você está com dengue e se é grave

A Qdenga vai ser aplicada de graça?

Desde a aprovação pela Anvisa em março, clínicas particulares passaram a disponibilizar a vacina Qdenga para seus consumidores.

Agora, o imunizante do laboratório Takeda Pharma passa a integrar também o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que reúne as vacinas aplicadas gratuitamente pelo SUS.

Quando a Qdenga começa a ser aplicada?

A vacinação com a Qdenga está prevista para começar em fevereiro, mas não será em larga escala. Segundo o Ministério da Saúde, o SUS oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024.

Como o imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações, cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas no próximo ano.

Essas doses serão destinadas a “público e regiões prioritárias”, segundo a pasta, mas não deu outros detalhes.

As aplicações serão distribuídas ao longo do ano, de acordo com o calendário de entrega das doses pela fabricante, que deve ser a seguinte: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.

A Qdenga tem efeitos colaterais?

Os estudos clínicos mostraram que pode haver reações, geralmente, dentro de dois dias após a injeção. As reações registradas foram de gravidade leve a moderada e duraram 1 a 3 dias.

🚨 Atenção: essas reações NÃO tornam o imunizante contraindicado se aplicado no público correto.

Foram relatadas com maior frequência:

Foram relatadas com maior frequência:

  • dor no local da injeção (50%);
  • dor de cabeça (35%);
  • dor muscular (31%);
  • vermelhidão no local de injeção (27%);
  • mal-estar (24%);
  • fraqueza (20%); e
  • febre (11%).

As reações são menos frequentes após a segunda dose da Qdenga.

Quais as principais diferenças entre a Qdenga e a Dengvaxia?

Vacinas Qdenga (nova) e Dengavaxia que são as autorizadas pela Anvisa para aplicação no Brasil — Foto: Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi

A Dengvaxia foi a primeira — e, até este ano, única — vacina contra a dengue aprovada pela Anvisa a ficar disponível no Brasil.

Ela é fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é vendida na rede privada na maior parte do Brasil. Esse imunizante não está disponível no Programa Nacional de Imunizações, o PNI.

Se comparadas, a Dengvaxia e a Qdenga possuem três principais diferenças:

Já quanto ao modo de agir e aos possíveis efeitos após a aplicação, as vacinas são muito semelhantes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Criminosos faccionados são presos por torturar moradores em Tarauacá

Publicado

em

Membros de organização criminosa estariam disciplinando um rapaz em uma casa. Chegando ao local, a polícia encontrou Francisco Joedes Nascimento da Silva, Isaac Freire da Silva, Lazaro Maia de Oliveira, que estavam torturando Everson dos Santos de Lima

Na casa de um dos faccionados, a PM encontrou uma arma de fogo tipo pistola municiada e um terçado.

Em menos de 72 horas, duas ações da Polícia Militar realizadas no município de Tarauacá, prenderam três membros de uma facção criminosa que estavam torturando moradores do município e apreendeu 1 arma de fogo.

No sábado, 20, a PM prendeu um homem que estava torturando uma garota de 13 anos. Nesta segunda-feira, 22, a equipe Militar fez a prisão de dois homens, que em posse de uma arma de fogo, estavam torturando outra pessoa.

No sábado, Samuel Fredson de Lima Aquino foi preso em flagrante ao agredir uma adolescente. Ela foi acusada pelo grupo criminoso de ter roubado combustível e estava sendo torturada como forma de disciplina. A vítima relata que mais dois homens e uma mulher conseguiram fugir ao perceberem a aproximação da polícia.

Em menos de 72 horas, duas ações da Polícia Militar realizadas no município de Tarauacá, prenderam três membros de uma facção criminosa que estavam torturando moradores do município

Nesta segunda-feira, 22, a Polícia Militar foi avisada de que também no Bairro Senador Pompeu, membros de organização criminosa estariam disciplinando um rapaz em uma casa. Chegando ao local, a polícia encontrou Francisco Joedes Nascimento da Silva, Isaac Freire da Silva, Lazaro Maia de Oliveira, que estavam torturando Everson dos Santos de Lima. Joedes fugiu do local e os outros dois foram presos. Na casa, a PM encontrou uma arma de fogo tipo pistola municiada e um terçado.

Everson dos Santos de Lima, que estava sendo disciplinado, relatou aos policiais que os demais seriam como uma família para ele. “Ele disse que estava cumprindo um propósito, algo que só ele e Deus sabiam que ele deveria pagar. Disse que os outros seriam para ele, dali em diante como irmãos, deixando claro para a guarnição que seria um tipo de ação de organização criminosa, ato de iniciação ou até mesmo algum tipo de disciplina, que não poderia ser relatada”, contou um dos policiais que atenderam a ocorrência e preferiu não se identificar. Todos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil para que possam explicar sobre a arma de fogo encontrada no local e sobre seus envolvimentos com organização criminosa.

PM prendeu um homem que estava torturando uma garota de 13 anos. Nesta segunda-feira, 22, a equipe Militar fez a prisão de dois homens, que em posse de uma arma de fogo, estavam torturando outra pessoa.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça decreta prisão de traficante flagrado com R$ 12 mil 

Publicado

em

O traficante Charles Adriano Falcão do Nascimento, conhecido como “Cabelo de Ouro”, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre.

A decisão foi da Juíza da Vara de Plantão durante audiência de custódia, no Fórum Criminal de Rio Branco.

Charles Adriano foi preso na manhã da última sexta-feira, 19, na Baixada da Colina, por os agentes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil (DENARC).

Durante a  ação policial foram apreendidos drogas, um revolver calibre 38, munições e cerca de R$ 12 mil em espécie.

O dinheiro, segundo a investigação, é oriundo do tráfico de drogas.

No momento da abordagem Charles Adriano estava na companhia de uma adolescente de 14 anos.

A partir de agora a DENARC terá o prazo de dez dias para concluir o inquérito do caso.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Traficante que transportava mais de 338 quilos de maconha e preso pela Polícia Antinarcóticos

Publicado

em

Os mais de 338 quilos de maconha estavam dentro do veículo camuflados, distribuídos em 315 pacotes escondidos em 12 jutas de diversas cores e tamanhos

Motorista e seu acompanhante abandonaram o micro-ônibus e tentaram fugir, mas Fábio H.D. foi capturado e preso por crimes relacionados ao tráfico de drogas. Foto cedida

A Polícia Antinarcóticos da Bolívia deteve uma pessoa que transportava 338 quilos e 720 gramas de maconha em Anzaldo, na província de Esteban Arce, Cochabamba. A informação foi divulgada pelo vice-ministro de Defesa Social e Substâncias Controladas, Jaime Mamani, nesta segunda-feira.

No domingo, dia 21, o veículo dos traficantes tipo micro-ônibus foi interceptado após tentar fugir quando o motorista percebeu a presença das forças antidrogas da Bolívia. O motorista e seu acompanhante abandonaram o micro-ônibus e tentaram fugir, mas Fábio H.D. foi capturado e preso por crimes relacionados ao tráfico de drogas.

Os mais de 338 quilos de maconha estavam dentro do veículo, distribuídos em 315 pacotes escondidos em 12 jutas de diversas cores e tamanhos. Devido ao flagrante e evidência do crime, tanto as drogas quanto o veículo e o traficante Fábio foram apreendidos pela polícia Antinarcóticos.

“As 315 embalagens em formato ovóide continham uma substância verde que, ao ser submetida ao teste de narcotráfico, resultou positiva para maconha”, explicou o porta-voz da polícia.

Comentários

Continue lendo